As evoluções da tecnologia, que surgem para facilitar nosso cotidiano, também são adotadas pelas empresas e organizações. Um bom exemplo são os tablets e smartphones, cada vez mais integrados em nossa sociedade. Atualmente no Brasil já existem mais linhas de telefonia móvel do que habitantes – a proporção é de cerca de 1,3 linha de celular por habitante. E com a tecnologia em nuvem, 4G e o WiFi popularizadas, é possível trocar informações em uma velocidade inédita.

É por isso que o PDV móvel (Ponto de Venda Móvel) surge como aliado a qualquer tipo de negócio, e-commerce, grandes, médias e pequenas empresas. É uma tendência global que possibilita a compra de produtos sem contato direto entre cliente e vendedor (ou prestador de serviço). Imagine uma compra efetuada via tablet no lugar da velha caixa registradora, levando em conta a redução de custos e aumento do retorno financeiro! E essa é apenas uma das vantagens. Veja no post a seguir os principais benefícios do PDV móvel:

1 – Redução de custos

Os tablets estão cada vez mais baratos e acessíveis, e geralmente custam a metade do valor de compra de uma caixa registradora. Além disso, em termos de gestão financeira, converter-se ao PDV móvel é uma boa forma de redução de custos, pois os custos de manutenção são bem mais em conta.

cliente

2 – Melhor experiência com o cliente

A compra se torna mais dinâmica, uma vez que o vendedor tem em suas mãos informações sobre o estoque e outros setores da loja, simplificando a relação com o cliente e conquistando sua fidelidade. Não é preciso que o cliente saia pela loja procurando um produto, já que esse pode facilmente ser localizado pelo vendedor.

3 – Grande mobilidade

Já ouviu falar em trabalho de forma remota? Ao possibilitar a compra por smartphones e tablets, o PDV móvel oferece a vantagem de atender os clientes, fazer pedidos e aceitar pagamentos de forma totalmente remota e direta.

Leia também: E-book gratuito estuda as tendências do e-commerce

erp-bling-mobile

4 – Pesquisa e melhora do processo

O feedback e as pesquisas podem facilmente ser direcionadas ao consumidor, facilitando mudanças para a melhoria do processo. Além de obter o grau de satisfação dos clientes, é uma boa forma de fidelizá-los e garantir meios para o aperfeiçoamento constante do seu serviço, sem custos adicionais de análise.

5 – Mais segurança

O pagamento no PDV móvel é tão seguro quanto as máquinas de cartão. Há garantia de segurança sobre todas as vendas, e ainda há uma função que permite que o aplicativo funcione no modo offline, com atualizações programadas para quando a conexão for retomada.defina-o-nicho-de-mercado-no-qual-atuara

6 – Auxílio ao vendedor

Pensando nos vendedores, é possível ter informações diversas sobre todos os setores da loja, como a gestão de estoque, por exemplo. Isto permite a redução da locomoção (pense no caso de grandes lojas de departamento) e dispensa a necessidade de os funcionários saírem de seu ponto de trabalho.

7 – Serviços em nuvem

Imagine os benefícios de PDV móvel sobre Big Data para sua loja. Os registros de produtos em tablets podem ser facilmente integrados à nuvem. Todo o seu processo, estoque, fidelidade e outras informações sempre serão exatas e estarão disponíveis na palma de suas mãos.

Sem dúvidas a tendência de PDV móvel revoluciona as antigas relações de compra e venda. Em especial, as micro e pequenas empresas têm acesso a recursos como este, que podem ser vistos como forma de diferenciação dos concorrentes. Outra ferramenta que deve ser explorada é a NF-e, que se destaca em meio às inovações. Não há porque resistir a inovações como a migração do ERP para a nuvem se elas foram criadas para melhorar a performance de sua empresa.

E você? Depois de ler tudo isso sentiu-se um “dinossauro” diante das inovações? Não se assuste! Trata-se de pequenos detalhes que podem ser aplicados facilmente, por um baixo custo, e rapidamente. Agora que você já conhece os benefícios do PDV móvel, não perca tempo e atualize-se!

Leia também:
– 5 vantagens de aderir a um sistema de gestão online
– Ponto de venda ou ponto de contato? Entenda a nova face do varejo