Refletir sobre sua operação garante que sua empresa identifique e se adeque às necessidades do consumidor e melhorar suas taxas de conversão
O comércio eletrônico é gigantesco, mesmo crescendo a cada ano, ainda tem muito espaço pela frente, prova disso é o fato das vendas online representarem apenas 3% das vendas no Brasil. Com esse crescimento, é natural que novas empresas apareçam, novas soluções e novos concorrentes, o que em muitos casos dificulta estabelecer boas margens de lucro e um bom ticket médio, pois tudo gira em torno do consumidor, em oferecer o melhor produto, as melhores condições e muitas vezes, preços mínimos.
Em um mercado tão vasto, como possuir diferencial? Como conquistar seu mercado, consolidar sua marca e ainda ter uma boa margem de lucro?
Otimizações de processos! Proporcionar ao cliente uma boa experiência de compra é o centro (ou pelo menos deveria ser) de todo varejista.
O lado bom do crescimento do mercado e do avanço da tecnologia são as soluções disponíveis para todo tipo de negócio, desde as empresas consolidadas até as que estão em ascensão.
Todas áreas e processos devem ser cuidadas e pensadas para manter um perfeito funcionamento, para que agrade ao cliente, mas que também sejam otimizadas para reduzir custos.
Cuidar dos anúncios, do marketing e do SEO é o primeiro passo para atrair os visitantes. Ter uma loja virtual responsiva, com uma boa navegabilidade e aparência, fotos e descrições reais dos produtos, faz com que mantenham-se interessados na compra do produto. Entretanto, há um fator importantíssimo que contribui para o aumento da taxa de abandono de carrinhos ou, fideliza o cliente, o Frete.
É comprovado que a maior parte do abandono de carrinho é em decorrência do frete e pela variedade de opções, o consumidor tornou-se extremamente exigente e troca de loja facilmente. Caso o frete ou os prazos não sejam satisfatórios ele prefere não comprar. A maioria das empresas tropeçam na prospecção de parceiros, na hora de contratar transportadoras, pela dificuldade em contratar e integrá-las, pois é burocrático, demorado e custoso. Como se não bastasse, a variedade dificulta a administração das vendas, cada empresa de transporte conta com um sistema diferente, o que gera muita demanda na hora de fornecer o rastreio ao cliente.
Possuir um bom sistema de gestão e pagamentos, também é imprescindível. Bem como ter informações e funcionalidades reunidas em seu ERP garante eficiência ao setor operacional de sua empresa, desde a aprovação do pagamento, perpassando pelas questões fiscais até o despacho da mercadoria.
O que você verá no artigo:
A entrega da mercadoria é a cereja do bolo.
Todos sabemos que conquistar o cliente é extremamente custoso, atraí-lo, convencê-lo a levar um produto especificamente de sua loja é preciso esforço. O cliente comprou no conforto de sua casa, com a compra vem a expectativa, o desejo de agilidade e eficácia na entrega do produto. De nada adiantará conquistar todas as outras etapas e não falhar na última, decepcionando o cliente.
A entrega é o ponto mais importante pois é onde a sua empresa terá o contato direto com seu cliente. A opinião sobre seu negócio será definida.
Como resolver os principais problemas logísticos de uma operação?
A melhor alternativa para solucionar todas essas questões é a Inteligência logística já integrada ao Bling, podendo integrar também a sua plataforma e marketplaces. Através dessa automação sua empresa consegue ter mais soluções que um gateway de frete e um TMS juntos, todas em uma só ferramenta. Com maior facilidade de integração, e menor preço se comparado às duas ferramentas separadamente. Veja abaixo algumas soluções para seu negócio através da automação:
Cálculo de Frete e opções de entrega: A ferramenta vê seu cliente chegar e quando ele preenche o CEP de destino, é realizado o cálculo do frete e imediatamente é retornado a ele as opções de entrega a partir da mais barata ou da mais rápida. Com a Inteligência Logística, sua empresa não precisa ter contrato e integração com várias empresas de transporte diferentes, a ferramenta te conecta a elas, te poupando tempo e recursos de desenvolvimento.
Consolidação de volumes: Geralmente quando um cliente compra dois ou mais produtos no mesmo pedido, o cálculo do frete é feito separadamente, independente se na prática os produtos serão enviados na mesma caixa. A consolidação de volumes agrupa esses produtos para calcular o frete, organizando melhor as volumetrias, o que gera uma economia de espaço e consequentemente, no valor do frete, que fica de 20 a 40% mais barato.
Contratação e rastreio automático: Após o faturamento do pedido e a contratação do frete, seu operador já imprime a etiqueta de envio e gera o rastreio. Sabemos que processos repetidos e manuais podem acarretar em vários erros ou em um gasto de tempo desnecessário. Um outro ponto positivo da Inteligência Logística é o envio automático por e-mail e SMS, independente da transportadora. Sua empresa mantém seus clientes informados, reduzindo assim, demandas do SAC e trabalhos manuais.
Análise de operação: Para que você consiga gerenciar, você precisa medir, por isso é importante uma visão geral de sua operação. Com a Inteligência Logística, sua empresa dispõe de um painel de usuário com métricas e KPIs sobre a operação, fornecendo todo subsídio necessário para as tomadas de decisão no seu negócio.Independente se você possui uma micro ou pequena empresa, se já está consolidado no mercado ou ainda está em ascensão, melhorar a logística de sua empresa é indispensável para crescer com o menor custo possível. Quando menor o custo, maior o lucro.
Guest Post por Frete Rápido