É comum encontrar diversos tipos de marketing, dentre os mais tradicionais está o marketing direto. Mas você sabe o que realmente é?

O marketing direto é uma das melhores ferramentas que empresas utilizam para manter relacionamento direto com seus leads e clientes. Pois ele prevê diversas ações que não dependem de terceiros para funcionar.

Entenda:

O que é marketing direto?

Marketing Direto é a técnica de comunicação com o objetivo de atingir o público alvo diretamente, ou seja, sem intermediários. Isso significa que com essa ferramenta as empresas conseguem atingir aquelas pessoas que já se interessam pelo produto, assim não parte do zero. E é isso o que mais se destaca nessa abordagem.

Com isso os custos podem ser menores e os resultados mais rápidos, já que as campanhas costumam levar um ar de urgência a fim de converter mais clientes.

Principais ferramentas:

  • Mala direta;
  • Folhetos explicativos;
  • Telemarketing;
  • E-mail marketing
  • Venda pessoal;
  • Venda por catálogo;
  • Mobile Marketing;

LEIA TAMBÉM: Como elaborar um plano de marketing eficiente para PMEs

Como utilizá-lo na empresa:

Agora que já sabe o que é o marketing direto e algumas das suas principais ferramentas. É preciso compreender como utilizá-lo em sua empresa, para assim criar campanhas bem sucedidas.

Identifique o público alvo:

como o marketing direto trabalha, principalmente, com quem já se interessa pela marca, procure ferramentas como o ERP, que concentra dados de clientes. Assim é possível ter noção de dados como: e-mail, telefone da empresa e o contato. Além disso, antes de fazer alguma campanha verifique as permissões para mandar e-mail marketing, ligações, etc. Para não tornar esse contato algo ruim para o cliente.

Melhor abordagem:

Agora com os dados de público é mais fácil traçar a abordagem ideal. Nessa etapa observe detalhes importantes como a idade e as preferências do público, que vão ajudar a definir se irá fazer ligações, e-mail marketing, dentre outras.

Quais ferramentas irá usar:

Defina quais as ferramentas vai utilizar, pois existem diversas que fazer e-mail marketing, por exemplo. É preciso saber perfeitamente a utilização do que for usar nas estratégias.

Saiba usar o senso de urgência:

No marketing direto é fundamental usar senso de urgência, para mostrar para o cliente sua necessidade de ter o produto oferecido. Busque técnicas que casem o seu produto ao seu cliente.

Faça testes:

No primeiro momento é importante se basear em testes, para assim saber se existem falhas em segmentação, abordagem e outros.

Mensure os resultados:

Tão importante quanto o desenhar de toda campanha é verificar os seus resultados. Com eles você medirá se partiu para o lado certo ou se precisa readequar para as próximas campanhas.
O marketing direto é uma estratégia que tem bom retorno quando bem feito, por isso parta do começo. Conheça o seu público e busque as ferramentas ideias para que o retorno da campanha seja bom para a empresa.

Tenha sempre também uma boa relação com o cliente, assim fica mais fácil de saber o que ele procura e deseja.

LEIA TAMBÉM: Empreendedorismo: 7 e-books que todo gestor deve ler

Gostou do nosso conteúdo sobre marketing direto? Se ficou com alguma dúvida deixe pra gente nos comentários que respondemos!