Ícone do site Blog do Bling

Retenção de clientes: chave do sucesso empresarial

planejamento-estrategico

As empresas estão tão preocupadas em conquistar novos clientes que muitas vezes se esquecem de manter os clientes que já compram seu produto ou serviço. Por isso, a retenção de clientes é fundamental para continuar crescendo.

Um dos nomes mais conhecidos do marketing, se não for o mais conhecido, Philip Kotler, resumiu em uma frase a importância da retenção de clientes: “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual”. O que é um fato importante, por isso, veja algumas dicas importantes para manter uma boa relação com os seus clientes e mantê-los fiéis.

LEIA TAMBÉM: Marketing Direto: entenda o conceito e como usar em sua estratégia

Entenda o que é retenção de clientes

Retenção de clientes nada mais é que manter os seus clientes fiéis a sua marca, com uma construção positiva e de confiança, assim quando tratar do segmento que seu negócio atua ele lembrará logo da sua empresa.

Para que isso seja feito as empresas investem em diversas ferramentas e usam estratégias para conquistar clientes, mas os gastos costumam ser altos e a segmentação nem sempre é assertiva para conquistar a permanência desse público.

O nosso conteúdo foi construído justamente para isso, ajudar a criar uma relação e melhorar a retenção de clientes. Continue lendo nossas dicas.

Com quem você está falando?

Saber com quem está falando é importante para definir a sua estratégia. Por isso, conheça de fato o seu cliente e onde ele está. Faça pesquisas e analise todos os dados para conhecer o perfil de quem usa o seu produto ou serviço.

Com esses dados é mais fácil ser assertivo, saber com quem está falando ajuda a definir todas as estratégias de marketing, você consegue definir maneira de falar, escrever, agir, etc.

Esteja presente

Muito mais do que sempre tentar empurrar um produto é estar presente no dia a dia do seu cliente. Seja com uma oferta especial, um conteúdo de qualidade sobre a área que atua, ou então com um ótimo relacionamento de atendimento e suporte. Se conseguir fazer todos, melhor ainda.

Saiba o que ele realmente quer

Para conseguir a retenção de clientes e mantê-los fiéis ao seu negócio é importante seguir os passos acima e também não deixar de ouvir o que ele espera do seu negócio e o que é preciso fazer para melhorar. Essa conversa é fundamental para conquistar a sua fidelidade.

Claro, não pode generalizar e adequar todos os pedidos. Para isso, é fundamental separar o que vale e o que não vale para o bom andamento do negócio. Procure aceitar as sugestões e valorizar a relação com todos os clientes.

Ser transparente e passar confiança para o público é fundamental para criar boa estratégia de retenção de clientes. Por isso, seja ético nos processos e coloque em prática nossas dicas.

LEIA TAMBÉM: Importância do ERP para sua empresa

Gostou de nosso conteúdo? Tem alguma dica que não foi citada que utiliza para reter os seus clientes? Compartilhe nos comentários!

Sair da versão mobile