A jornada de administração de uma loja virtual carrega consigo muito desafios, entre eles organizar e controlar de forma assertiva de todas as etapas do processo de vendas, desde de a compra e entrada dos produtos, armazenagem, precificação, gestão de anúncios, vendas, faturamento, expedição e todo processo financeiro de contas a pagar e contas a receber…

Se você já tem uma loja virtual, esses desafios não são novidade para você, nos próximos tópicos deste artigo vamos explorar algumas habilidades essenciais para o empreendedor ter sucesso em sua loja e também qual o diferencial que um ERP oferece para potencializar seus resultados.

Se ainda não possui sua loja e está se preparando para começar esse desafio, os próximos tópicos vão te preparar para sair na frente já tendo resultados logo no início.

Atualmente, muito se fala das  “HABILIDADES COMPORTAMENTAIS” ou “SOFTSKILLS”, termo inglês’, são competências que contribuem positivamente para que empreendedores sejam bem sucedidos em seus negócios.

Existem várias competências como liderança que é capacidade de gerir um time pelo exemplo, inspirar e engajar as pessoas a executar as tarefas.

Contudo, podemos citar também flexibilidade para se adaptar a mudanças de cenários, resiliência que consiste em conseguir superar situações desafiadores sem grandes desequilíbrios, criatividade e  proatividade também são competências que fortalecem o empreender.

Além desses, vamos detalhar abaixo 4 softskills que você pode e deve desenvolver com a ajuda de seu ERP.

Organização

Deve ser uma busca constante manter seus produtos devidamente organizados no estoque e ao mesmo tempo manter seus documentos fiscais organizados, disponíveis com fácil acesso para consulta a qualquer momento.

Ao implantar um ERP da forma correta você consegue gerenciar seu estoque de produtos, inclusive classificando depósitos e inclusive localização de estoque em ruas ou prateleiras.

Igualmente importante um ERP vai possibilitar o armazenamento de todas os seus documentos fiscais de entrada/compra e documentos fiscais de saída/vendas com fácil acesso com opções de filtrar por período, fornecedores, cliente a distância de poucos cliques.

Disciplina

Ter uma rotina diária e consistente é essencial, existem atividades que exigem frequência correta como por exemplo enviar dados ao contador, realizar pagamentos de funcionários e fornecedores, fazer conciliação dos recebíveis.

Para garantir que todas essas tarefas sejam realizadas no momento correto e sem falhas e sem risco de esquecimento, um ERP com funcionalidades de disparar e-mails de alertas e lembretes contribui muito para manter a disciplina.

Ainda sobre disciplina vale ressaltar que além do empreendedor ter disciplina com a parte administrativa, é crucial que exista muita disciplina no processo de expedição, controlar de forma bastante responsável o tempo entre “receber” o pedido e “despachar” o pedido mantendo padrão tanto de tempo, quanto padrão de embalagens e etiquetas.

Isso é o que vai garantir o encantamento por parte do cliente e incentivar compras recorrentes e a valiosa “indicação/recomendação” orgânica positiva.

Gestão por indicadores

A busca por indicadores deve ser constante e é uma característica de um bom gestor e um bom empreendedor, portanto ter disponível a qualquer momento dados referente ao desempenho de sua loja, que mostrem a saúde das vendas de sua loja são primordiais.

Busque um ERP que ofereça como funcionalidade apresentação de indicadores de performance como: seu nível de faturamento, volume de pedidos está atendendo, qual o canal de venda mais lucrativo e qual o menos lucrativo é o que vai te possibilitar tomar boas decisões.

Além da possibilidade de criar promoções, aumentar o quadro de funcionários, perceber quando é o momento propício para escalar seu negócios, em que período do mês ou do ano existe algum tipo de sobrecarga. 

Controle a distância

Nos tempos atuais um empreendedor com loja virtual jamais pode ficar refém de estar presencialmente no escritório para conseguir ter acesso a dados e informações do andamento do negócio.

Ter um ERP na nuvem é fundamental para que consiga mesmo a distância consultar seus dados e avaliar a performance da loja, melhor ainda é quando seu ERP possui um app mobile para inclusive conseguir acessar os dados do próprio smarthphone.

Quando temos um negócio já escalado com equipe seja ela terceirizada ou interna é imprescindível ter controle de seus acessos, acompanhar o que cada um está fazendo e como andam suas tarefas mesmo que a distância, nesse sentido um ERP pode fornecer relatórios com indicado, relatórios de alterações e rastreabilidade de ações executadas.

Conclusão

Em absolutamente todas as etapas da operação e da administração de uma loja virtual ter um sistema ERP é essencial para ter processos minimamente saudáveis.

Agora, ter um ERP BEM configurado e saber exatamente quais são as funcionalidades e melhor prática de utilização é o diferencial competitivo para elevar sua loja virtual a um patamar de excelência com excelente lucratividade.

Tendo organização, disciplina e gestão por indicadores ficará extremamente mais fácil alcançar o sucesso!

Esse guest post foi escrito por Karina Martins da Charthie, empresa de Consultoria de TI  que ajuda as empresas a fazer implantação, revisão e treinamentos de sistema Bling.