Ativos digitais funcionam como uma ponte entre a sua marca e os consumidores. Nesse sentido, o gerenciamento de ativos digitais é muito importante para que esse contato seja positivo e gere lucro para o seu negócio.
Na primeira parte desta série, explicamos o que são ativos digitais (confira aqui). Neste post, uma colaboração de Jeferson Carlos*, apresentamos o próximo passo sobre o tema. Saiba como gerir ativos digitais na sua estratégia de marketing.
O que você verá no artigo:
Rede de ativos digitais
Para que a sua empresa crie uma rede de ativos digitais é necessário, antes de tudo, estar presente nas mais diversas plataformas virtuais (Facebook, blog, Twitter, Instagram, etc.).
Essas plataformas possibilitam um canal de comunicação aberto entre empresa e cliente. Permitindo que interajam entre si e com a empresa, dar feedbacks e receber uma resposta direta da empresa. Tudo isso contribui para o fortalecimento da marca na rede e até mesmo influencia a confiança do público.
A sua empresa pode optar por criar uma audiência própria. Por meio de websites, aplicativos, perfis em redes sociais, etc. E o público pode ser conquistado de duas formas:
Por meio de uma presença “gratuita”
Quando os ativos são conquistados de maneira orgânica. Como resultado de estratégias de SEO.
Por meio de uma presença paga
Anúncio em banners de sites e links patrocinados, por exemplo.
A empresa também pode conquistar público por meio de terceiros. Sejam os chamados influenciadores (que irão sobre o seu produto para a própria audiência – muitas vezes são pagos diretamente ou com os próprios produtos a serem anunciados). Isso pode ocorrer também com o auxílio dos próprios clientes, que irão compartilhar o seu conteúdo ou citar a marca para seus conhecidos sem que sejam pagos para isso.
É importante lembrar que o consumidor atual não tem um comportamento tão passivo como o registrado tempos atrás. Portanto, é o cliente quem vai escolher quando e onde receber a mensagem que você vai passar. Por isso, é importante conhecer bem o seu público-alvo. A fim de procurar qual o melhor canal para chegar até ele.
Tudo isso vai formando uma rede de ativos que, para ser mais efetiva e poder ser mensurada corretamente, irá necessitar de uma boa gestão.
Como funciona a gestão de ativos digitais
Para que os ativos digitais agreguem valor à imagem da empresa, é necessário que haja um planejamento sério de marketing.
Além disso, é preciso que o conteúdo produzido seja de qualidade e que sejam elaboradas estratégias que trabalhem em cima desses pontos de contato entre cliente e empresa.
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A gestão pode acontecer de duas formas, e uma delas irá se relacionar com a outra para melhores resultados.
Gestão manual
A necessidade ou não de uma equipe para trabalhar com a gestão dos ativos digitais e o tamanho dessa equipe são aspectos que vão depender do porte do negócio.
É importante que as tarefas sejam bem definidas e haja comunicação entre elas. Você pode ter uma pessoa responsável pela comunicação em redes sociais, alguém específico para responder aos clientes, para o SEO, uma equipe ou um profissional especializado para redigir os textos, outra pessoa para controlar os resultados, etc.
As configurações podem variar. Mas é necessário que desde o início haja um planejamento bem definido das ações e dos responsáveis por cada tarefa.
Ter alguém para supervisão geral também pode fazer a diferença, até porque os diversos canais devem conversar entre si para maior coesão para a marca.
Você pode também contratar uma equipe terceirizada que irá cuidar do gerenciamento de seus ativos, bem como de todos os demais processos do marketing digital. Para muitas empresas essa é uma das melhores opções. Pois é um investimento que vale a pena por trazer ótimos resultados, além de poupar tempo e estresse.
Uso de softwares
Atualmente, existem no mercado alguns softwares que podem auxiliar na hora de administrar os seus ativos digitais. Eles oferecem um conjunto de ferramentas que irão gerenciar e tomar conta dos ativos digitais durante toda a vida útil.
Esses softwares fornecem um repositório para os seus ativos, ajudam a manter controle, facilitam a comunicação entre a equipe e garantem que as coisas fluam mais rápido. Um ponto extra é que a adoção dessas tecnologias possibilita melhor visualização dos resultados. O que auxilia na hora de analisar e repensar as estratégias.
Um software de ERP como o Bling pode ajudar a gestão dos seus ativos de marketing ao categorizar as despesas e apresentar relatórios de acompanhamento e tomada de decisões. Você vai saber exatamente o que está lhe dando o maior retorno sobre o investimento (ROI).
No próximo texto você confere como organizar o gerenciamento de ativos digitais e como um bom sistema de gestão online (ERP) como o Bling torna esse processo mais preciso. Confira!
*Texto escrito por Jeferson Carlos, formado em Sistemas de Informação pela UFMG, escritor e analista de conteúdo no Shopify.