Com o crescimento da cloud computing (computação em nuvem), armazenar arquivos e mídias em servidores remotos já é uma tendência. Tanto é que atualmente, as empresas adotam o certificado digital em nuvem nas suas negociações.

Esse recurso se tornou uma forma de guardar a identidade digital da marca, em qualquer lugar ou hora. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre o que é e como funciona o certificado digital em nuvem, suas vantagens e muito mais. Acompanhe!

O que é certificado digital na nuvem?

O certificado digital na nuvem tem a mesma função do certificado já conhecido no mercado, que é conferir a assinatura digital de documentos por pessoas físicas e jurídicas, permitindo a autenticação exigida por lei que dá direito a realização de operações financeiras.

A diferença aqui, é que diferente do arquivamento em computadores desktops, cartões inteligentes etc., o certificado digital em nuvem tem os dados guardados em um software remoto, no servidor em nuvem.

Isso significa que o modelo de armazenamento tem diferenças de um certificado encontrado em dispositivos, como os que listamos acima.

Afinal, com a tecnologia centrada na nuvem, o usuário pode acessar o certificado de qualquer lugar do mundo, 24h por dia, nos 7 dias da semana.

Como obter um certificado digital na nuvem?

Obter um certificado digital garante agilidade nos processos do negócio, mais sustentabilidade e diminuição de despesas com estrutura física.

Logo, é fundamental contar com a solução de certificado digital do nosso parceiro, a Certisign. Saiba agora como adquirir essa ferramenta.

Primeiro, vem a solicitação. Você deve preencher o formulário de pedido do Certificado Digital A1 e, em seguida, fazer o pagamento por meio de boleto bancário ou cartão de crédito. Após algumas horas, você terá a confirmação de aprovação do seu pedido, podendo assim fazer a validação presencial.

O segundo passo é a Validação. Aqui, você deve localizar o local de atendimento Certisign mais próximo do seu endereço, para que o agendamento da validação presencial do seu certificado digital seja realizado. Lembre-se de comparecer ao local e na hora agendada, munido dos documentos necessários para efetuar a validação.

Depois, vem a etapa da Emissão. Nesta etapa, depois de feita a validação, você receberá a notificação para fazer a emissão online do seu certificado digital A1. Basta abrir o site da Certisign para gerar o certificado digital.

Por último, vem a Instalação. Nessa fase, depois de ter gerado o certificado A1, você deve seguir para a configuração no site do Bling, permitindo o seu uso nas operações negociais. E se caso houver alguma dúvida, você pode entrar em contato com a nossa equipe.

No caso dos MEIs, a obtenção do certificado digital deve ser feita por meio do CPF do empreendedor ou CNPJ do negócio. Sua emissão é realizada por uma autoridade certificadora vinculada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).

Quanto custa um certificado digital em nuvem?

O Bling! disponibiliza certificado digital em nuvem no modelo A1 a partir de R$139,00, com validade de um ano, além de poder testar nosso software online por 30 dias.

10 vantagens do certificado digital em nuvem

A maior vantagem do certificado digital em nuvem se trata da mobilidade, uma vez que basta ter acesso à internet para acessá-lo de qualquer dispositivo/local. Assim, o empresário consegue assinar documentos com valor jurídico, podendo estar quite com as entregas fiscais do seu negócio.

Contudo, as vantagens do certificado digital em nuvem não param por aqui. Confira mais X benefícios dessa solução.

1. Validade

O certificado A3 tem valor legal de até 5 anos (variando de 1-5 anos). Aliás, esse certificado digital é o único no mercado a ter uma validade de sessenta meses. Por outro lado, o certificado digital A1 tem valor legal de doze meses.

Em relação ao processo de validação, ele geralmente é rápido, principalmente por nossa parceira possuir mais de 1800 pontos de atendimento em todo o país. Assim, o usuário não tem problemas com deslocamentos.

2. Armazenagem do certificado digital

Outra boa vantagem do certificado digital em nuvem é a não precisar de dispositivos físicos.

