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Qual é o papel da plataforma de e-commerce nos resultados da sua loja virtual?

Homem conferindo, em seu notebook, os resultados da sua plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é o cerne de qualquer operação de loja virtual.

É ela quem será responsável por oferecer a interface em que os usuários vão navegar e comprar produtos, bem como o ambiente administrativo para gestão de pedidos e outros aspectos essenciais das vendas online.

Embora detentora de um papel tão importante, muitos lojistas ainda ignoram a importância do sistema utilizado para os resultados obtidos no e-commerce. Não basta ter apenas uma aplicação capaz de viabilizar a loja virtual, é necessário contar com uma poderosa ferramenta por trás, que será capaz de atender às necessidades atuais e futuras do seu empreendimento. Aqui vale a máxima: o barato sai caro.

Para entender melhor de que maneira a plataforma de e-commerce utilizada influencia os resultados da sua loja virtual, continue a leitura!

Experiência do usuário

Muito tem se falado sobre a importância da user experience, ou UX. De modo geral, ela pode ser entendida como tudo o que uma pessoa sente ao interagir com determinada marca, produto ou ambiente.

No caso do e-commerce, entram nessa percepção fatores como a velocidade de navegação, a facilidade em encontrar o que procura e a clareza e intuitividade nas diferentes etapas necessárias para a conclusão de uma compra. E a plataforma de e-commerce utilizada tem tudo a ver com isso.

Além disso, a existência de algumas funcionalidades específicas ajudam a complementar essa experiência, aumentando a satisfação do consumidor com toda a jornada de compra. Por exemplo, cadastro enxuto que só peça informações extremamente necessárias e um checkout inteligente, com um passo a passo simples e fluido, é uma forma de agilizar a finalização do pedido e evitar a desistência da compra.

Assinatura de carrinho para compras recorrentes, ofertas de produtos complementares a partir de um recurso de “compre junto”, ou até mesmo uma lista de compras que venda uma entrega única, como os ingredientes de uma receita: todas essas são possibilidades adicionais que tornam a experiência muito mais simples, ágil e interessante.

No entanto, de nada adianta funcionalidades sofisticadas se o básico não funcionar bem. Entre elas estão layout limpo e atraente, design responsivo, categorias bem organizadas, opção de zoom em fotos e pesquisas inteligentes, que reconhecem expressões parecidas e diferenças semânticas das palavras.

Todos esses fatores não são responsáveis apenas por melhorar a satisfação do consumidor na hora de navegar em seu site, como também influenciam diretamente as taxas de conversão da sua loja virtual.

Ranqueamento nos motores de busca

Para além da escolha de boas palavras-chave e da produção de conteúdo original e que responda às dúvidas do público, a estrutura de um site apresenta uma grande influência no seu desempenho nos motores de buscas.

Parte considerável do chamado SEO on page — que são as medidas de otimização aplicadas nas páginas de um site — está ligada a aspectos mais técnicos, como a maneira como o código-fonte foi produzido e a performance do portal.

Uma coisa não existe sem a outra. Descrições completas de produto, uso de palavras-chave com volume relevante de buscas mensais, adequação à intenção de busca e ao estágio do funil: todas essas ações são importantes para o ranqueamento, mas dependem de uma plataforma com uma arquitetura de qualidade que as acompanhem.

Entre os aspectos mais importantes estão a velocidade de carregamento, a estabilidade do servidor, o uso de dados estruturados, além da possibilidade de personalização de elementos como o sitemap e as meta tags.

Alguns sistemas oferecem, ainda, opções mais avançadas, como a configuração facilitada de canonicals para páginas de variações de uma mesma mercadoria, redirecionamentos automáticos após a mudança de nomes de produtos e categorias e a edição em massa de meta titles e meta descriptions.

Assim, é fundamental conhecer as possibilidades de SEO oferecidas pela plataforma de e-commerce antes da escolha e, em alguns casos, até mesmo avaliar se esses aspectos justificam uma futura migração. Afinal de contas, quanto melhor o desempenho nos mecanismos de buscas, mais tráfego e vendas sua loja virtual vai ter.

Integrações

Outro aspecto-chave que a plataforma de loja virtual desempenha nos resultados do e-commerce é nas integrações com os diferentes sistemas utilizados no dia a dia do empreendimento. ERP, CRM, gateways de pagamento e frete, automação de marketing, etc. É fundamental que todas essas aplicações conversem entre si e troquem dados de maneira estruturada e automatizada.

Nesse sentido, optar por um sistema de e-commerce que ofereça fácil integração com as outras ferramentas utilizadas em sua empresa é uma maneira de reduzir o esforço e os gastos presentes nesse processo.

Seja por meio de uma integração via API, seja pela contratação de um integrador, é fundamental que essa etapa ocorra com todas as aplicações utilizadas em sua loja virtual. Assim, evita-se o surgimento de erros ao mesmo tempo em que agiliza a gestão do empreendimento. O caminho contrário pode gerar dor de cabeça e perda de tempo e recursos.

Enfim, todos esses aspectos apresentados mostram a importância que um bom sistema de e-commerce apresenta nos resultados da sua loja virtual, tanto nos componentes administrativos quanto na percepção que o consumidor tem da sua marca.

Para se aprofundar mais no assunto, confira este artigo sobre como escolher a melhor plataforma para sua loja virtual e como essa decisão influencia no seu sucesso no mercado online!

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