A logística no e-commerce é um dos maiores problemas enfrentados pelo o pequeno empreendedor dentro do negócio.
Mas, existem alguns cuidados que se feitos da maneira correta podem evitar dores de cabeça! Continue lendo o nosso texto e confira algumas dicas para não falhar em logística no e-commerce!
O que você verá no artigo:
Atenção nos processos!
Para não falhar em sua logística é preciso ter um ótimo planejamento, se preocupando com cada etapa do processo! Ou seja, com a armazenagem, se vale a pena ter estoque dentro da sua empresa ou então terceirizar o serviço, quantidade de produtos necessários para suprir a necessidade das vendas e ao mesmo tempo evitar que fiquem parados no estoque e muitos outros fatores.
Muitas empresas preferem, por exemplo, vender somente nos marketplaces, assim evitam transtornos com logísticas. Para ter uma ideia o modelo já responde por 25% a 30% do total de vendas do e-commerce no Brasil.
Segurança na entrega
É preciso encontrar a solução de entrega ideal para o seu negócio! Para isso, existem diversas empresas de logística para escolher a que mais se encaixa a sua necessidade! Por exemplo, existem serviços que entregam a mercadoria no mesmo dia, outras que fazem entrega de moto, bicicleta e muito mais! Além dos valores que são um comparativo importante.
Ou seja, para evitar problemas de logística no e-commerce é preciso conhecer as empresas e saber qual das alternativas é melhor para o seu negócio.
O Bling oferece integrações com diversas empresas de logística para o seu cliente: https://goo.gl/oiKZWv.
São elas: Correios, Mandaê, Frenet, Intelipost, Melhor Envio, Mercado Envios e Total Express.
Logística reversa
A logística reversa é outro ponto que o empreendedor deve se atentar ao fazer a logística no e-commerce. Ela acontece quando o produto, por algum motivo, retorna ao depósito, pode ser um problema de entrega ou então porque o cliente decidiu fazer uma troca.
Em caso de troca a empresa precisa ser rápida e no menor tempo possível resolver a questão. Caso contrário, o que era um pequeno problema pode se transformar na perda de clientes e até se tornar algo grande.
Portanto, invista no atendimento e bom funcionamento do SAC e não se complique.
E-fulfillment
O serviço de e-fulfillment é uma ótima saída para os pequenos empreendedores. Empresas como o Mercado Livre e Correios disponibilizam e é uma grande estrutura em logística, servindo como armazenagem, onde os clientes fazem a gestão online do estoque, com toda a responsabilidade de embalagem, preparo, até a entrega para o consumidor.
Uma ótima para quem não tem estrutura para a logística no e-commerce.
Pós-venda
Não pense que a compra termina assim que o produto chega ao seu consumidor! Agora é hora de trabalhar a pós-venda, essencial para a fidelização do cliente.
Mantenha boa relação, pode ser com um e-mail marketing padrão perguntando se o produto chegou como deveria! Uma boa maneira de conseguir uma fidelização é oferecer um cupom de desconto para a próxima compra.
Não se esqueça de manter uma boa relação em todas as mídias, sejam as redes sociais, um blog ou até mesmo os e-mails! É importante responder todos os contatos, mesmo as perguntas mais difíceis.
Essas foram algumas dicas fundamentais para o pequeno empreendedor não se complicar com a logística no e-commerce! E para deixar todas as áreas da sua empresa estruturas contem com o Bling!