Ícone do site Blog do Bling

O que é patrimônio social? Veja o que ele representa!

patrimonio social

Todo empreendedor precisa estar atento ao seu patrimônio social, de forma que a sua empresa possa se sustentar, caminhar e desenvolver o seu trabalho de forma segura.

O conceito é muitas vezes confundido com capital social, mas como o nome já sugere, eles não são a mesma coisa.

Contudo, dominar esses termos é fundamental se você deseja e precisa fazer uma gestão financeira mais assertiva, inteligente e alinhada às demandas fiscais.

Por isso, criamos este conteúdo que responde a perguntas, como:

Então, se você tem dúvida sobre esses tópicos, continue lendo e aprenda mais sobre esses assuntos tão importantes para sua gestão.

O que é patrimônio social?

O patrimônio social é a soma de todos os bens de uma sociedade, incluindo o capital social, os lucros , seus ativos fixos, como prédios, máquinas, equipamentos e estoque, bem como ativos intangíveis, como marca, patente e direito autoral.

Uma característica importante do patrimônio social é que ele não é um valor estático, ou seja, ele muda conforme o momento e a saúde financeira da companhia.

O que é capital social?

Capital social é o nome que usamos para os recursos financeiros disponibilizados pelos proprietários no momento da criação da empresa. Não é preciso que o valor investido por cada sócio seja o mesmo, e é possível fazer aportes extras ao longo da vida da companhia, bem como a retirada de capital social.

Isso significa que o capital social é o valor que os sócios investem para abrir e colocar a ideia em funcionamento. 

Afinal, é muito difícil abrir um negócio sem fazer qualquer tipo de investimento.

Quando esse valor tem como origem o patrimônio dos sócios, ele é chamado capital social. 

Leia também: Capital Social: o que é e como definir

Qual a diferença entre capital social e patrimônio social?

O capital social é uma parte do patrimônio social, correspondendo apenas aos aportes dos sócios e acionistas. Já o patrimônio social é tudo aquilo que compõe a sociedade, somando então bens, estoque, equipamentos, valor da marca e mais.

Qual a diferença entre patrimônio social e patrimônio líquido?

O patrimônio social refere-se ao conjunto de recursos financeiros, bens e direitos. Já o patrimônio líquido é a diferença que existe entre estes ativos e passivos. Ou seja, é o resultado da subtração dos bens da empresa de seus passivos.

A fórmula para calcular o patrimônio líquido é:

Ativos (bens e direitos) – Passivos (obrigações) = Patrimônio Líquido

Termos financeiros que podem ser interessantes você aprender

Ativos e passivos são apenas dois termos financeiros em meio a dezenas. Todavia, é essencial dominá-los para evitar erros ou falta de controle. Por isso, criamos um pequeno glossário com alguns nomes que você precisa monitorar e conhecer.

Ativos

Os ativos são tudo aquilo que a companhia possui de valor econômico, podendo ser:

Ou seja, é tudo aquilo que, cedo ou tarde, pode ser convertido em dinheiro.

Passivos

Os passivos representam as obrigações financeiras. Isto é, todas as dívidas, compromissos e obrigações que a organização possui com terceiros como fornecedores, governo e mais. 

Os passivos incluem, por exemplo:

Liquidez

A liquidez é um indicador financeiro que mede a capacidade de fazer pagamentos a curto prazo, considerando a disponibilidade de recursos no presente.

Dizemos que há liquidez quando é possível transformar ativos em dinheiro, em pouco tempo.

Se a empresa tem um bom volume de ativos com boa liquidez, ela tem mais chances de pagar as contas do mês sem atraso. 

Um exemplo de um ativo com boa liquidez é o estoque de produtos. 

Caso seja necessário gerar receita rapidamente é possível, por exemplo, fazer uma superpromoção e ter acesso rápido ao capital. 

Entretanto, se o patrimônio estiver alocado em imóveis, essa liquidez diminui, concorda? 

Basta pensar que é muito mais difícil vender, por exemplo, um veículo do que os produtos que estão em seu armazém. 

Capital de giro

O capital de giro é a quantidade de recurso financeiro que você precisa para manter sua atividade operacional, com o pagamento de salários, fornecedores, contas básicas e seus custos fixos e variáveis.

Este é um indicador muito importante para a saúde financeira, porque problemas com capital de giro podem ser muito perigosos para a continuidade do negócio.

Lucro líquido

Lucro líquido é o valor que sobra das receitas, após deduzir todos os seus custos e despesas, incluindo os impostos e encargos.

Ele também é outro indicador importante da saúde financeira, demonstrando a capacidade que ela possui em gerar lucro.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre patrimônio social e suas diferenças em relação a outros termos, é hora de começar a trazer tudo isso para a sua gestão e se profissionalizar ainda mais.

Sabe o que mais pode te ajudar? Um software de gestão completo capaz de otimizar e facilitar o seu trabalho como empreendedor. Para isso, nós te apresentamos o Bling!

Com configurações simples, é possível automatizar uma série de processos em sua empresa. Logo, proporciona que pequenos empreendedores possam utilizar seu tempo com o que interessa, buscando oportunidades, analisando resultados e tomando as decisões certas.

Alguns dos recursos que você vai encontrar:

Para ter acesso a tudo isso, com preço que cabe no seu fluxo de caixa, acesse o site do Bling! e conheça o sistema completo, que reúne tudo o que você precisa para a gestão do seu negócio em um só lugar. 

Conheça as funcionalidades que o programa pode te oferecer e escolha o plano ideal para você.

Sair da versão mobile