A importância de contar com uma frente de caixa eficiente

A frente de caixa é o lugar onde ocorre a conclusão das estratégias de vendas elaboradas pelas equipes de uma empresa. Afinal, quando o consumidor chega ao estágio final de sua compra – o pagamento -, ele provavelmente já foi atendido e recebeu todas as instruções necessárias para decidir-se por completo e concluir sua aquisição.

Bem, então se ele já chegou até esse momento da compra, não precisamos fazer mais nada, certo? Errado! Se, depois de passar (supostamente) horas decidindo qual a cor da camiseta que levaria, o cliente se deparar com uma fila quilométrica e sem fim, ele vai desistir antes mesmo de cogitar esperar.

E esse é apenas um dos primeiros possíveis problemas. Quando as filas fazem voltas e voltas, podemos deduzir que o sistema está lento, ineficiente e prejudicando toda a operação. Como solucionar essa dificuldade? Nós vamos te mostrar!

Como um sistema ERP pode otimizar a frente de caixa?

Nós já mencionamos em posts anteriores a importância de contar com um sistema ERP capaz de automatizar e facilitar os processos administrativos de sua empresa. Em um software completo como o Bling, você também conta com a prontidão na frente de caixa.

Uma das razões para essa melhoria é a simplicidade tanto ao abrir quanto ao fechar o sistema de caixa. Esse simples processo agiliza e otimiza as funções de atendimento ao cliente na finalização da compra, o que ajuda a garantir sua satisfação com a empresa.

Logo, aquele cliente que poderia desistir devido às longas filas de espera não terá mais nenhum inconveniente que interfira em sua decisão de compra e sairá de sua loja satisfeito por ter recebido um atendimento eficiente em toda a operação.

O benefício também na emissão de nota fiscal

Uma das facilidades envolvidas no uso de um sistema de gestão para a frente de caixa é a rápida emissão da NFC-e.

Quando os dados são corretamente nutridos, o sistema mantém-se apto a gerar também as notas fiscais de maneira muito mais eficiente. Assim, logo ao finalizar a compra, a NFC-e poderá ser emitida em poucos cliques e o consumidor a receberá por e-mail com muito mais agilidade.

Aqui é muito importante frisarmos a diferença de cupom fiscal e nota fiscal do consumidor. A principal distinção entre os dois é a quantidade de informações apresentadas em cada um deles. Na NFC-e, os dados de quem realiza a compra estão presentes, o que não acontece no cupom, que consta somente as principais informações.

Todas essas facilidades e diferenciais de um sistema ERP completo são fatores que auxiliam no processo de fidelização do cliente. No Bling, você pode realizar a emissão da nota fiscal em poucos passos, como já citamos no post “Emitir notas fiscais em 40 segundos”. Quanto à emissão do cupom fiscal, é necessário contar com uma impressora especial.

O gerador do código de barras também pode te auxiliar

Nós já destacamos a importância e facilidade de contar com um gerador de código de barras em nosso post “GTIN em três etapas: tirando todas as dúvidas”. Você sabia que esse código também pode te auxiliar na frente de caixa?

Pois é! Ao utilizar as etiquetas criadas no Bling, o seu leitor de código de barras automatiza o registro de suas vendas, permitindo que sua gestão fique mais eficiente. Dessa forma, você tem os dados na palma de sua mão para fins como controle de estoque, controle financeiro empresarial e até mesmo a emissão das NFs, como mencionamos anteriormente.

Dessa forma, todas as áreas seguem em comunicação de maneira muito mais eficaz.

Conte com o Bling!

No Bling você encontra todas essas facilidades para otimizar a sua operação de frente de caixa e garantir a satisfação de seu consumidor, a fim de torná-lo cliente.

Faça um teste grátis e experimente já todas os benefícios de ser Bling.