O Dia dos Namorados, em 12 de junho, é visto como uma ótima oportunidade para o e-commerce recuperar os números do primeiro semestre do ano. Para aproveitar as perspectivas de crescimento com a data, é fundamental que as lojas virtuais se tornem ainda mais atrativas para seu público-alvo, com ofertas de produtos de sucesso e estratégias de venda que incentivam as compras dos apaixonados. Uma dica interessante para esse cenário é a criação de kits de produtos.
Quando bem aplicada, a estratégia de oferecer kits de produtos, especialmente em datas comemorativas como o Dia dos Namorados, pode apresentar vantagens tanto para o lojista, quanto para o consumidor.
Nesse artigo, vamos mostrar como oferecer kits de produtos atrativos, algumas ideias para nichos em alta no período e cuidados que o lojista deve ter ao montar seu plano de vendas!
O que você verá no artigo:
Como montar uma oferta de kits de produtos atrativa?
O kit de produtos combina, em uma única oferta, itens variados, mas que se relacionam de alguma forma, ou seja, que façam sentido para o seu consumidor. Por isso, a primeira dica é entender os hábitos de compra do seu público.
Um bom ponto de partida para pensar em kits de produtos é identificar qual o item mais comprado na sua loja online, e pensar em produtos que o complementam. Por exemplo, você já reparou que é comum ver carrinhos que incluam um sabonete líquido e hidratante para rosto? Está aí já sua primeira oportunidade de montar um kit!
Outra ação bem popular é oferecer descontos em pedidos com duas ou mais unidades de um mesmo produto. Seguindo a linha da loja de cosméticos, uma alternativa nesse sentido seria: se a unidade do hidratante custa R$ 50, o lojista pode oferecer um kit com 3 hidratantes por R$ 120 (R$ 10 a menos em cada unidade).
Tenha em mente que o principal objetivo dessa estratégia é aumentar o ticket médio da sua loja online, em troca de alguma vantagem para o comprador. Normalmente, essa vantagem é o preço mais barato ao combinar mais itens.
E fique de olho! É preciso que a oferta dos kits de produtos represente um benefício concreto e real para o seu consumidor, ok? Isso, claro, sem prejudicar os resultados financeiros do seu negócio. Sendo assim, não deixe de fazer um planejamento bem estruturado da ação promocional.
Kit de produtos também pode ser uma estratégia de frete
Além de atrair os consumidores, uma oferta de kits de produtos bem pensada também pode representar um custo menor de frete. Isso vale, principalmente, para lojas que trabalham com itens menos volumosos e mais leves.
Podemos pensar, por exemplo, em uma loja de semijoias. Considerando que mais itens podem ser enviados na mesma caixa usada no dia a dia, você pode vender um cordão, dois anéis e uma pulseira pagando o mesmo valor de frete que seria cobrado no envio de um só cordão. Ou seja, nesse caso são praticamente quatro vendas e um só custo de frete.
A mesma lógica pode valer para outros produtos que possam ser agrupados em uma mesma embalagem sem que isso represente uma alteração no valor da entrega, como roupas leves e itens de maquiagem.
Cuidado: kit de produtos não é (e nem deve ser!) venda casada
Esse é um alerta bem importante para quem quer oferecer kits de produtos no Dia dos Namorados e em qualquer outro período do ano!
A venda casada é caracterizada quando o consumidor se vê obrigado a pagar por um produto para conseguir comprar o que queria originalmente, ou seja, não encontra alternativa para fazer o pedido individualmente. Isso vale até para casos em que o valor de um item avulso é muito maior do que o apresentado pelo kit de produtos em oferta.
Para evitar esse tipo de confusão, e garantir que a loja virtual não vá contra o Código de Defesa do Consumidor, certifique-se de oferecer uma oferta de kits de produtos atrativa, mas sem colocar um valor abusivo para a compra dos itens individualmente.
Ideias para kits de produtos no Dia dos Namorados
Gostou da ideia de oferecer kits de produtos no Dia dos Namorados? Então vamos pensar em alguns nichos de lojas virtuais que costumam fazer sucesso na data comemorativa e em alternativas de kits para seus clientes!
- Doces ou bebidas
Aqui é fácil! Kits com diferentes caixas de chocolate e doces, ou uma seleção de vinhos especial são apostas certeiras nas comemorações dos namorados.
Que tal montar kits com os docinhos mais pedidos na sua loja e uma novidade especial para a data?
Ou um kit de vinhos com aquela garrafa que é sucesso de vendas, e um vinho menos conhecido, mas bem gostoso que você sabe que seus clientes vão adorar experimentar?
- Moda e acessórios
Uma boa loja de roupas e acessórios de moda conhece bem o seu público e entende o estilo e as preferências de seus clientes, certo? Mantenha essa coerência ao montar os kits de produtos para o Dia dos Namorados.
Kits com variações de uma mesma linha de camisetas costumam ser bem legais! Um kit com bolsa + necessaire + carteira também tem tudo para ser sucesso.
- Livros
Casais de leitores vão adorar kits com todos os volumes de uma determinada saga ou com edições especiais de livros de um mesmo autor.
Outra ideia interessante é pensar em obras literárias que, de uma ou outra forma se complementam. Que tal montar um kit com “Três romances essenciais do Século XX no Brasil”?
- Joias, semijoias e bijuterias personalizadas
Devido ao pequeno volume, oferecer kits de produtos desses itens é uma ação super vantajosa para os lojistas, pois, como falamos antes, é uma ótima oportunidade de vender vários produtos pelo preço de entrega de apenas um.
Cordões, pulseiras e anéis personalizados têm um charme especial no Dia dos Namorados, já que possibilitam aos casais gravarem um pouquinho de suas histórias. Que tal também aproveitar para montar kits com peças de artesanato diferentes? Eles podem fazer muito sucesso entre os apaixonados que curtem usar acessórios exclusivos.
Para encontrar mais ideias de produtos para o Dia dos Namorados, uma lista de frases para conquistar de vez o coração dos clientes e ainda mais dicas de frete para sua loja virtual, você pode dar uma olhada no artigo especial de Dia dos Namorados feito pelo Melhor Envio.