A Shopify é uma das principais plataformas de e-commerce do mundo, através dela é possível criar a sua loja virtual e projetar para dispositivos móveis de forma simples e segura. De forma geral, a Shopify dispõe de recursos que auxiliam o seller a construir sua loja e vender na internet.
O Bling permite a integração com a Shopify, integrando produtos, pedidos, estoque, rastreamento, status e categorias.
O que você verá no artigo:
Vantagens da integração Bling + Shopify
A partir do momento que está integrado com o Bling e a Shopify é possível uma série de facilidades, como a importação de pedidos, importação de produtos e sincronização de estoque. Através do Manual do Bling é possível entender mais sobre essa integração.
Passo a passo para a instalação da integração
Para realizar a instalação do Bling em sua loja Shopify, é preciso antes de tudo ter uma conta ativa em cada uma das plataformas.
No caso de os produtos estarem cadastrados na Shopify, e a base de produtos no Bling esteja vazia, é preciso efetuar a importação do canal de venda para o Bling. Caso for o contrário, será necessário efetuar uma exportação de produtos do Bling para a loja Shopify. Se o seu caso é já ter os produtos cadastrados em ambas as plataformas, é preciso verificar se os códigos SKU estão idênticos entre o Bling e Shopify, pois se os códigos estiverem diferentes, a importação/exportação destes produtos irá duplicar os cadastros.
Se o caso for de não existir produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, recomenda-se cadastrar os produtos no Bling e efetuar uma exportação para a Shopify.
Configurações no Bling
Acesse o painel Preferências > Integrações > Configurações de integração com lojas virtuais e Marketplaces. Em seguida, serão listadas todas integrações disponíveis, clique sobre a integração que deseja configurar, para que seja direcionado à área de cadastro. Preencha os seus dados, criando um nome para o novo canal de venda, inserindo a URL da sua loja Shopify.
Após isso, instale o APP do Bling na sua conta do Shopify e valide se a comunicação entre as plataformas está funcionando corretamente, e clicar no botão Testar.
Regras da Operação
Pedidos
Atualize o status do pedido na loja Shopify com base no status equivalente do sistema: em aberto, Atendido e Cancelado, seja também refletido no pedido da loja.
Nessa etapa é importante marcar a opção enviar notificação de email e realizar o estorno de estoque caso o cliente cancelar o pedido. Na data escolha a Data do Pedido, para que os pedidos no Bling mantenham a mesma data da loja Shopify, ou escolha a opção Data Atual para sempre considerar a data atual.
Produtos
Marque opção Atualizar o estoque no Shopify, se desejar que o estoque do Shopify seja atualizado a partir de lançamentos de estoque no Bling.
Campos Personalizados
Estes são campos que não existem por padrão na plataforma Shopify. Eles são comumente adicionados na loja para complementar determinado cadastro, estendendo e adaptando esta para que possa ser utilizada em diversas e diferentes áreas de negócio. O Bling faz um mapeamento de determinados campos que possuem equivalência com os cadastros atuais do sistema, ou seja, para alguns campos existente no Bling, é possível adicionar um respectivo na Shopify e realizar um mapeamento destes, para que estes campos sejam interpretados e importados para o sistema.
Importação de produtos
Para realizar a importação de produtos da Shopify, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, existe uma opção no menu direito chamada Importar Produtos Multiloja, e é esta opção que você deve clicar. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de importação. Ao final do mesmo, será mostrado o resultado da importação.
Exportação de Produtos
Da mesma forma que na importação, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, onde devr selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação.
Produto Simples
Para realizar a Exportação de produtos Simples para a Shopify, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, onde se deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação.
Produto Variação
No caso de produtos com Variação para a Shopify, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem você deve selecionar apenas os produtos pais dos produtos que deseja enviar para a plataforma, e em seguida clicar na opção Exportar Produtos Multiloja. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de exportação.
Sincronização de Estoque
Sempre que falamos em integração de plataformas, a sincronização do estoque é uma parte muito importante. Neste caso, acesse Cadastros e em seguida Produtos, no qual será redirecionado para a tela de gerenciamento de produtos. Na tela de produtos, será exibido a listagem de produtos, através dessa listagem se deve selecionar os produtos que deseja enviar para a plataforma e em seguida clicar na opção Sincronizar Estoque do Sistema na Loja Virtual, localizada no menu lateral direito. Após o clique, abrirá uma janela para que seja selecionado a configuração de canal de venda o qual iniciará o processo de sincronização.
Importação de pedidos
Para realizar a importação de pedido da Shopify, acesse Vendas e em seguida Pedido de Venda Multiloja, no qual será redirecionado para a tela de importação de pedidos. Refine a busca e selecione a configuração do canal de venda, e clique em Visualizar, para que seja listado os pedidos da sua loja. Com a listagem na tela, basta selecionar os pedidos a serem importados e na sequência clicar em Importar Pedidos Selecionados para que seja iniciado o processo de importação. Com o Bling, a integração é ajustada no início da operação e depois acontece de forma automatizada. É simples e prático.
Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio!