Ícone do site Blog do Bling

Gestão de estoque: o que é, importância e 3 dicas essenciais

Seja em um pequeno estabelecimento ou em uma grande companhia, a gestão de estoque é fundamental para evitar pequenos e grandes conflitos. Afinal, essa área da empresa possui um grande número de mercadorias, atualizações frequentes de quantidades e outras questões que precisam ser acompanhadas de perto. 

Quem trabalha na atividade comercial e realiza vendas conhece os desafios da gestão de estoque, tanto na modalidade presencial quanto no e-commerce. Entender os princípios dessa área é o primeiro passo para fazer um controle eficiente. 

E, para mostrar como a gestão de estoque deve ser feita, o Bling preparou um post sobre o assunto. Aqui, você vai ver algumas dicas que farão enorme diferença na logística de seu comércio. Então, acompanhe e descubra a seguir!

O que é gestão de estoque?

É um processo que visa compreender e otimizar o controle de estoque de uma empresa. Essa tarefa de gestão precisa entender as necessidades da empresa sem comprometer seus resultados e a experiência do cliente. Quando bem elaborada, a gestão de estoque pode servir com um diferencial frente ao concorrente. 

É importante lembrar que a gestão de estoque envolve diversos fatores, que podem mudar de empresa para empresa. Geralmente, essa área da empresa cuida desde o estoque de produtos, passando por matérias e insumos, até a entrega de mercadorias ao cliente. 

Por isso, é essencial que a empresa entenda seu mix de produtos, suas demandas e as necessidades dos consumidores. 

Importância da gestão de estoque

Não é novidade que a gestão de estoque é importante para qualquer negócio. Essa área da empresa ajuda a entender o equilíbrio entre compra e venda, reduzir o excesso de mercadorias, aumentar o capital de giro e otimizar o desempenho operacional da operação. 

Confira uma lista de benefícios que uma gestão de estoque eficiente proporciona: 

Redução de desperdícios 

Ao analisar tudo que entra e sai do negócio, a empresa tem a oportunidade de reduzir a quantidade de insumos e mercado a um nível ideal. Assim, suprir a demanda e minimizar o excesso de mercadorias tornam-se tarefas mais fáceis. 

Satisfação dos clientes

Um estoque bem-gerenciado é aquele que consegue oferecer e entregar as mercadorias aos clientes sem dificuldades. Ao mostrar isso ao cliente, ele perceberá que a empresa tem um cuidado maior em relação a essa área. Do contrário, o consumidor pode buscar o concorrente. 

Integração com a gestão financeira

Organizar e alimentar o estoque são atividades que envolvem dinheiro. Nesse sentido, a boa gestão pode contribuir tanto com questões operacionais, quanto com a saúde financeira do negócio. Isso porque é possível gerenciar entrada e saída de mercadorias, índices de vendas e outras demandas.

Gerenciamento da rotina

O estoque é responsável por muitas áreas de uma empresa, como setor de vendas, financeiro e até de marketing. Ao controlar melhor os processos e garantir que as informações sejam repassadas da forma correta e atualizada, a empresa consegue melhorar de forma significativa sua rotina, contribuindo tanto na otimização das tarefas operacionais quanto no trabalho dos funcionários. 

3 dicas para obter excelência na gestão de estoque

1. Não descuide das atualizações de status

Pensando em economia, normalmente, as marcas possuem uma única gestão de estoque físico e virtual — o que, na verdade, é o correto para os empreendimentos pequenos e médios. Independentemente disso, tenha controle absoluto sobre cada peça vendida, perdida ou deteriorada nos estoques, de forma a não frustrar o cliente do e-commerce que, provavelmente, será avisado da indisponibilidade do produto somente na hora do check-out.

Saiba que isso é algo péssimo para a marca, que poderá ter sua seriedade e, consequentemente, sua credibilidade arranhada, o que é ruim no atual contexto de comunicação através das redes sociais.

2. Separe peças ou embalagens para o mostruário

A exposição de peças exclusivas, não inventariadas, nos depósitos, ou mesmo que sejam apenas as embalagens dessas em um mostruário, poderá lhe salvar no caso de restar apenas uma mercadoria em estoque e uma venda no site for realizada.

Como a comunicação com os clientes dos meios virtuais é um pouco mais complicada do que se fosse com um cliente que está presente em loja física, podendo ser convencido a comprar um outro produto similar, a prioridade de uma possível venda simultânea deverá ser do usuário do e-commerce, em função dos motivos descritos, livrando a marca de comentários negativos nas redes sociais ou problemas com retrabalhos.

3. O mais importante: invista em ERP

Para quem não está familiarizado com a sigla, ERP é derivada do nome Enterprise Resource Planning, que, em tradução livre, significa “planejamento dos recursos da empresa”. Os ERPs são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

A adoção de um sistema ERP em uma loja que trabalha com as modalidades de vendas físicas e virtuais ajuda a diminuir consideravelmente erros e problemas que eles possam acarretar, principalmente em lojas que possuem mais de uma unidade através da atualização imediata dos estoques, tanto no site, quanto nos inventários acompanhados pelos vendedores.

Além disso, fluxos de caixa, reposição de mercadorias, insumos — visando sempre as melhores épocas para fazê-los — e melhores negociações com os fornecedores, através dos dados obtidos pela integração de processos, poderão ser resultado da adoção de um sistema ERP, que, certamente, fará toda a diferença na sua gestão de estoque.

Otimize e facilite a gestão de estoque da sua empresa

Viu como a gestão de estoque pode ajudar na manutenção do bom atendimento e da credibilidade da sua marca? Ao aprimorar essa área da empresa, tanto os consumidores, quanto a própria empresa, saem ganhando. 

Para otimizar e automatizar a gestão do seu estoque, não deixe de avaliar a possibilidade de contratar um sistema ERP. Ficou claro o quanto ele é importante para as lojas que desejam estar um passo (ou vários passos) à frente da concorrência?

Convidamos você a conhecer as soluções do Bling para diferentes tipos de estoque e outras áreas da empresa, assim como todos os casos de sucesso em que trabalhamos, acessando a nossa página!

Sair da versão mobile