A forma de consumir mudou. Isso é um fato. O comércio está em transformação e o e-commerce é a aposta das grandes marcas para vender mais e proporcionar ao cliente ótimas experiências de compra. A praticidade de poder escolher por produtos no conforto de casa, ou na hora do intervalo do trabalho através do seu smartphone, pelo mobile, é sem dúvida uma tendência que veio para ficar.

O consumidor de e-commerce no Brasil dispõe das características de consumidores dessa modalidade em todo o mundo: é imediatista e mais impulsivo. Quer comprar na hora que quiser e onde quiser. Outro comportamento muito marcante dos consumidores do país é a compra parcelada, que dissolve o valor total em pequenas quantias mensais, e nisso as compras via cartão de crédito facilitam bastante as compras. De olho no consumidor e nas tendências do mundo do e-commerce, separamos algumas dicas para quem quer ter sucesso na sua loja virtual e crescer como empreendedor de e-commerce. Cuidando dos pequenos detalhes o retorno é mais eficiente, confira:

1) Estude seu nicho de mercado

Não é por que o comércio virtual é amplo que você não deve fazer pesquisa de mercado. É importante ver outras lojas, o que estão fazendo, quais as táticas de marketing e as promoções. O e-commerce está cheio de grandes varejistas, não existe outra maneira de competir sem estar qualificado, com preços atraentes e estratégias de venda bem definidas. Para isso: estude, observe e coloque em prática suas ideias.

2) Garanta suporte ao consumidor

Para crescer no mercado virtual, também vale lembrar que o consumidor está cada vez mais interessado no que as marcas são e fazem, antes de finalizar o pedido. Por isso, ferramentas para estreitar as relações com o consumidor, como redes sociais, remarketing, newsletter, são tão interessantes para gerar conversões em vendas no futuro. Mostrar que está preocupado com a qualidade do produto e do atendimento é fundamental para fidelizar o cliente.

3) Tenha um site atraente e eficaz

Dispor de uma plataforma eficiente, que seja simples e não trave, e que tenha um layout intuito é importante para não complicar no momento em que o consumidor está navegando no site, pesquisando os produtos e principalmente quando está finalizando a compra. Contrate uma plataforma de boa qualidade e personalize o design, é uma forma de diferenciar o seu negócio logo de cara. Nesta área, também valorize as imagens e descrições dos produtos. As vendas estão diretamente ligadas a este fator.

4) Precificação e logística

Antes de definir os preços dos produtos considere também estar com preços competitivos se comparado aos concorrentes. Desta forma, com toda a boa experiência que seu site e seu atendimento irá proporcionar, a escolha pela sua loja será mais certeira. O cenário atual do varejo eletrônico no Brasil analisa o perfil de um e-consumidor exigente, que faz pesquisa de preços e compara benefícios, como promoções, brindes e frete grátis ou entrega rápida. A logística é fundamental, aos olhos do consumidor, para voltar a comprar na loja. Garanta a melhor experiência: entrega rápida e dentro do prazo estimado. Nesse sentido, dar opções variadas quanto a formas de pagamento é outra forma de se diferenciar. Além de parceria com as mais variadas bandeiras de cartão de crédito, é bom oferecer a opção de pagamento à vista, no débito, ou boleto.

5) Integre-se a marketplaces

Uma forma de garantir mais visibilidade a sua loja é integrar-se a marketplaces. Eles são grandes lojas virtuais onde os varejistas podem vender seus produtos e o consumidor chega de forma mais rápida. Para isso utilize um ERP como o Bling para fazer a integração da sua loja virtual. A integração com marketplaces ajuda no crescimento do seu negócio, já que é possível atingir um público diversificado e diferentes nichos de mercado. Através desse recurso é possível importar seus pedidos de venda de forma facilitada e rápida além de sincronizar o estoque automaticamente.

Quem vende em loja virtual deve ser estar atento às tendências de mercado e novidades, já que o setor se modifica com rapidez e o consumidor se conecta com quem lhe proporciona as melhores experiências. Vale sempre adequar seu site, seu atendimento, sua entrega com o objetivo de fidelizar seu público para possibilitar novas vendas.

Além de integrar aos marketplaces, o Bling é um grande aliado para quem trabalha no e-commerce: desde a organização do estoque, previsão de compras e vendas, controle de fluxo de caixa emissão de notas fiscais e até boletos. Isso tudo podendo ser acompanhado em tempo real também através de dispositivos móveis, tornando o trabalho mais intuitivo e facilitado. Faça um teste grátis por 30 dias e confira todos os benefícios de organizar o seu negócio de forma simples e ainda fazer sucesso com a sua loja virtual integrada aos maiores players do mercado de e-commerce.