Ter a gestão do estoque preciso é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. Independente do ramo no qual ela está inserida. Esse é um setor vital, que quando mal administrado pode gerar sérios prejuízos e até a perda de clientes.
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E para te ajudar a melhorar a sua gestão, existem algumas práticas facilitadoras. Temos alguns mecanismos de análise que podem contribuir para reorganizar os funcionários, realinhar estratégias e ter mais controle: os indicadores para gestão do estoque. Quer conhecer quais são os principais? Confira o nosso post:
O que você verá no artigo:
1. Cobertura do estoque
Esse é um dos principais indicadores para gestão do estoque. Pois permite medir exatamente por quanto tempo os itens que você tem em inventário serão suficientes para atender a sua demanda sem que haja necessidade de reposição. A grosso modo, ele indica quantos dias, semanas ou meses de estoque temos verdadeiramente à mão.
Para calculá-lo basta cruzar os dados de estoque atual com a previsão de vendas. Mas vale lembrar que essa métrica é sujeita às variações do mercado.
2. Utilização da capacidade de estocagem
Esse indicador serve para medir o nível de utilização da capacidade de estocagem que você possui. Ou seja, o quanto você está utilizando da área disponível para armazenar seus produtos. Pelas práticas do mercado, o ideal seria um valor máximo entre 80 e 90% de ocupação.
O cálculo deve ser feito a partir da sua quantidade total de prateleiras ou posições subtraídas do número de prateleiras ou posições ocupadas e, então, convertendo para porcentagem.
3. Tempo da doca ao estoque
Esse indicador para gestão do estoque serve para medir o tempo transcorrido entre o início da descarga e a disponibilização do material para a separação dos pedidos. Isso permite ver se o setor está fluindo como deveria. Pois envolve desde a chegada dos produtos, passando pelo lançamento da movimentação no sistema. Até a alocação física do material no estoque. A frequência de medição pode ser diária e as melhores marcas do mercado giram em torno de duas horas.
4. Vendas perdidas por falta de estoque
Como já dissemos, um estoque desorganizado pode acarretar um custo elevado e perda de clientes. Os prejuízos não são só pelo valor da venda perdida em si. Mas no prejuízo à imagem da empresa, na insatisfação dos clientes que podem buscar a concorrência e muito mais. Esse indicador ajuda na prevenção desse cenário e foi criado para medir o número de vendas perdidas por falta de estoque. Deve ser lançado pela equipe de vendas e adaptado para cada caso.
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5. Percentual de estoque indisponível para venda
Se você trabalha com materiais frágeis ou perecíveis, o risco de perder produtos se o estoque for mal acomodado e armazenado será grande. Uma equipe mal treinada ou desleixada certamente danos aos produtos e acarretará prejuízos para seu empreendimento.
Essa métrica ajuda medindo o percentual de itens indisponíveis para vendas. Pode ser orçado como o custo do acervo que se tornou indisponível sobre o custo acervo total que você possui.
Esses são alguns dos principais indicadores para gestão do estoque. Eles podem contribuir para que você não tenha prejuízos desnecessários e fazer com que sua empresa funcione com muito mais exatidão.
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Escreva para nós nos comentários!