Faz quase uma década que o Brasil aderiu a Black Friday. O ano era 2010 e a campanha, somente em lojas virtuais, reuniu cerca de 50 lojas brasileiras. Atualmente a Black Friday é a segunda data mais importante no varejo brasileiro, e já faz muitas lojas virtuais e também físicas fazer sucesso no período de vendas. Neste ano, a Black Friday ocorrerá no dia 29 de novembro, porém a maioria dos varejistas opta por celebrar descontos a semana toda, a chamada Black Week.
Por esses motivos, os lojistas físicos e online adiantam os preparativos com meses de antecedência, a fim de oferecer bons produtos, bons descontos e um serviço de excelência durante a temporada Black Friday .
O que você verá no artigo:
Black Friday: panorama e insights para a temporada
O principal apelo de compra para o consumidor durante a temporada Black Friday, continua sendo o preço. Um estudo do Google indica que 49% das pessoas avaliam esse critério antes da tomada de decisão. Além disso, a maior parcela (51%) valorizam a confiança na loja e a experiência do consumidor (que é uma avaliação entre o custo do frete, formas de pagamento e prazo de entrega).
A mudança de comportamento do consumidor também gerou mudança na venda dos lojistas. O público está muito atento para não cair em alguma ‘Black Fraude’, como foi batizada no Brasil, com descontos enganosos através do aumento do preço original do produto para poder dar desconto maior. É preciso engajar sua campanha em descontos reais para o consumidor.
A cada ano, mais categorias entram na campanha e para 2019 além de roupas, eletrodomésticos e eletrônicos, também será possível comprar pacotes de viagens, cursos, imóveis, etc. A Black Friday multiplica as oportunidades de compra e de venda, e é preciso aproveitar isso com honestidade perante o cliente a fim de bater recorde de vendas no seu negócio.
A importância da Black Friday para o comércio
O brasileiro aderiu a ideia por completo, e muitas pessoas aguardam a temporada Black Friday para comprar produtos com desconto. A cada ano, novos consumidores se inserem na campanha, e para 2019, estima-se que 370 mil pessoas comprem produtos online pela primeira vez. O crescimento em vendas promete contribuir principalmente para os números do e-commerce brasileiro, que deve encerrar o ano com R$ 53,5 bilhões de faturamento e 60 milhões de consumidores.
A grande sacada da Black Friday é talvez que ela aposta no desconto como apelo, e não no presente para alguém. É uma oportunidade de comprar coisas para si ou para a casa, como forma de ‘aproveitar’ o desconto e incentivar o desejo de compra. Outra sacada importante, além da Black Week, é promover a Cyber Monday – a segunda-feira seguinte à Black Friday. Nela, as marcas podem dar ofertas complementares aos itens vendidos até a sexta-feira.
Por isso se fala que a Black Friday abre uma temporada importante de consumo, que inclui a Cyber Monday, o 13 salário, o Natal, o Ano Novo e se prolonga até o Saldão, que invade o mês de janeiro.
Dicas para vender mais durante a Black Friday
1) Atendimento: Uma característica forte no consumidor de e-commerce, é que ele pesquisa muito antes de efetuar a compra. Abre diversos sites, lê os comentários sobre o lojista, avalia os produtos e faz uma comparação. Quando ele decide onde comprar – seja por ser fiel a determinada loja ou marketplace, seja por ter encontrado seu produto com melhor custo/benefício – ele precisa ser bem atendido. Apostar em um atendimento personalizado é um diferencial para mostrar-se disponível quanto a dúvidas sobre o produto, ou esclarecimentos sobre a entrega. Esse atendimento dará ao consumidor a confiança necessária para realizar a compra.
2) Divulgação: A temporada Black Friday é uma grande campanha de apelo de vendas, onde todas as lojas apostam em banners chamativos, e-mails ou campanhas em redes sociais. Entre na disputa e divulgue que seu negócio também adere aos descontos e mostre os diferenciais que você oferece. A comunicação com o consumidor não pode ser apenas em um momento ou em uma plataforma, ele deve ser lembrado durante os meses que antecedem o período que a Black Friday está chegando, que poderá realizar aquela compra desejada e que a sua loja oferece aquele produto.
3) Organização: A estratégia de divulgação deve vir acompanhada de uma campanha interna na empresa de organização: estoque, definição de descontos, atendimento ao cliente, pós venda, etc. Tudo isso fica mais fácil e organizado com um sistema de gestão online como o Bling! Por que não basta vender, é preciso organizar o fluxo de caixa, a logística de entrega, os produtos disponíveis em estoque, etc, para garantir faturamento para a empresa e também a melhor experiência possível para o cliente. Se ainda não é cliente Bling! faça um teste grátis por 90 dias e experimente a ferramenta e todas as suas funcionalidades de gestão. Sem dúvida, isso fará diferença nesta campanha da temporada Black Friday de promoções, e já deixará seu e-commerce ou loja física preparada para as próximas grandes semanas de vendas que seguem.