Conteúdo atualizado em 3 de janeiro.
O início de 2018 trouxe uma mudança importante para o e-commerce brasileiro. Os Correios anunciaram, por meio de sua página oficial na internet, que passarão a exigir a inclusão da nota fiscal para despachar mercadorias. A nova norma, que entra em vigor já no dia 2, ainda obrigará os emissários de mercadorias a afixar o documento na parte externa das encomendas.
Segundo o comunicado da estatal, o objetivo é cumprir normas tributárias vigentes.
A norma atinge, inclusive, lojistas enquadrados como não contribuintes, ou seja, os MEIs – Micro Empreendedores Individuais. Esses empreendedores não obrigados a emitir notas nas vendas para pessoas físicas. No entanto, precisarão inserir, também na parte externa da embalagem, uma declaração de conteúdo para postagem nos Correios.
O que você verá no artigo:
De quem é a responsabilidade
A responsabilidade pela emissão e afixação da nota fiscal na parte externa das mercadorias é do emissor. Sendo assim, operadores de e-commerce que utilizam os Correios devem se preparar para a mudança, pois na hora da montagem de embalagens já devem prever a nova operação, que pode ocasionar em operações e um tempo a mais na rotina das empresas.
DICA: afixar um documento de suma importância para a operação no lado externo das embalagens exige alguns cuidados simples, mas que, se não observados, podem comprometer a rotina das empresas. Por exemplo, colocar as notas impressas em saquinhos plásticos transparentes, que protejam o documento, é muito importante. Além disso, certifique-se de que a nota fiscal está bem afixada na embalagem.
O Mandaê, um dos parceiros logísticos do Bling, montou até um tutorial sobre como afixar os documentos. Confira aqui.
Como gerar a Declaração de Conteúdo com o Bling
No Bling é possível gerar a Declaração de Conteúdo de forma rápida e simples, utilizando ferramentas do próprio sistema. Confira no link do nosso manual como essa funcionalidade está disponível.
A Nota Fiscal tornou-se decisiva na operação logística
A nova exigência dos Correios ainda torna a emissão organizada e ágil de notas fiscais um ponto chave na operação de logística das empresas. Como os Correios não irão mais despachar encomendas sem o documento ou sem a declaração de conteúdo, atrasar impressões ou depender de sistemas pouco confiáveis pode atrasar o envio de mercadorias.
Por isso, contar com um sistema de gestão simples e eficiente torna-se ainda mais importante para a operação como um todo.