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5 tendências do e-commerce para ficar de olho

homem de perfil, segurando um binóculo sob os olhos, afim de visualizar as tendências do e-commerce

Nos dias de hoje todos os cenários correm em busca de transformações constantes, tanto da forma de fazer e quanto na forma de pensar. Quando falamos em comércio eletrônico essas transformações são ágeis e cada vez mais disruptivas. Isso se deve pelo fato de ser uma forma relativamente nova de consumo, mas principalmente, por ser um formato que comprova estar em constante crescente a cada período analisado.

Estamos nos aproximando de uma virada de década importante, a chegada dos anos 2020. E as tendências e novidades na área do e-commerce não param de surgir, já que será o ano em que os Marketplaces serão responsáveis por 40% do mercado de varejo. Separamos 5 grandes tendências que prometem dominar o mercado dentro do próximo ano, confira:

1) Assistentes virtuais

Muito já se falou sobre o assunto dos assistentes virtuais nos últimos anos. Diversas marcas lançaram atendimento inteligente e o consumidor se acostuma ao atendimento por chatbots, devido a praticidade e agilidade das demandas. Algumas empresas já alegam que além de otimizar o atendimento, os bots diminuem o fluxo de solicitações repetidas. Portanto, apostar em bots de atendimento é uma estratégia que tem dado certo e economiza tempo e dinheiro da empresa. Caso não for a opção, algumas ferramentas como o Whatsapp business ou o Facebook para empresas, podem agilizar o atendimento inicial.

2) Mobile e omnichannel

O mercado é controlado pelo consumidor, que busca experiências no espaço virtual mais também no espaço físico. Por isso, o fato de seu produto estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, faz o consumidor se aproximar da compra. É preciso ser omnichannel, seja por redes sociais, lojas virtuais, físicas, através de ações de experiências de compra e venda. Isso também é uma consequência do fato de o mobile ser responsável pela expansão das vendas online, através da popularização do smartphone.

3) Integração

Para estar presente em canais variados, é preciso estar integrado às plataformas. A Internet das Coisas (IoT), visa conexão direta com o consumidor, onde quer que esteja. Isso abre portas para a Inteligência Artificial (IA) e a automatização da experiência de compra do consumidor. Outro fator é ter as lojas virtuais integradas aos marketplaces, que são os locais onde o cliente busca a confiança da compra. O Bling é um sistema de gestão que integra seu e-commerce aos maiores players do mercado, sem perder o controle de estoque e questões administrativas da empresa. Aposte na automatização dos processos manuais e ganhe mais tempo para se envolver com novas campanhas de venda que irão colocar seu negócio em destaque.

4) Logística otimizada

A experiência de compra, tão estimada pelo consumidor, está diretamente ligada ao processo de logística: o recebimento da compra. No Brasil, isso vem passando por processos de melhorias, devido a rede de transporte pouco variada. Mas algumas soluções são cada vez mais utilizadas, como os ‘pontos de retirada’ de produtos, ou seja, compra no site, retira na loja. Isso diminui o preço do frete e torna a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as empresas. Essa descentralização logística projeta ainda mais a experiência do consumidor online e off-line.

5) Voice Search Marketing

A pesquisa através de voz já é uma realidade, estima-se que até 2020, o meio será responsável por metade das pesquisas de compra realizadas através Google. Esse comportamento é acelerado pelos assistentes pessoais, que identifica a necessidade e realiza pesquisa segundo comando de voz. É válido sua estratégia de canais estar preparada para atender este consumidor, já que o e-commerce que mais se beneficiará dessa tendência.

Quando falamos em tendências, é claro que sempre se deve avaliar quais estratégias fazem sentido ao seu negócio. É importante gerar valor através da confiança com os produtos que o seu e-commerce é especialista. O consumidor ganhou voz na internet e é essa voz que pode propagar as boas e também as más impressões das lojas. Ganhe a confiança do consumidor e ele mesmo será porta-voz do seu negócio.

Automatizar é a grande tendência

Portanto, principalmente quem trabalha no meio online, como é o caso do e-commerce, não pode estar alheio às tendências e modificações do nosso tempo. O mercado quer novidades constantes e o consumidor é quem dita as regras nesse sentido, buscando facilidades de compra, agilidade na entrega e modernidade nos processos.

Por isso, o empreendedor deve dispor de tempo e energia para projetar novas estratégias ao negócio e deixar as tarefas manuais de gestão automatizadas. Fazer a gestão da sua loja virtual através de um sistema de gestão como o Bling! torna o trabalho mais produtivo e assertivo, desde o cadastro dos produtos, controle de estoque até a logística e integrações. Faça um teste grátis de 30 dias e confira as facilidades dos processos e ganhe mais autonomia para gerir seu negócio.

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