No mês de novembro, o representante de marketing do Bling, Guilherme Minuzzi, foi um dos convidados a palestrar no Congresso Brasileiro de Marketing Digital. O evento ocorreu online e contou com colaboradores especialistas em marketing de diversas áreas.
Guilherme explanou sobre o tema ‘Como converter mais em campanhas de Google Ads’, a plataforma de publicidade do Google.
“O Google Ads é indicado para todas as empresas, pois permite criar vários tipos de campanhas com diferentes objetivos, desde branding até conversão”, destaca. A grande vantagem é que a empresa passa a ter controle total sobre o orçamento gasto e também só paga quando o anúncio for veiculado, ou tiver algum tipo de interação, como cliques, etc.
Leia mais: Como criar campanhas de sucesso em Google Ads.
Confira algumas dicas para ajudar a melhorar as conversões na plataforma:
O que você verá no artigo:
Engenharia reversa
Para quem já utiliza a plataforma, o primeiro passo, conforme Guilherme, é fazer uma “engenharia reversa”, ou seja, entender como os potenciais clientes buscam por seu produto ou serviço. Isso pode ser feito através da análise dos termos que geram tráfego pelo seu site, e também através do planejador de palavras-chave que o Google Ads oferece, que fornece uma estimativa de volume de buscas para cada termo escolhido.
Remarketing
“Aposte muito em remarketing, que nada mais é do que mostrar anúncios para o público que já visitou o seu site. Como esse público já tem uma certa familiaridade com sua marca, a probabilidade de conversão é maior, então você pode ajustar lances maiores para estas campanhas de remarketing”, afirma. Porém é preciso ter um cuidado com a frequência de exibição de anúncios para este público, e o que normalmente se indica é no máximo 10 repetições para um mesmo usuário.
“Essa dica é muito boa para o e-commerce, pois segundo dados do Google, 97% dos clientes não finalizam o carrinho na primeira vez.
Testes A/B
Uma das maneiras mais eficientes de refinar sua estratégia de marketing é realizando testes A/B. Com eles, você pode fazer dois testes mudando apenas uma variável, e no fim avaliar o que gerou melhores resultados.
Faça testes A/B para entender qual anúncio tem melhor performance, e se possível, desde o começo das campanhas, mantendo ativos apenas os anúncios com melhor performance.
Faça uso de palavras-chave negativas
Utilize palavras-chave negativas, para evitar que seus anúncios sejam acionados com determinados termos de busca indesejados (como grátis, etc, se for o caso). E use muito das extensões de anúncio, pois elas aumentam bastante a taxa de cliques.
Planeje corretamente seu orçamento e aumento de lances
Quando aumentar o lance por clique, aumente junto o orçamento diário da campanha, para não perder impressões. Faça esse aumento diário com cautela, pois quando o Ads percebe que você aumenta muito, ele entende que tem muito dinheiro para gastar e com isso, começa a gerar impressão de forma desenfreada
Variedade de anúncios
Tenha ao menos de 3 a 5 anúncios diferentes para cada grupo de anúncios. A ferramenta trabalha com Machine Learning e quanto mais insumos pudermos oferecer, melhores serão os resultados de entrega.
O Google Ads é uma ferramenta poderosa para aumentar as conversões do seu negócio, e com estas dicas simples, você obterá ainda melhores resultados.