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O que é cross docking e como implementar na sua empresa?

Fornecedor separando as encomendas que serão despachadas para cross docking

Em meio a diferentes estratégias de logística de distribuição, é possível destacar uma que trouxe grande inovação e progresso aos negócios: cross docking.

Cross docking consiste em uma estratégia de distribuição que diverge dos métodos tradicionais, sendo uma boa alternativa para redução de custos operacionais e maior agilidade em todo o processo de distribuição das mercadorias.

Implementar a estratégia em seu negócio pode ser uma boa opção, porém, antes, é preciso conhecer um pouco mais sobre como funciona o cross docking e entender se o seu negócio está no momento certo para implementá-lo. 

Neste post, você conhecerá mais a fundo como funciona o cross docking, suas principais vantagens e como implementar em seu negócio. Confira!

Como funciona o cross docking

Cross docking é um sistema de distribuição que recebe as mercadorias adquiridas pelos clientes e as distribui para o cliente diretamente.

Ou seja, o vendedor não precisa de um local específico para estocar suas mercadorias, já que o fornecedor envia o produto para o centro conforme a demanda do cliente, além de agilizar a entrega, que será feita de imediato pelo centro de distribuição. 

A estratégia é utilizada principalmente por lojas virtuais e e-commerces, devido à falta de recursos para ter um lugar próprio de armazenamento, além de ser mais vantajoso para o negócio aplicar o cross docking. 

Dê uma olhada nas principais vantagens que o uso desse sistema pode trazer. 

Vantagens do cross docking

Como implementar o cross docking na sua empresa

1. Invista em um ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que permite a organização de fluxos e operações, sendo essencial para que o negócio mantenha-se íntegro e os gestores tenham maior controle sobre os processos. 

A organização e o controle sobre o fluxo de mercadorias é essencial para que o sistema de cross docking seja implementado da maneira correta. No Bling, você encontra um sistema ERP completo para gerenciar seu negócio de forma prática e completa. 

2. Negocie com os fornecedores

Os fornecedores são uma peça-chave para o bom funcionamento do sistema de distribuição. Portanto, firmar acordos com fornecedores de confiança é fundamental para que a demanda dos clientes seja suprida. 

3. Tenha uma equipe de atendimento à disposição

Não existe um sistema de logística de distribuição que seja totalmente à prova de balas. Erros operacionais podem ocorrer, prejudicando o fluxo de entregas e, consequentemente, a reputação da marca perante seus clientes. 

Por isso, é importante ter uma equipe de atendimento bem informada, que possa esclarecer aos clientes o status de seus pedidos e acalmá-los.

4. Encontre um local para ser o centro de distribuição

O centro de distribuição deve suportar a demanda de forma adequada e organizada, para manter a eficácia do sistema. 

O fluxo fornecedores – centro de distribuição – clientes deve ser otimizado a todo o momento, para que aumente sua eficiência e, consequentemente, a satisfação dos consumidores.


Aproveite para conferir o post sobre logística para e-commerce e veja dez dicas essenciais para ter processos eficientes e otimizados.

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