Apesar da obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para todo varejo registrado com inscrição estadual, exceto os caracterizados como MEI (Microempresa Individual), algumas lojas virtuais ainda pecam nesse quesito colocando em risco a própria atividade.
Um bom e-commerce, que tenha planos de crescimento sustentável reais deve ter todo cuidado para a realização de uma gestão contábil e fiscal eficiente, que emita corretamente todas as Notas Fiscais necessárias, de forma que tudo o que é comprado pela empresa junto aos fornecedores tenha sua saída documentada, quando acontece a venda.
Só assim é possível garantir que o estabelecimento não seja autuado por sonegação de impostos, uma mancha que pode macular toda a credibilidade da sua loja e, dependendo da gravidade, decretar o fim da mesma.
E aí vêm as perguntas: como está a sua gestão contábil e fiscal? Você emite notas com facilidade em todas as vendas? Já se adequou à nova NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)?
Se a resposta é NÃO, saiba que é hora de regularizar toda essa situação, e um bom Sistema integrado de gestão empresarial, ou ERP pode te ajudar, a melhorar sua gestão contábil:
O que você verá no artigo:
Fluxo de informações ágil e integrado
Uma das grandes vantagens em ter um ERP para a gestão do seu e-commerce é a integração de todas as informações referentes às operações da loja de maneira orgânica, e isso facilita muito a gestão contábil.
O ERP possibilita uma comunicação entre todas as instâncias da loja, desde a entrada de produtos em estoque, sendo possível fazer uma gestão precisa, relacionando e cruzando os dados referentes ao que entra no estoque, por quanto entrou e quando entrou e tudo o que saiu, com as vendas, sendo que a baixa no estoque é automática.
E isso acontece de maneira simples: um bom sistema ERP permite que todas as notas fiscais de compra junto aos fornecedores sejam lançadas no sistema e, com apenas esse passo, o estoque seja atualizado simultaneamente.
Da mesma forma, para cada nova venda, o estoque é atualizado e todos os dados da venda são convertidos automaticamente em dados para a criação da Nota Fiscal, sem que haja risco de duplicidade, ou mesmo de lançamento de valores errados.
Agilidade na emissão da nota
Toda essa integração viabiliza e facilita a emissão da nota na medida em que os dados referentes a cada venda são integrados, o que garante a inserção rápida e correta das informações da venda na hora da emissão. Além disso, o sistema é capaz de calcular todos os impostos (ICMS, IPI, PIS etc) automaticamente.
Sem um ERP a emissão da Nota fica totalmente a cargo do lojista, que deverá utilizar o emissor gratuito da Secretaria da Fazenda e preencher manualmente todos os campos, operação que toma entre 10 e 20 minutos e, claro, é passível de erros, absolutamente inviável para um e-commerce que pretenda um médio a alto volume de vendas.
Com um sistema de gestão o arquivo da Nota, em formato XML, é enviado diretamente para a SEFAZ e a impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal (DANFE) também acontece na hora. Além disso, é possível enviar via e-mail a Nota e também disponibilizar o acesso à Nota online, na própria loja. Simples, certo?!
Se você tem alguma dica sobre gestão fiscal e contábil de e-commerce, compartilhe com a gente!