Você sabia que tem como aumentar as vendas no iFood usando as estratégias certas para que o app passe a te indicar nos primeiros resultados de buscas?
Trazer mais visibilidade para o seu restaurante é um dos segredos para impulsionar as vendas e aumentar o seu faturamento.
Afinal, em um app de delivery que atua em mais de 1700 cidades brasileiras, com mais de 40 milhões de usuários, quanto mais pessoas notarem sua presença, maiores as chances de concluir uma entrega, certo?
É por isso que, no post de hoje, você vai descobrir como aparecer melhor no iFood usando 4 dicas para vender mais — e melhor. Acompanhe a leitura e confira!
O que você verá no artigo:
Faturamento no iFood = apareça mais + venda mais
Nós sabemos que, na prática, essa matemática é mais complexa do que diz o subtítulo, mas a lógica faz sentido.
Todo vendedor — não importa de que segmento ou nicho de mercado — sabe que para vender, o consumidor precisa saber que ele existe. Mais ainda: que o seu negócio possui exatamente aquilo que ele procura.
Vender no iFood não é diferente. Você precisa conhecer o seu público-alvo e o comportamento dos consumidores para saber como se tornar atraente para eles.
Pensando em facilitar o trabalho dos sellers — e, claro, a vida dos usuários do app —, o iFood utiliza tecnologia para promover esse encontro dos restaurantes com os clientes.
Como? Aumentando sua visibilidade por meio de recomendações nos resultados das buscas.
Como funcionam as recomendações do iFood?
Cada usuário do iFood vê uma lista diferente de restaurantes, e isso é possível com o uso de inteligência artificial.
O aplicativo analisa o que os consumidores costumam pedir, os horários dos pedidos, o valor médio gasto em cada compra e a localização.
Assim, cada usuário recebe recomendações de restaurantes que combinam mais com seus gostos e hábitos. Essa estratégia é ótima tanto para os clientes, que encontram mais o que gostam com mais facilidade, quanto para os restaurantes, que alcançam as pessoas certas.
E se você acabou de se cadastrar como restaurante, a IA do iFood dá uma forcinha, mostrando seu negócio de forma aleatória para ajudar a alavancar os primeiros pedidos.
Porém, você precisa fazer a sua parte, que é justamente estruturar sua loja para que o iFood entenda que vale a pena te mostrar para o público. E é isso que você vai aprender a fazer agora. Veja só!
Leia também: Como vender no iFood? Tudo o que precisa saber
Como aparecer melhor no iFood? 4 dicas para ficar mais visível no app
A melhor forma de aparecer nos primeiros resultados de busca no iFood é conhecer o perfil do seu cliente, assim você consegue que o app mostre seu restaurante para quem interessa. Para isso:
1. Organize seu cardápio
2. Crie promoções
3. Divulgue sua loja
4. Capriche na entrega.
Entenda o que é necessário em cada etapa.
1. Organize o cardápio
Antes de mais nada, se você ainda é cadastrado no app, precisa saber o que mais vende no iFood. Segundo levantamento do próprio delivery, os alimentos mais pedidos são:
- hambúrgueres;
- refrigerantes;
- sanduíches tipo wrap;
- pratos com carne bovina;
- pratos com carne de frango;
- marmitas e pratos executivos;
- açaí;
- pizzas;
- pratos de massas;
- comida japonesa;
- sobremesas.
Porém, existem diversas outras categorias de comidas para você explorar, caso seu nicho seja outro.
Outro ponto a considerar é aproveitar os horários de maior movimento durante o dia e a noite para vender os pratos e bebidas mais consumidos durante esses períodos. Pega essas sugestões:
- o que vender no iFood durante o dia (entre 11h e 14h): marmitas e pratos executivos, massas; sobremesas; refrigerantes e sucos;
- o que vender no iFood durante a noite (entre 18h e 21h): hambúrgueres; wraps; pizzas; refrigerantes, sucos e cervejas;
- doces que mais vendem no iFood: açaí, tortas, brownies, fatias de bolo e bolo de pote, brigadeiros, pudins, trufas e donuts.
Depois de definir o que você vai vender, é hora de montar o cardápio — a vitrine do seu restaurante no iFood.
Uma foto vale mais que mil palavras, certo? Então, capriche nas imagens dos seus pratos. Use o celular (as câmeras de smartphones atuais costumam ser excelentes) para tirar fotos que façam as pessoas “comer com os olhos”.
Realize os registros em um ambiente iluminado e limpo, faça um empratamento bonito e explore ângulos que valorizem o que o seu prato tem de melhor: ingredientes, texturas, tamanho etc.
Na descrição do prato, seja claro e detalhista. Fale quais são os ingredientes, como é preparado, quantas pessoas ele serve, se tem acompanhamentos e até se é ideal para quem possui algum tipo de restrição alimentar.
Leia também:
- Fotos para e-commerce: 7 dicas para produzir ótimas imagens
- Descrição de produtos para e-commerce: técnicas para vender mais!
