É comum encontrar diversos tipos de marketing, dentre os mais tradicionais está o marketing direto. Mas você sabe o que realmente é?
O marketing direto é uma das melhores ferramentas que empresas utilizam para manter relacionamento direto com seus leads e clientes. Pois ele prevê diversas ações que não dependem de terceiros para funcionar.
Entenda:
O que é marketing direto?
Marketing Direto é a técnica de comunicação com o objetivo de atingir o público alvo diretamente, ou seja, sem intermediários. Isso significa que com essa ferramenta as empresas conseguem atingir aquelas pessoas que já se interessam pelo produto, assim não parte do zero. E é isso o que mais se destaca nessa abordagem.
Com isso os custos podem ser menores e os resultados mais rápidos, já que as campanhas costumam levar um ar de urgência a fim de converter mais clientes.
Principais ferramentas:
- Mala direta;
- Folhetos explicativos;
- Telemarketing;
- E-mail marketing
- Venda pessoal;
- Venda por catálogo;
- Mobile Marketing;
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Como utilizá-lo na empresa:
Agora que já sabe o que é o marketing direto e algumas das suas principais ferramentas. É preciso compreender como utilizá-lo em sua empresa, para assim criar campanhas bem sucedidas.
Identifique o público alvo:
como o marketing direto trabalha, principalmente, com quem já se interessa pela marca, procure ferramentas como o ERP, que concentra dados de clientes. Assim é possível ter noção de dados como: e-mail, telefone da empresa e o contato. Além disso, antes de fazer alguma campanha verifique as permissões para mandar e-mail marketing, ligações, etc. Para não tornar esse contato algo ruim para o cliente.
Melhor abordagem:
Agora com os dados de público é mais fácil traçar a abordagem ideal. Nessa etapa observe detalhes importantes como a idade e as preferências do público, que vão ajudar a definir se irá fazer ligações, e-mail marketing, dentre outras.
Quais ferramentas irá usar:
Defina quais as ferramentas vai utilizar, pois existem diversas que fazer e-mail marketing, por exemplo. É preciso saber perfeitamente a utilização do que for usar nas estratégias.
Saiba usar o senso de urgência:
No marketing direto é fundamental usar senso de urgência, para mostrar para o cliente sua necessidade de ter o produto oferecido. Busque técnicas que casem o seu produto ao seu cliente.
Faça testes:
No primeiro momento é importante se basear em testes, para assim saber se existem falhas em segmentação, abordagem e outros.
Mensure os resultados:
Tão importante quanto o desenhar de toda campanha é verificar os seus resultados. Com eles você medirá se partiu para o lado certo ou se precisa readequar para as próximas campanhas.
O marketing direto é uma estratégia que tem bom retorno quando bem feito, por isso parta do começo. Conheça o seu público e busque as ferramentas ideias para que o retorno da campanha seja bom para a empresa.
Tenha sempre também uma boa relação com o cliente, assim fica mais fácil de saber o que ele procura e deseja.
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