“Como participar da Black Friday?” muitos empresários se perguntam. Tradicional nos Estados Unidos, nos últimos anos a Black Friday tem se mostrado uma excelente ferramenta para alavancar vendas, atrair clientes e ampliar o comércio online também no Brasil. Por isso, confira nossas dicas sobre como participar da ação e vender mais na Black Friday.
O que você verá no artigo:
A Black Friday
A Black Friday é uma data especial existente nos EUA desde a década de 60, que acompanha o feriado de Ação de Graças, ocorrendo sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Neste dia, são oferecidos megadescontos e queima de estoque, especialmente no e-commerce.
Em 2015, a Black Friday garantiu as maiores vendas do mercado em datas comemorativas, superando até mesmo o Natal, movimentando cerca de R$1,64 bi no mercado virtual, constituindo uma das melhores opções para conquistar clientes e proporcionar a renovação do estoque de peças.
Como participar da Black Friday
Para assegurar o sucesso na Black Friday online sem deixar clientes insatisfeitos e aquecer as vendas do final do ano, preparamos um guia completo com cinco dicas que você deve seguir para garantir o êxito total da sua participação, acompanhe:
1. Cuidado com o estoque
Planejar é a palavra-chave: garanta que seu estoque é suficiente para atender a todos os clientes. Defina antecipadamente quais os produto que terão os descontos e quais serão os seus valores, anunciando apenas aquilo de que dispõe. Coloque descontos mais atrativos para produtos que já estão há mais tempo em estoque, a fim de realizar o rodízio das suas peças.
2. Não deixe seu site sair do ar
Como o cliente é quem vai atrás dos produtos com descontos – e não o contrário – manter o site online durante toda a Black Friday é essencial. Faça com que seu provedor sustente os cliques e visitas a mais, mesmo que tenha que pagar um adicional para tanto.
3. Mostre que você é honesto
Diversas lojas já apresentaram comportamento questionável em edições anteriores e afastaram diversos clientes. É necessário deixar sua integridade à mostra para passar uma imagem confiável. Procure agir rapidamente em caso de problemas, trocas ou devoluções, fidelizando os compradores.
É indicado obter o selo de ética Black Friday Legal, só concedido a quem obedecer aos padrões de qualidade da camara-e.
4. Não tenha o lucro como principal preocupação
Apesar de ser essencial, o lucro não é enfoque pretendido pela Black Friday. Isto porque seu principal objetivo é atrair e fidelizar clientes, garantindo que ele realizem suas compras sempre na sua loja.
5. Facilite o contato com o consumidor
Siga à risca a legislação do comércio eletrônico e assegure a eficiência no contato com o consumidor. A Black Friday ainda é novidade no Brasil e pode vir a gerar dúvidas para o comprador, motivo pelo qual deve se destacar telefones e endereços eletrônicos para contato a todo momento.
Agora que você entendeu como participar da Black Friday ainda neste ano, que tal aproveitar para conferir nossas dicas sobre como empreender na crise?