Micro e pequena empresa

Quando uma micro e pequena empresa está se consolidando no mercado, não há mais espaço para controles subjetivos. Baseados na memória e em planilhas desconectadas. É preciso profissionalizar o negócio e investir em ferramentas que facilitem o trabalho e organizem todo o volume de informações geradas pela empresa.

Uma dessas ferramentas é o ERP: Enterprise Resource Planning, ou Software de Planejamento de Recursos Empresariais. Essa ferramenta permite organizar todos os processos da sua PME, contribuindo para uma maior produtividade da sua equipe bem como para resultados mais efetivos para a sua empresa. Descubra, no post a seguir, exatamente o que o ERP pode fazer pela gestão da sua PME:

Centralização de informações e controles

Ao invés de manter cada controle em um local ou arquivo diferente, no ERP, você pode centralizar tudo! Otimizando os processos internos à medida em que o software faz a distribuição das informações de acordo com o necessário e alimentando relatórios gerenciais de todas as áreas da sua empresa. Dessa forma, o resgate de dados e informações fica mais fácil. Você tem em mãos o controle adequado da performance da sua empresa no mercado.

Automatização de processos

Como o ERP é uma ferramenta integrada, que pode ser agregada a outras soluções da sua empresa, os processos são otimizados e se tornam automatizados, liberando sua equipe para realizar ações mais estratégicas. Também reduzindo custos de contratação de pessoal para dar conta das demandas internas.

Maior segurança da informação

Os dados lançados no computador sempre estão sujeitos a acidentes e perdas, mas, com o ERP, a informação fica segura, pois o backup realizado diariamente permite que você resgate os dados e dê continuidade à sua operação sem maiores impactos.

Emissão de nota fiscal eletrônica

Para empresas que trabalham diariamente com emissão de notas fiscais, um ERP traz agilidade e segurança na emissão de NF-e. Já que o software é completamente compatível para integração com o CRM.

Controle de estoque

O estoque faz parte do capital ativo da empresa, e deve ser controlado como se fosse um investimento. Como o ERP faz todo o controle do estoque integrando-o ao financeiro, garante a otimização de recursos e a redução das perdas da empresa. Além disso, a utilização de um sistema automatizado no controle de estoque diminui drasticamente os riscos de erros.

Emissão de boleto bancário

Facilidade que pode colocar micro e pequena empresa em vantagem no mercado, o ERP também possibilita a emissão de boletos bancários e o controle de pagamentos e cobranças, gerando maior confiabilidade nos processos de compra e venda.

Integração com outras plataformas

Para ter uma solução completa para a sua empresa, é preciso dispor de várias ferramentas. Por isso o ERP pode ser facilmente integrado ao seu e-commerce e a outros utilitários empregados por ele. Essa união é o que fará da sua PME um sucesso, já que, dessa forma, todos os esforços estarão concentrados em um único objetivo: resultados.

Se você ainda deseja saber mais a respeito das potencialidades do ERP para micro e pequena empresa, fique atento ao nosso blog. Não se esqueça de comentar, compartilhando suas dúvidas e suas experiências!