Aumentar as vendas de uma loja virtual e se destacar no mercado é um dos grandes desafios que os empreendedores enfrentam. Investir em estratégias, como o tráfego pago para e-commerce, é uma excelente solução para alcançar o público-alvo e fazer o seu negócio crescer.
Conforme relatório do SocialInsider, em 2024, o alcance orgânico do Facebook não passou de 5,90%, enquanto o do Instagram foi de 7,60%. Diante de um cenário tão competitivo, é fundamental buscar soluções para superar a concorrência.
Neste conteúdo, saiba o que é tráfego pago para e-commerce, quais as melhores estratégias e como gerar mais alcance para a sua loja on-line.
Continue a leitura!
O que você verá no artigo:
O que é tráfego pago para e-commerce?
Tráfego pago para e-commerce é uma tática de marketing digital na qual você investe em anúncios para atrair clientes e impulsionar as vendas na sua loja virtual. Em outras palavras, você paga para seus produtos ou serviços aparecerem nos primeiros resultados de busca e ter mais chances de cliques.
Essa estratégia baseia-se na criação de anúncios em ferramentas, como Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads, por exemplo. Nessas plataformas, você cria anúncios com palavras-chave relevantes para o seu segmento e define um orçamento para as campanhas.
Qual a diferença entre tráfego pago e orgânico?
No tráfego pago, você investe em anúncios pagos para seu site aparecer nos primeiros resultados de busca ou em plataformas de mídia social. Já no orgânico, os visitantes chegam naturalmente à sua loja virtual sem a necessidade de pagar anúncios.
Ambas as formas são meios para atrair visitantes para o seu negócio, mas cada uma conta com características e benefícios diferentes. No tráfego pago, é possível ter resultados mais rápidos e direcionar os anúncios para um público específico.
No entanto, é preciso investir sempre para manter o alcance ― o que gera custos que, muitas vezes, pequenos e médios empreendedores não dispõem. Por outro lado, no orgânico, apesar de ser uma opção mais econômica, os resultados levam mais tempo para aparecer, além de ser altamente competitivo.
A escolha da melhor estratégia depende de vários aspectos, como orçamento disponível, público-alvo, concorrência e os objetivos do negócio. Ainda é possível aliar as duas estratégias para conquistar resultados rápidos e duradouros.
Quais as vantagens do tráfego pago para e-commerce?
O tráfego pago para e-commerce oferece vantagens significativas para qualquer negócio on-line para alcançar resultados de forma eficiente e breve. Os benefícios, incluem:
- visibilidade rápida;
- público-alvo exato;
- métricas detalhadas;
- ajuste de orçamento;
- interação com os clientes;
- nutrição de leads;
- aumento das vendas;
- retorno sobre investimentos;
- testes e otimizações para identificar as estratégias que funcionam e melhorar as campanhas.
Além do Google Ads, Facebook Ads e Google Ads, você tem acesso a outras plataformas populares, como Pinterest, Instagram e TikTok. Assim, é possível criar anúncios para alcançar os mais diversos públicos.
5 estratégias de tráfego pago para colocar em prática
Para que suas campanhas tenham sucesso, é fundamental adotar estratégias de tráfego pago bem elaboradas. Afinal, não adianta investir financeiramente se não houver um direcionamento claro para alcançar as metas. A seguir, confira algumas dicas e alavanque suas campanhas.
Segmente o público-alvo
Conhecer o público-alvo é a chave para criar e direcionar ações que atendam aos seus desejos e necessidades. Então, segmente seus anúncios para um determinado grupo com base em interesses, idade, gênero, localização e outros aspectos.
Esse processo amplia as possibilidades de alcançar pessoas que se interessem pelos seus produtos ou serviços. Uma dica é usar ferramentas de análise de dados, como o Google Analytics. O sistema fornece informações comportamentais e geográficas dos clientes ou visitantes que tenham intenção de compra.
Escolha palavras-chave relevantes
Escolher as palavras-chave adequadas é essencial para criar uma campanha de tráfego pago para e-commerce. Então identifique os termos que o seu público-alvo mais busca e aplique-os para os anúncios aparecerem para seus potenciais clientes.
Por exemplo, se você atua no nicho de moda íntima, avalie a eficiência das palavras-chave “moda íntima plus size” ou “moda íntima feminina”. Há boas ferramentas, como o SEMrush e o Google Keyword Planner para fazer essa pesquisa.
Otimize as campanhas
Otimizar suas companhas é um ponto importante para identificar medidas que gerem mais resultados e adotar soluções para melhorar as estratégias do tráfego pago para e-commerce. Assim, traz vantagens, como:
- aumento do tráfego;
- melhoria no retorno sobre investimento (ROI);
- engajamento;
- segmentação precisa de clientes;
- taxa de conversão elevada;
- competitividade com a concorrência.
Para criar campanhas eficazes, analise dados, altere orçamentos, ajuste as palavras-chave, mude os anúncios sem resultados e identifique padrões e tendências. Dessa forma, as chances de aumentar as suas vendas são maiores.
