Investir tempo para analisar indicadores e métricas é fundamental para o crescimento de todo negócio.

Para a grande maioria dos varejistas, esta atividade acaba ficando de lado e nisso, perde-se uma grande oportunidade de crescimento.

Se você não sabe muito bem como analisar os seus resultados e quais indicadores conferir, venha comigo!

Caso você duvide da importância desta etapa na sua rotina, eu te mostrarei o porquê de começar o quanto antes. Vamos lá.

Porque devo analisar meus Indicadores?

Bom, para começarmos da melhor forma possível, precisamos entender que através da análises de dados, é possível atuar em cima do problema que desejamos resolver.

Com isso, podemos criar planos de ação eficazes e alinhados com os nossos objetivos.

Por muitas vezes, desejamos expandir os nossos negócios – faturamento lá em cima e contas pagas são o maior objetivo -, porém não sabemos por onde começar, qual o caminho seguir e até se é possível, nas atuais condições…

Através desta etapa, podemos ter os insumos necessários para formular as perguntas certas e melhor, encontrar as respostas ideais.

Um exemplo muito usado aqui no Preço Certo, é o caso de um varejista, amigo nosso, que buscava faturar 1 milhão – dobrando assim, a sua receita bruta.

Mas ao questionarmos ele, quebramos o paradigma de que não era algo tão simples assim, não bastava só vender.

O capital de giro do negócio também iria acompanhar o crescimento da receita.

E caso você não saiba, este indicador é muito perigoso, gostamos de dizer que ele é o basicamente o combustível do seu negócio.

Para faturar 1 milhão, seria necessário ter provisionado em caixa, o dobro do que é necessário hoje, para manter a operação da empresa em dia.

Por essas e outras, analisar as suas margens, indicadores e métricas deve se tornar uma atividade fundamental, se você busca ter um negócio saudável.

Para isso, listamos as 6 métricas que devem fazer parte da sua rotina de análises. Confira:

  • Faturamento Bruto
  • Margem de Contribuição
  • Ticket Médio
  • Ponto de Equilíbrio Operacional
  • Lucratividade
  • Rentabilidade

Não se preocupe, vou explicar cada uma delas para você.

1. Faturamento Bruto

Para muitos varejistas, esse indicador é o motivo de maior orgulho dentro da loja.

Afinal, quem não quer vender cada vez mais e gerar uma receita ainda maior?

O faturamento bruto vai medir o quanto o seu empreendimento é capaz gerar em um determinado período e a sua fórmula é a seguinte:

Faturamento Bruto = Volume de Vendas x Preço Unitário

Como ele é diretamente proporcional à quantidade de produtos vendidos e o preço, ao alterarmos um desses fatores, estamos impactando também o nosso faturamento bruto.

Obs.: Para aumentar o faturamento, não basta apenas vender mais ou elevar preços, sem antes analisar o real impacto dessas pequenas alterações nos seus indicadores financeiros.

Ex: Um volume elevado de vendas pode aumentar a sua necessidade de capital de giro e quebrar a empresa.

2. Margem de Contribuição

A margem de contribuição é, sem dúvidas, uma das principais métricas do negócio.

Será através dela que você vai conseguir dizer ao mercado e clientes, a sua estratégia, ou seja, o seu preço de venda.

Através de um processo de precificação eficiente, a margem será o montante da venda que vai poder retornar ao seu negócio como forma de lucro bruto.

Portanto, a margem de contribuição é o quanto vai sobrar do preço, uma vez retirados os custos variáveis.

O seu cálculo é bem simples:

Custo da mercadoria x margem de contribuição (%) = Preço de Venda

E o lucro bruto da venda será utilizado para quitar custos e despesas fixas.

Se a sua formação de preços é eficaz, o pró-labore – seu salário – vai estar incluso nas despesas.

Concorda que a margem de contribuição, quando alinhada com a sua estratégia, vai mudar a sua forma de precificar os seus produtos?

3. Ticket Médio

O ticket médio vai te dizer o quanto os seus clientes pagam em média pelos seus produtos e/ou serviços.

A sua fórmula é bem simples também:

Ticket Médio = Faturamento do período / número de vendas

Essa métrica vai poder te dizer se a média do valor de venda dos seus produtos é alta ou baixa.

Com o ticket médio, você vai poder analisar quais locais e públicos possuem um poder aquisitivo maior, além de encontrar oportunidades de converter mais e melhor nas suas vendas.

4. Ponto de Equilíbrio Operacional

Quando alinhamos e percebemos que todos os indicadores financeiros juntos podem impactar a sua operação, mudamos a nossa forma de gerir o negócio.

E com o ponto de equilíbrio operacional não poderia ser diferente.

Esse indicador vai medir o quanto do faturamento bruto será preciso para cobrir todos os seus custos.

Você pode calculá-lo da seguinte forma:

Ponto de Equilíbrio Operacional = Custos Totais = Faturamento Bruto

Onde:

Custos Totais = Custos Fixos + Custos Variáveis.

Com a análise desse indicador, será possível definir metas mínimas de vendas e controle de custos para a sua equipe para que a sua empresa consiga sobreviver.

5. Lucratividade

De nada vale faturar 10 milhões de reais e tirarmos 10 mil de lucro líquido, concorda?

Em uma situação como essa, apenas 0,1% do montante que você vendeu realmente virou dinheiro para ser usado como quiser dentro da empresa – E isso é muito pouco é perigoso.

Quando falamos de lucratividade, buscamos o percentual do faturamento que é realmente lucro líquido.

Você calcular a sua, basta seguir esta fórmula:

Lucratividade (%) = Faturamento bruto do mês / lucro líquido do mês

Em alguns casos, um problema de lucratividade pode lhe causar a sensação de vender e não ver a cor do dinheiro – sintoma relacionado também ao capital de giro.

6. Rentabilidade

Chegamos à última métrica de desempenho, a rentabilidade.

Esse indicador vai te dizer o percentual que retornou em relação ao investimento inicial.

Quando falamos de rentabilidade, estamos atestando a viabilidade do empreendimento.

Afinal, muitos varejistas ficam reféns dos seus negócios, sem saber ao certo se as suas lojas estão saudáveis ou não.

De nada vale abrir uma loja, vender os seus produtos e não conseguir pagar todo esse investimento, concorda?

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre os principais indicadores e métricas de desempenho, fundamentais para avaliar se o caminho financeiro está nos conformes.

A partir de agora, analisar e corrigir eventuais problemas deverá ser parte da sua rotina financeira.

Guest Post por Rodrigo Forny | Preço Certo