A realidade já estabeleceu a importância de investir no mundo digital e o empreendedor já compreendeu essa mensagem. Tanto que é muito difícil uma empresa não estar na internet. Mas, muitos ainda não entenderam a diferença entre e-commerce e marketplace! O que é cada um deles, como investir e qual é o mais vantajoso para o seu negócio.
Para te ajudar preparamos esse texto! Faremos um breve comparativo entre o e-commerce e marketplace para você entender de vez suas diferenças!
LEIA TAMBÉM: E-commerce B2C e B2B: quais as diferenças entre eles?
O que você verá no artigo:
E-commerce e marketplace
O e-commerce basicamente é uma loja na internet, exclusivo da marca, com seus produtos, meios de pagamentos, etc. Já o marketplace é o famoso shopping virtual, onde várias marcas vendem no mesmo lugar.
Além do conceito que é bem diferente, os modelos apresentam outras grandes diferenças! Confira
Investimento inicial
O investimento inicial ao criar uma loja virtual é maior que investir em marketplace, pois é necessário contratar uma plataforma, desenvolvimento, alguém responsável para cuidar do e-commerce, ferramentas de pagamentos e outras preocupações que no marketplace não será sua responsabilidade.
No marketplace essas questões ficam por conta deles, sendo que é cobrada uma taxa de adesão fora uma porcentagem na venda do produto.
LEIA TAMBÉM: Você sabe o que é marketplace reverso? Aprenda aqui!
Estratégias de marketing
Hoje quem não utiliza o marketing para aparecer está correndo grande risco de esquecimento e no e-commerce o empreendedor pode investir o que achar necessário para o crescimento da sua loja, já no marketplace não! O marketing quem faz é a plataforma e pode não utilizar a sua marca para isso. Portanto, se você quer apostar no digital é mais vantajoso fazer dentro do e-commerce.
Por outro lado, se o empreendedor não tiver grandes verbas para investimentos em estratégia uma boa saída é utilizar a audiência do marketplace e potencializar suas vendas! Para assim, quem sabe criar sua própria loja virtual.
Utilize os dois modelos
A melhor saída hoje é o lojista encontrar um equilíbrio entre e-commerce e marketplace e vender nos dois modelos! Assim, irá potencializar as vendas dentro do marketplace e aumentar a fidelização de clientes através do e-commerce.
Para isso, esteja nas mídias sociais, utilize um blog além do e-commerce para gerar conteúdo que aproxime o seu cliente da venda e escolha os marketplaces que seu público acesse!
Não perca o controle da gestão!
Por último e tão importante quanto saber as diferenças entre e-commerce e marketplace é não deixar a gestão do seu negócio de lado e só pensar em vender! É crucial para qualquer empresa estruturar cada setor e fazer com que caminhem juntos!
No Bling você estrutura desde os cadastros até a entrega do produto, com gerenciamento de estoque, controle do setor financeiro e emissão de notas fiscais.
Além disso, o ERP integra com as principais plataformas de e-commerce do país, maiores marketplaces do mercado e diversas integrações logísticas!
Você controla tudo o que entra e sai de cada plataforma, sem se preocupar com perda de dados, duplicações de produtos e falha no estoque, de forma automatizada e ágil.
Saiba mais: https://goo.gl/LfTWpm
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre e-commerce e marketplace deixa pra gente nos comentários!