Monitore as métricas de desempenho
Certamente, você já ouviu o ditado: “o olho do dono é que engorda o gado”. A expressão indica que é essencial acompanhar o desenvolvimento dos negócios para obter resultados. Então monitore as métricas de desempenho, como ROI e CAC.
A primeira, significa retorno sobre investimento e serve para verificar o quanto você ganhou ou perdeu ao investir em campanhas de marketing, por exemplo. O custo de aquisição de cliente (CAC) representa o valor médio que você gastou para conquistar um novo cliente.
Explore os formatos de anúncios
Explorar os formatos de anúncios, como display e search, é fundamental para divulgar seus produtos e serviços para um determinado público. Cada tipo se adapta melhor ao seu objetivo e influencia na forma como o usuário interage com o anúncio.
O display, por exemplo, oferece banners estáticos e animados, além de vídeos, áudios e elementos interativos. O search é um formato de anúncio que aparece nos resultados de busca quando o usuário pesquisa por um produto. Esse modelo se concentra em textos com fotos e informações detalhadas sobre o item.
Como gerar tráfego para loja virtual?
Para gerar tráfego para loja virtual, é preciso implementar técnicas de marketing que atraiam visitantes para o seu site, portanto:
- anuncie em plataformas de busca;
- divulgue nas redes sociais;
- otimize as imagens do site;
- escolha canais estratégicos;
- descreva os produtos corretamente;
- aposte em e-mail marketing;
- marque presença em marketplaces.
Veja mais detalhes sobre cada tática e aumente suas vendas.
Anuncie em plataformas de busca
Anunciar em plataformas, como Google Ads e Bing Ads, aumenta as chances da sua loja on-line aparecer nos resultados de busca. Isso porque quando o usuário pesquisa por uma palavra-chave relacionada aos produtos, os buscadores exibem os itens que você vende. Então é uma forma de atrair clientes qualificados e gerar vendas.
Faça anúncios nas redes sociais
Os brasileiros estão entre os três países do mundo com maior presença nas redes sociais. Então dá para imaginar o quanto anunciar nas plataformas tem grande potencial em direcionar o público certo para a sua loja on-line. Portanto, invista em anúncios no Instagram Ads, Facebook Ads e YouTube Ads, conforme o perfil dos seus clientes.
Otimize as imagens do site
Além de publicar imagens de alta qualidade, é fundamental otimizá-las para o Google classificá-las como boas sugestões nos resultados de pesquisa. Desse modo, nomeie as fotos com as palavras-chave adequadas e adicione textos alternativos que descrevam brevemente as informações da imagem.
Escolha canais estratégicos
É importante avaliar em quais canais o seu público-alvo marca presença para anunciar na plataforma correta. Afinal, não adianta criar campanhas no Facebook se seus clientes são mais ativos no Instagram, não é mesmo?
Descreva os produtos adequadamente
Também é fundamental descrever os produtos conforme suas características e as palavras-chave relevantes. Assim, os mecanismos de busca sabem do que os itens se tratam para recomendá-los para seu público.
Esse processo ainda é importante para os clientes terem informações suficientes para convencê-los de que atendem suas necessidades e desejos.
Veja um exemplo de como fazer com este infográfico:
Aposte em e-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente tática para ter um relacionamento duradouro com sua audiência. Use a ferramenta para manter o engajamento e informar seus clientes sobre promoções, cupons de desconto e frete grátis.
Outra forma eficaz, é combinar o e-mail marketing com tráfego pago para e-commerce. Por exemplo, dispare e-mails de pesquisas de satisfação, colete dados e opiniões dos clientes para criar anúncios estratégicos e atrair o público correto.
Marque presença em marketplaces
Os marketplaces são boas oportunidades para aumentar a visibilidade do seu negócio. Isso porque as plataformas proporcionam segurança e trazem confiança para potenciais clientes fecharem as compras.
A Amazon, por exemplo, oferece o Amazon Ads ― uma ferramenta de publicidade on-line que cria campanhas com vídeos, banners e anúncios nas redes sociais. Você determina o tipo de anúncio e o orçamento para montar sua estratégia conforme o objetivo do negócio e público-alvo.
Integre sua loja on-line com os melhores marketplaces
Agora que você já sabe como o tráfego pago para e-commerce tem grande potencial, é hora de buscar novas possibilidades para expandir seu negócio. Que tal integrar a sua loja virtual com os maiores marketplaces do mundo?
No ERP do Bling, você otimiza suas vendas com plataformas de sucesso, como Amazon, Mercado Livre, Shopee, Shein, entre outras. Ainda conta com vantagens:
- recebimento de pedidos em uma única ferramenta;
- sem limite de integrações;
- importação automática de pedidos;
- não há limites de faturamento.
Potencialize a sua loja on-line, aumente suas vendas e otimize as operações com o Bling. Faça seu cadastro e inicie o teste grátis agora mesmo!