2. Crie promoções
Promoção é música para os ouvidos de qualquer cliente, concorda? Pode ser um desconto, um combo especial, ou até o bom e velho frete grátis.
Essas promoções colocam seu restaurante em destaque e ajudam a atrair mais clientes.
3. Divulgue sua loja
Não adianta ter um cardápio incrível e promoções irresistíveis se ninguém souber que você existe no iFood, certo? Portanto, além de contar com a IA do app para te mostrar para as pessoas certas, divulgue sua loja em outros canais de venda.
Use as redes sociais — Instagram eTikTok — e o WhatsApp para compartilhar o link da sua loja com todos os seus contatos. Assim, você alcança mais gente e, quem sabe, até aquele cliente que ainda não te conhece, mas que vai adorar o que você oferece.
4. Capriche na entrega
Por último, mas não menos importante: a entrega. É depois de receber e consumir a sua comida que o cliente pode avaliar sua loja no app.
Lembre-se de que a embalagem conta muito: ela precisa manter o prato bonito e na temperatura certa. Não descuide, principalmente, daquilo que o cliente de delivery mais gosta, a agilidade na entrega.
Seguindo estas dicas, você consegue aparecer no delivery para quem realmente interessa e tem boas chances de aumentar as vendas no iFood.
Novidade: integração Bling + iFood Mercado
O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) que oferece uma solução completa para pequenas e médias empresas, permitindo o controle de estoque, emissão de notas fiscais, gestão financeira e muito mais.
Recentemente, o Bling anunciou a integração com o iFood Mercado, uma novidade que promete otimizar ainda mais as operações de empresas que vendem pela plataforma. Essa integração oferece vários benefícios:
Presença na maior plataforma de delivery do Brasil – iFood
Como vimos, o iFood é a maior plataforma de delivery do Brasil, com mais de 40 milhões de usuários ativos por mês.
Integrar sua empresa ao iFood Mercado, portanto, significa que seus produtos estarão acessíveis a uma enorme base de clientes que já confiam e utilizam a plataforma regularmente.
Essa exposição adicional pode atrair novos clientes que talvez nunca tivessem descoberto sua loja de outra forma.
Controle de estoque, emissão de notas fiscais e gestão financeira em um só lugar
A integração do iFood Mercado com o Bling permite que você gerencie seu estoque em tempo real.
Toda vez que um pedido é feito na plataforma de delivery, o estoque é automaticamente atualizado no Bling, evitando problemas de falta ou excesso de produtos.
Além disso, o Bling facilita a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e). Isso garante que todas as transações estejam em conformidade com a legislação fiscal, além de economizar tempo e reduzir a burocracia.
E como se já não bastassem todas essas vantagens, como Bling você também pode gerenciar suas finanças de maneira centralizada.
O sistema oferece funcionalidades como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e conciliação bancária. Ambos permitem uma visão clara e abrangente da saúde financeira do seu negócio.
Integração com diversos canais de venda, incluindo lojas virtuais e marketplaces
Além do iFood Mercado, o Bling se integra com diversos outros marketplaces e plataformas de e-commerce. Isso significa que você pode gerenciar todas as suas vendas online de maneira centralizada, sem precisar acessar múltiplos sistemas.
Isso facilita a gestão e garante que todas as informações estejam sempre atualizadas. Além disso, permite que você expanda sua presença online e alcance novos mercados, o que pode resultar em um aumento significativo nas vendas e no crescimento do seu negócio.
Aumento da eficiência operacional
A integração entre o Bling e o iFood Mercado automatiza muitos processos operacionais, reduzindo a necessidade de intervenção manual e minimiza o risco de erros.
Com a automação e a centralização das operações, você e sua equipe economizam tempo que pode ser direcionado para outras atividades importantes, como atendimento ao cliente e estratégias de marketing.
Cabe ressaltar que toda essa eficiência operacional proporcionada pela integração pode levar a uma redução de custos operacionais.
Afinal, menos erros, menos tempo gasto em tarefas manuais e um controle financeiro mais rigoroso contribuem para a diminuição de despesas.
Dica extra de como aumentar as vendas no iFood: use o Bling!
Agora que você já sabe como aumentar as vendas no iFood, só ficou faltando uma informação: o Bling também pode alavancar seu faturamento, sabia?
Com o Bling, você gerencia sua loja iFood com mais agilidade e praticidade. Isso porque, entre as diversas funcionalidades do ERP, você tem acesso a:
- cadastro de clientes;
- controle de estoque;
- gerenciamento de vendas;
- gestão das finanças;
- emissão de notas fiscais.
E tem mais: se você tem uma loja física do seu restaurante, o Bling oferece frente de caixa e controle de mesas e atendimento.
Aproveite as condições exclusivas do Bling para o vendedor iFood. Você tem 4 meses grátis para testar e descobrir todas as vantagens de usar um sistema de gestão completo e eficiente no seu negócio.