Ícone do site Blog do Bling

Como aumentar os lucros da sua loja virtual?

Empreendedora sorrindo ao separar as encomendas da sua loja virtual, feliz com seus lucros

O ano de 2020 está mostrando que o brasileiro está comprando cada vez mais por canais online e as plataformas digitais mais presentes no cotidiano da população.

Estudos apontam que smartphones estão no bolso de 60% dos adultos em todo o país, acima dos números de países como Filipinas (55%), México (52%) e Índia (24%).

Além desse comportamento, O COVID-19 trouxe algumas transformações no mercado. Empresas que não vendiam online passaram a vender e quem já vendia investiu de alguma forma para vender mais.

Com aumento de consumidores online e todas as transformações do mercado, fica uma pergunta: como realmente aumentar os lucros da sua loja virtual?

Ter um website para vender online é apenas a ponta do iceberg, aquela parte visível sobre a água. Mas há todo um processo “submerso” que muitas pessoas inicialmente não focam.

Administrar uma loja virtual significa se preocupar com toda a base logística e encontrar as formas mais inteligentes — e baratas — de estocar, manusear e entregar produtos.

Pois é, o desafio de reduzir custos logísticos é comumente enfrentado por quem vende online.

Entenda seu modelo

Armazenagem, estoque, manuseio e transporte. Esses são as principais atividades exercidas num processo logístico. Para otimizar seus custos, você precisa sempre analisar com cuidado cada um desses pilares. Mas a logística em si — terceirizada ou não — é apenas parte da equação.

É fundamental, também, incluir dados comerciais e demais demandas na estratégia de entregas. Criar um cronograma com datas comemorativas e períodos sazonais de altas vendas e determinar comportamentos de compra são pontos cruciais na hora de estabelecer um sistema logístico com solidez e custos minimizados.

Portanto, uma das melhores formas de otimizar custos é analisar com bastante atenção cada etapa do seu modelo de negócio.

Trabalhe seus números

É claro que a precificação é um dos aspectos-chave de um e-commerce, mas isso não vale apenas para preços finais e controle de margem de lucro de produtos. Uma negociação efetiva com fornecedores é essencial para que o “picking” dos pedidos não gere custos adicionais, uma vez que isso impacta toda a operação.

Outra negociação fundamental é com as transportadoras. Já falamos sobre isso em um outro post da ASAP Log e o reforço nunca é demais: o ideal é sempre ter mais de uma transportadora parceira para ter mais flexibilidade tanto em regiões de entrega quanto em valores.

Estudando seus números, você se torna capaz de reduzir custos gerais de estoque, incluindo pedidos, processamento, manutenção e custos de falta. Uma alternativa interessante é classificar a relevância dos seus produtos em classes de acordo com o valor agregado de cada um deles (tipos A, B e C, por exemplo) e depois comparar com o giro de vendas e necessidade de reposição em estoque.

Tecnologia + inteligência estratégica = sucesso

Falando em tecnologias, há alguns sistemas que podem ajudar bastante a “enxugar” o processo logístico. A adoção de um WMS (Warehouse Management System ou simplesmente “sistema warehouse”) pode ser extremamente útil na otimização e na gestão geral de estoque. Isso pode ser combinado com um sistema TMS (Transport Management System), que auxilia as empresas no controle de entregas e notifica ocorrências.

Um dos “termos da moda” é o famoso ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de gestão empresarial controlado via software. É basicamente uma plataforma que integra todos os setores e garante agilidade e, mais ainda, permite a previsão de volume de vendas e programação de etapas referente a estocagem e transporte conforme as demandas.

Há vários ERPs no mercado, mas o importante é você estudar a aplicação de cada um deles com muita atenção, visto que esse sistema impacta não só a logística, mas toda a empresa. Vale muito a pena conhecer os serviços que a Bling oferece.

É claro que todas essas tecnologias só são realmente úteis se você já tiver um processo de expedição bem definido (e o mesmo vale para recepção de mercadorias). Fatores como controle de entregas até cálculos de cubagem de produtos — e a ASAP Log tem uma ferramenta para te ajudar com isso — precisam sempre estar na sua estratégia logística para que os seus custos sejam os menores possíveis.

E aí, gostou? Viu que estudar e conhecer bem o seu negócio é muito importante para colher bons resultados? O primeiro passo é pagar mais barato nos fretes e enviar para todo o Brasil! Configure a ASAP na sua loja em 5 minutos clicando aqui!

Sair da versão mobile