Logo, tokens, pastas de computador e cartões criptográficos não serão uma preocupação para o usuário, que muitas vezes tem que quebrar a cabeça para resolver erros de compatibilidade comuns nesse tipo de versão.

Então, com o certificado digital em nuvem, o usuário não tem mais que se preocupar com mídias externas, já que a solução fica armazenada na nuvem, dispondo de fácil acesso.

3. Mobilidade

Precisa ficar viajando pelas filiais da empresa, está sempre ocupado no trânsito ou viajando para diversos locais e ainda assim, tem que se preocupar com o transporte de mídia física, desktop ou tablet onde o certificado está guardado?

Pois bem, com o certificado digital em nuvem isso não é mais um problema. Ademais, é permitido a instalação em diferentes dispositivos simultâneos, desde que se tenha uma conexão à internet.

Desse modo, você pode abrir o certificado de qualquer local do planeta, independente da hora e dia. Então, se você for viajar ou mesmo está sempre na correria do cotidiano, não há necessidade de se preocupar onde foi que guardou o certificado digital.

4. Segurança

Da mesma maneira que o certificado digital físico, as operações feitas na nuvem também são realizadas por criptografias formadas por amplas camadas de segurança e duas senhas de verificação, o que assegura máxima proteção ao usuário.

5. Senhas

Objetivando dar máxima proteção para o proprietário do certificado digital em nuvem, essa solução é formada por uma dupla autenticação. Isso porque, a senha PIN é cadastrada por meio da plataforma RemoteID.

Além do mais, o certificado tem o controle por intermédio de uma senha PUK, processo se segurança parecido com os apps bancários.

6. Ciclo de vida

Quer saber quando e em que aplicações o dispositivo está sendo usado? Com o certificado digital em nuvem isso é possível. Portanto, com essa ferramenta você pode gerenciar o ciclo de vida do recurso.

7. Segurança mesmo com a perda do celular

Mesmo que o usuário perca o celular, o certificado digital em nuvem pode ser acessado de qualquer aparelho, computador, tablet ou smartphone. Desse jeito, caso perca o celular, você consegue acessar o certificado em outro aparelho, já que os dados estão seguros na nuvem.

De toda forma, é necessário cuidado, então, nunca compartilhe suas senhas com outras pessoas. Também é importante anotar essa informação em locais onde não tenha fácil visualização, como bloco de notas do celular ou post-its.

Por fim, priorize a criação de uma senha fácil de memorizar, ao mesmo tempo que seja difícil de ser conhecida por alguém.

8. Compatibilidade

Através do certificado digital em nuvem do nosso parceiro, o usuário pode respirar tranquilo em relação à compatibilidade. Ou seja, ele pode abri-lo em qualquer computador, smartphone ou tablet.

Aliás, o certificado digital em nuvem pode ser aberto inclusive no sistema operacional Mac OS, sendo dispensado a instalação de drivers para funcionamento.

9. Aplicações

Soluções com o RemoteID podem ser usadas em mais de 2 mil aplicações, da mesma maneira que outros certificados digitais. Logo, o empreendimento cumpre com eficiência suas obrigações fiscais e conseguir a declaração do Imposto de Renda (pré-preenchida).

Também dá para abrir o e-CAC, ser participante de leilões feitos pela Receita Federal, dar entrada e baixa de CNPJ diretamente por meio virtual graças às juntas digitais, fazer petições eletrônicas (no caso dos advogados), dentre muitas outras funcionalidades.

E o principal: com ele, é possível assinar documentos com o mesmo valor jurídico, sem precisar de caneta ou papel.

10. Extenso uso no ambiente corporativo

Um ótimo exemplo do uso da tecnologia inserida no dia a dia empresarial está na aplicação do certificado digital em nuvem nos hospitais, devido a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente-PEP, o qual veio para substituir a ficha de cadastro em papel.

O Prontuário Eletrônico do Paciente-PEP integrado aos servidores em nuvem possibilita uma melhor experiência aos atendentes, já que traz mobilidade, economia e fácil gerenciamento, tudo isso sem a necessidade de gastar com hardwares (computadores).

