Ícone do site Blog do Bling

Como um ERP ajuda na redução de custos da empresa

redução de custos=sucesso

Se os tempos são de crise, então apertar os cintos é a palavra de ordem. Mas parece que, para os nossos empresários, é possível ter redução de custos em todas as áreas, menos na tecnologia. De acordo com a FGV, os investimentos em soluções tecnológicas permaneceram inalterados mesmo no auge da crise, na proporção de 7,6% da receita das empresas nacionais.

A motivação para esse comportamento é muito simples: finalmente o empresariado brasileiro entendeu que sistemas de gestão, como o ERP – Enterprise Resource Planning, não são um custo para o negócio, mas um investimento.

Na verdade, é justamente com esses sistemas que podemos reduzir os custos da empresa e torná-la escalável, isto é, fazê-la crescer sem que, para isso, seja necessário aumentar a sua estrutura interna. No post de hoje, vamos mostrar como um sistema ERP auxilia na redução de custos. Confira!

1. Melhora a gestão de estoque

Pode ter certeza que a gestão de estoques do seu negócio será muito mais eficiente com um ERP. Afinal, com esse tipo de sistema você consegue acompanhar todo o fluxo de entrada e saída de mercadorias em tempo real. O que ajuda no inventário e no monitoramento dos produtos oferecidos pelo seu negócio.

Com isso, você consegue fazer compras mais precisas, sem cometer excessos (que levam aos desperdícios) ou pecar pela escassez (que compromete diretamente os resultados da empresa). É uma forma de reduzir custos, pois o trabalho será feito de modo otimizado.

2. Acaba com os gargalos de produção

Os gargalos de produção nada mais são do que atividades e tarefas indesejáveis, muitas vezes não percebidas ao longo do processo produtivo. Mas que acabam gerando desperdícios de recursos, retrabalho, entre uma série de outros problemas.

Com a automação podemos diminuir esses gargalos de produção e, consequentemente, evitar que tenhamos custos desnecessários durante a cadeia produtiva. Sem dúvidas, uma excelente maneira para começar a redução de custos no seu negócio.

3. Garante uma gestão financeira otimizada

O sistema de ERP também pode ser utilizado para trabalharmos em uma gestão financeira otimizada. A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam aos desperdícios.

É claro que, com uma gestão financeira otimizada, podemos reduzir custos. Pois teremos uma visão global da situação financeira da organização com apenas alguns cliques.

4. Diminui a necessidade de contratação

Por fim, é claro que com os sistemas ERP nós diminuímos a necessidade de contratação de pessoal, uma vez que, com processos automatizados, podemos fazer mais com menos. A melhoria da produtividade significa também uma estrutura interna mais enxuta.

Com isso, você melhora a gestão interna, já que administrará menos pessoas, e ainda consegue garantir a redução de custos nesse sentido. Pois o software executará uma série de tarefas burocráticas automaticamente.

Se você gostou do post de hoje, aproveite e siga-nos nas redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube — e não perca nossas atualizações!

Sair da versão mobile