Estamos passando por um momento de grandes mudanças. Algumas dessas mudanças podem ser uma ameaça aos pequenos negócios.
O Sebrae elaborou um guia de 5 passos com orientações sobre controle financeiro e como lidar com as dificuldades durante esse período de instabilidade econômica, e o Bling compilou esse conteúdo para você aprender um pouco mais e manter o seu negócio preparado.
As atenções do Brasil e do mundo são voltadas à questões da saúde pública, pois se sabe que um vírus pode escalonar seus casos em questão de dias. Porém, o coronavírus também passou a ser uma ameaça real aos pequenos negócios, a nível mundial e nacional.
Neste momento de instabilidade financeira, retração e incertezas, é preciso entender melhor como realizar o controle das finanças do seu negócio, com o cenário de redução de movimento de clientes resultando em diminuição da produção e do faturamento.
O que você verá no artigo:
Como se preparar para queda na arrecadação de dinheiro?
Toda a empresa, independente do tamanho, precisa ter um controle financeiro mínimo, a ponto de ter uma previsão das despesas fixas e uma média das despesas variáveis para os próximos meses.
Como não temos uma previsão real de quando o retorno ao trabalho ocorrerá – e quando voltará a economia deve se recuperar aos poucos – fica difícil mensurar planos apenas para um período determinado. É preciso ter precaução e planejamento.
Neste ponto, as empresas que já contam com um sistema de gestão ERP online saem em vantagem na organização financeira, para então poder calcular os custos e investimentos fixos para a operação se manter viva neste período.
O passo seguinte é ajustar as despesas de acordo com a situação, evitando gastos e investimentos neste momento, priorizando o que for extremamente necessário. Também é importante negociar aumento de prazos de pagamento, sejam com fornecedores ou com instituições financeiras.
Radar ligado para aumentar o faturamento
Todo o negócio sempre deve estar atento às oportunidades. Porém, em momentos de dificuldades e incertezas como o momento atual, é preciso intensificar esse instinto, pois é ali que muitas vezes saem grandes projetos.
Além disso, também é importante adotar medidas que permitam o aumento de faturamento, como promoções de produtos que já tem no estoque, oferecer serviços de entrega e ampliar as formas de pagamento.
Dicas do Sebrae para gerir o seu negócio em tempos de Coronavírus:
1. Levantamento de despesas:
Separe as suas despesas pelo tipo: salários, aluguel, água e luz, internet, etc. Essas são despesas que mantém o negócio ativo. Já faça uma previsão destes custos para os próximos dois ou três meses a fim de se programar financeiramente.
2. Definição de prioridades
Ao conhecer os valores que devem ser pagos nos próximos meses, é possível ter dimensão de quanto será preciso para continuar com o seu negócio e aplicar ações como novos projetos, diminuição de investimentos, etc. Também vale lembrar que algumas despesas são passíveis de negociação, outras nem tanto, por isso definir as prioridades é fundamental.
De modo geral, aluguel e material para produção são as despesas que mais impactam o negócio.
3. Negociação e prazos
Com uma possível redução de faturamento, é importante ajustar as despesas para conseguir passar pela transição destes meses não previstos.
Negociar com fornecedores, verificar contratos que possam ser ajustado e até negociar com instituições financeiras em caso de dívidas para aumentar o prazo e condições de pagamento.
4. Estratégias e ações
Depois de organizar as questões a pagar, é preciso pensar nas estratégias para enfrentar esse momento e tirar dele boas ações. Estoque parado não é interessante, por isso uma ação imediata é fazer promoções especiais de itens que já tem no estoque, dando ao comprador a vantagem de adquirir o produto agora a um preço mais interessante.
Outra ação é, dependendo do seu nicho de mercado, fazer entregas domiciliares pode ser uma vantagem para quem precisa do produto e para manter ativa a produção (se essa for uma opção).
Também é importante diversificar as opções de pagamento, ser flexível neste momento que todos estão passando por dificuldades e manter contato com clientes através de redes sociais, e-mails ou mensagens.
5. Gestão e fluxo de caixa
Fazer a gestão do fluxo de caixa da sua empresa é importante para considerar as receitas e as despesas e não correr o risco de faltar dinheiro para pagar seus compromissos.
Gerir o seu caixa é fundamental manter a saúde financeira da sua empresa, tanto em momentos de crise, quando em momentos de bons rendimentos.
Organização e gerenciamento remoto para o seu negócio
O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários façam a organização e a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.
São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais.
O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.