Os pagamentos digitais são uma das maiores facilidades dos novos tempos, não é? Porém, infelizmente, a evolução da tecnologia também trouxe um lado negativo: os criminosos que se aproveitam dos canais online para aplicar golpes em pessoas físicas ou jurídicas.
O golpe do boleto falso, por exemplo, tem feito muitas vítimas no Brasil. Assim como as ligações, SMS ou mensagens no Whatsapp que induzem o cidadão ao erro, repassando dinheiro aos golpistas.
Neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas para que você fique atento sempre que receber uma cobrança, seja ela por telefone, aplicativo de mensagens ou e-mail.
O que você verá no artigo:
O que é o golpe do boleto falso?
O golpe do boleto falso refere-se a uma prática de criminosos para obter pagamentos que, originalmente, seriam destinados a outras pessoas e empresas.
Ele é feito a partir da adulteração de boletos, sendo encaminhado para o consumidor uma via falsa do documento.
Dessa forma, o cliente imagina que está pagando por um serviço ou produto quando, na verdade, está enviando a quantia direto para a conta do golpista.
Em geral, as pessoas só percebem que foram vítimas da fraude quando são cobradas pelo pagamento que acreditavam ter feito, ou quando o produto comprado não chega em casa.
De quem é a responsabilidade no golpe do boleto falso?
O golpe do boleto falso pode ter diferentes responsáveis, a depender da situação.
Por exemplo: se o documento fraudado for emitido por um banco, a instituição financeira pode ser obrigada a ressarcir o cliente e assumir os danos causados.
Isso pode acontecer porque, segundo o Código do Consumidor, o cliente deve encontrar um ambiente confiável para adquirir bens e serviços.
Portanto, se o boleto falso é emitido pelo sistema do banco, houve uma falha de segurança.
Já se o documento não foi emitido pela instituição financeira, em alguns casos, a loja pode ser responsabilizada pela situação.
Por isso, é muito importante que a empresa, caso seja notificada de ações duvidosas envolvendo seu nome, tome algumas providências, tanto no que refere à justiça quanto na orientação dos clientes.
Segundo a justiça, o consumidor deve conferir o documento antes de fazer o pagamento para evitar os boletos fraudados.
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Como identificar se um boleto é falso?
Identificar um boleto falso não é difícil, mas, na rotina corrida, pode acontecer de você pagar o documento sem perceber que se trata de uma fraude.
Especialmente se você já precisava repassar o valor para outra pessoa ou pagar uma compra, é natural não prestar tanta atenção às informações do documento. No entanto, é justamente esse comportamento que pode te levar a cair no golpe do boleto falso.
Para evitar que isso aconteça, veja os principais perguntas para identificar se o documento é verdadeiro ou não:
1. Por onde o boleto foi enviado?
Se você realizou uma compra ou contratou um serviço de pagamento mensal, fique atento a forma de recebimento do boleto. Se você sempre receber por e-mail, mas neste mês recebeu por Whatsapp (ou outro meio), atenção!
Exceto se a empresa responsável comunicar a mudança, há grandes possibilidades de ser uma tentativa de golpe. Entre em contato com a empresa e confirme a originalidade antes de fazer o pagamento.
2. Dá para fazer a leitura do código de barras?
Os boletos falsos podem apresentar falhas na linha do código de barras. Isso acontece para não ser possível pagar por dispositivos que fazem a leitura do código, sendo necessário digitar manualmente.
3. Os dados do beneficiário estão corretos?
Para aplicar golpes, os criminosos modificam o nome ou os dados gerais do beneficiário no boleto. Pode estar escrito errado, com uma letra a mais ou remeter a algum serviço de cobrança da própria empresa. Por isso, sempre confira os dados com atenção!
Para mais dicas, confira o vídeo do Banco Central do Brasil sobre esse assunto:
O que fazer quando o cliente paga um boleto fraudado?
Se o seu cliente caiu no golpe do boleto falso, ele pode recorrer para ter o ressarcimento do valor. Nesse caso, a responsabilidade pode ser sua ou do banco emissor do documento.
Isso acontece porque você, enquanto empresa, e o banco são os únicos com acesso aos dados do consumidor e a compra feita.
Porém, você pode estar se perguntando, como saber se a responsabilidade é minha ou do banco?
Simples: se o documento foi emitido pela instituição financeira, ela é a responsável. Agora, se o boleto não foi emitido pelo sistema bancário, sua empresa deve assumir os danos causados.
É importante lembrar que o Código do Consumidor exige que as empresas forneçam qualquer informação que o cliente vítima da fraude precisar. Por isso, se receber o contato de um consumidor que pagou o boleto falso, não hesite em ajudá-lo.
Para evitar que sua empresa (e seus clientes) seja vítima dessa fraude, confira algumas dicas importantes abaixo.
3 dicas para evitar que seus clientes caiam no golpe do boleto falso
1. Defina um canal para o envio dos boletos
Determine qual o canal de envio de boletos que sua empresa pretende usar, como e-mail ou WhatsApp.
Claro, isso não significa que você só deve usar esse meio, mas pergunte ao cliente qual o melhor canal para ele, e siga com o escolhido.
Dessa forma, se um cliente prefere receber o documento por e-mail, caso receba o boleto de algum mês por outro canal, certamente ligará o sinal de alerta.
Nesse caso, instrua-o a entrar em contato com sua empresa para confirmar o envio.
2. Informe todos os seus dados e deixe-os disponíveis no site
Uma das práticas dos criminosos é a troca de informações do documento. Portanto, para evitar que o consumidor caia no golpe, deixe-o ciente de todas as informações da sua empresa.
Assim, caso ele perceba uma informação que não condiz com o que foi repassado por você, saberá que pode se tratar de uma fraude.
Também é importante deixar as informações da sua empresa em locais estratégicos, como no rodapé do site. Essa, inclusive, é uma obrigação das empresas exigida pelo Código do Consumidor.
3. Oriente seu cliente sobre o boleto falso
Para evitar que esse tipo de imprevisto ocorra com você e seu cliente, nada melhor do que deixá-lo ciente de o que é o golpe do boleto, como ele acontece e, principalmente, como identificar o documento fraudado.
Para isso, vale a pena produzir alguns materiais para orientar o consumidor, seja um vídeo ou uma cartilha, que demonstre quais as informações que são normalmente alteradas nesse golpe.
Fonte: FEBRABAN
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