Funcionários, recolhimento de tributos, controle de despesas e fluxo de caixa. Administrar um negócio, especialmente em tempo de crise, é tarefa que exige cautela e dedicação. Para faturar mais e crescer, é necessário reduzir custos na empresa. Não sabe como? Acompanhe nosso post e conheça todas as atitudes que devem ser tomadas para cortar gastos empresariais!
O que você verá no artigo:
Reveja preços de fornecedores
A crise afeta todos os setores do nosso país. Muitas vezes, a fim de não perder a clientela, o próprio fornecedor aceita rever contratos e estabelecer condições mais razoáveis de pagamento, o que pode vir a lhe beneficiar.
Caso entenda que o fornecedor não apresenta mais o melhor custo-benefício para o seu negócio, considere fazer um rodízio de fornecedores. Realize novas cotações de preços e desconfie caso haja relutância quanto à mudança em algum setor da corporação — pode ser que a resistência esconda algum acordo até então desconhecido!
Reduza contas de consumo
As contas de água e energia podem ser grandes vilãs na apuração de gastos desnecessários envolvidos no negócio no tempo de crise. É importante, portanto, revisar todos os procedimentos envolvidos em sua estruturação, um a um.
Contas de água
Realize ações a fim de encontrar vazamentos e pontos que necessitem de reparo. Troque equipamentos convencionais por novos, mais atuais, que permitam maior economia de água.
Energia elétrica
Planeje as atividades da empresa e monitore os momentos em que há pico no consumo de energia. Realize palestras educacionais. Instale sensores de presença e busque trocar lâmpadas comuns por novas com maior desempenho e horas de duração.
Revise planos de telecomunicação
Nem sempre os pacotes econômicos oferecidos pelas empresas são os mais adequados para a sua situação. Identifique se o seu plano atual de internet e telefone atende a demanda do negócio e, em caso negativo, entre em contato com sua operadora para optar por novo pacote de telecomunicação.
Considere, ainda, trocar de operadora: novos planos sempre vêm com algum tipo de desconto. Pode ser que uma nova empresa possua pacotes que melhor se amoldem às necessidades cotidianas dos funcionários. Utilize serviços como o VoIP e Skype para consumir menor número de minutos e não ultrapassar sua franquia mensal.
Automatize processos
Em tempo de crise mantenha-se sempre atualizado e, da mesma forma, implante novas tecnologias na empresa a fim de otimizar e automatizar processos. Estude e busque conhecer novas ferramentas, optando pelas que mais se adéquem à sua realidade.
A tecnologia é sua maior aliada. Busque entender mais sobre softwares livres e não hesite em optar por um sistema de gestão ERP, preferencialmente com sistema cloud (em nuvem). Além de garantir segurança no armazenamento de informações, há maior facilidade no seu acesso e realização de relatórios da atividade.
Considere terceirizar e centralizar serviços
Evite ao máximo optar por alternativas que possam significar, em um futuro próximo, o fim da empresa. Pondere sobre terceirizar, centralizar ou internalizar setores da corporação que possam ser repassados sem perigo de atingir o cotidiano da empresa.
Desta forma, estude terceirizar o setor de limpeza, atendimento ao cliente, frotas de carro, dentre outros, a fim de reduzir despesas e também responsabilidades.
E então? Já se sente pronto para aplicar nossas dicas e reduzir custos na empresa em tempo de crise? Compartilhe sua opinião, deixe seu comentário!