Sempre lembrando que, além de trazer inúmeros benefícios, o PEP é uma ferramenta autorizada pelo Conselho Federal de Medicina-CFM, por meio da Resolução CFM Nº 1.821 de 2007.

Certificado digital em nuvem é seguro?

Graças ao avanço da tecnologia, o certificado digital em nuvem tem a mesma segurança que os certificados digitais armazenados em meios físicos. Além disso, eles têm o ponto positivo de trazerem flexibilidade para pessoas e empresas, já que podem ser abertos em qualquer dispositivo e localidade.

Ademais, são simples e fáceis de usar, dispensando o uso de máquinas e/ou outros recursos físicos, e o melhor: o RemoteID é liberado apenas quando passa pela proteção dupla de senhas.

Qual o melhor tipo de certificado digital?

Depende muito do objetivo do empreendedor, isto é, da análise dos dois certificados digitais disponíveis, além dos aspectos de cada um. Com isso, ele pode avaliar as vantagens e desvantagens dos dois e assim, decidir por um por outro.

No geral, existem dois tipos de certificado digital em nuvem, o A1 e A3. Ambos têm as mesmas funcionalidades, porém, possuem algumas pequenas diferenças.

O certificado digital A1 é um modelo digital que fica armazenado e instalado nos computadores da empresa, bem como nos dispositivos mobiles, como smartphones e tablets.

Sua validade gira em torno de um ano e ele pode ser usado por pessoas físicas ou jurídicas, as quais necessitem emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e).

Ele funciona a partir de duas chaves criptografadas, que dão acesso ao usuário por meio do login. Dessa forma, garante a segurança da operação e diminui o risco de fraudes.

Já o certificado digital A3 se diferencia por ser armazenado através de um meio físico, como token ou cartão, não podendo ser copiado.

Seu custo costuma ser mais elevado, tendo em vista o fato de ser portátil e uma validade maior: cinco anos. Lembrando que essa validade varia conforme o local de armazenagem.

Certificado digital em nuvem é melhor para a empresa?

Com certeza, porque além da segurança e mobilidade, o certificado digital em nuvem traz vários diferenciais para a empresa. Veja alguns:

  • Auxilia no cadastro e autenticação de sites;
  • Diminui os gastos com combate à fraudes e administração de senhas;
  • Viabiliza o número de serviços digitais;
  • Reduz as despesas operacionais;
  • Valoriza a sustentabilidade, já que reduz a utilização de papel uma vez que os processos são feitos em sua grande parte através de meios eletrônicos (com o mesmo valor jurídico)

Outro ponto a ser considerado é o certificado digital em nuvem para o MEI, dado que para o Microempreendedor Individual não é obrigado a possuir esse recurso. Contudo, possuir esse recurso pode facilitar os processos de venda, desburocratizar as operações e garantir a autenticação de documentos eletrônicos.

De modo geral, o MEI pode ter mais facilidade em emitir notas fiscais eletrônicas e outras transações por meio do certificado digital em nuvem. Tanto é que, em algumas cidades, são exigidos os certificados digitais como um complemento da NF-e.

Desconto para comprar certificado digital em nuvem

Como vimos até agora, possuir um certificado digital em nuvem traz diversas vantagens para a empresa e o empreendedor, o que só reforça a necessidade de contratar esse recurso para fortalecer o crescimento do negócio.

Além disso, para que esse processo seja feito com sucesso, é importante contar com um sistema de gestão que auxilia nas operações. O Bling! fornece o certificado digital em nuvem em parceria com a Certisign, uma marca reconhecida pela simplificação e agilidade das atividades da sua empresa.

Então, para emitir as notas fiscais mais usadas no mercado, conte com o certificado digital A1. Em razão da parceria que nós do Bling! possuímos com a Certisign, você pode contratar planos a partir de R$139,00 mensais.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje e se quiser obter ainda mais agilidade e eficiência nos processos do seu estabelecimento, continue ligado nas nossas publicações. Também oferecemos a você um teste grátis por 30 dias do nosso ERP. Aproveite!