O modelo marketplace está cada vez mais pulverizado e consequentemente surgem novos canais de vendas para lojistas e fabricantes aderirem as vitrines e anunciarem seus produtos.

Não é de se espantar, já que as oportunidades das grandes vitrines da internet não são apenas o volume de tráfego que elas trazem dentro dos seus sites, mas existem outros micro-serviços agregados que são os grandes diferenciais dessas plataformas. Por exemplo: Serviços de fretes exclusivos com menor custo, empréstimos para fluxo de caixa aos lojistas, categorias de nicho no mercado brasileiro, etc…

Com tantas opções de vitrines na internet, surge a dúvida:

Qual é o melhor canal de vendas para anunciar os produtos e vender mais no e-commerce?

O Primeiro passo é olhar para o seu negócio e não para as opções de marketplace.

Entender qual é o seu mercado e público alvo é o primeiro passo para descobrir os melhores canais de vendas. Algumas perguntas podem te ajudar a definir as melhores escolhas:

  • Quais são as categorias que você trabalha?
  • Você vai trabalhar com produtos originais ou multimarcas?
  • Você emite NFe?
  • Você fabrica esse produto, ou trabalha com estoque?

Essas quatro perguntas simples poderão ajudar na decisão, já que, definindo as categorias que você vai trabalhar, você poderá mapear quais são os canais potencias de marketplace que trabalham com essas categorias.

Exemplo: Materiais para construção;

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Tem tudo a ver com o marketplace da Leroy Merlin que é uma rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração e jardinagem.

Outro Exemplo: Móveis e Decoração;

fachada da loja das casas bahia

Essa categoria tem vários canais que tem boa procura, entre eles estão por exemplo: Casas Bahia (Via Varejo)Mercado Livre e Americanas (B2W).

Sobre produtos originais e multimarcas, trabalhar com produtos de marcas conhecidas não é fácil, já que a concorrência é grande, muitas vezes temos a própria fabricante atuando nesses canais de forma direta ou como Sellers no marketplace. E por outro lado, temos cada vez mais, produtos da China invadindo as vitrines no Brasil, por isso os itens multimarcas.

Nesse caso, você precisa entender quais são os canais que você poderá anunciar cada um desses itens.

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Exemplo: O marketplace da Dafiti (GFG Group), só aceita produtos de marcas exclusivas, ou seja, você não poderá vender produtos da marca Lacoste, se existe a marca cadastrada no site ou é representada por outro Seller.

Emissão de Nota Fiscal, é obrigatória na maioria dos canais de vendas, temos algumas exceções em canais como o Mercado Livre que trabalha também com produtos usados (semi-novos) além do Mercado Livre, temos outros canais como OLX e AmazonBrasil, que não obrigam o anunciante a emitir NFe. Porém a grande maioria são obrigatórios a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, por isso é importante formalizar sua empresa para não ter um impasse para entrar em novos canais de marketplace.

Você que fabrica ou produz algo e quer vender nessas vitrines, também poderá se ajustar para ter uma quantidade mínima de estoque, já que os canais de vendas estão buscando cada vez mais, agilidade na entrega dos produtos. Assim o ideal é você ter estoque físico para canais como o Mercado Livre que obriga a postagem em até 24 horas, assim como a Amazon Brasil.

Mas temos canais que aceitam o prazo adicional de produção, mais conhecido como “CrossDocking”, onde você pode estipular um prazo de fabricação que é somado ao tempo de entrega do produto. Exemplo de marketplace que aceita o prazo adicional: B2W, grupo que administra as 3 bandeiras, Americanas, Submarino e ShoptimeCissa Magazine e alguns outros.

Hoje existem +30 grandes vitrines de marketplace e mais algumas dezenas de canais de nicho, onde as categorias são específicas ou fechadas a um certo público alvo específico.

Antes de começar a expor seus produtos, é muito importante essa análise individual por canal, dessa forma você fará as melhores escolhas e o seu resultado final em vendas será muito melhor.

Sobre o autor

Leandro tem experiência com varejo, e-commerce e Marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de Marketplace para grandes marcas. Atualmente está no ANYMARKET, responsável pelas contas estratégicas na plataforma.

ANYMARKET é uma plataforma de vendas em marketplaces, criada e desenvolvida pelo Grupo DB1 para atender ao universo de e-commerce. Hoje, possui mais de 1.400 lojas ativas e mais de 30 integrações com marketplaces. 

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