O e-commerce brasileiro não para de crescer e tem atraído muitos lojistas e empreendedores para vender on-line. Em 2020, 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras pela internet, enquanto 7% compraram on-line pela primeira vez (Mastercard e AMI).

Diante de um mercado tão promissor e competitivo, saber como vender on-line é essencial para direcionar as suas estratégias e os investimentos no mercado digital. Esse conhecimento também auxilia no planejamento de vendas para criar uma experiência de compra positiva para o cliente.

E para te ajudar, no artigo de hoje, vamos trazer algumas dicas essenciais para quem quer começar a vender on-line. São dicas que abrangem desde a organização do do seu negócio, até as ações de marketing. 

Continue a leitura e, ao final, esteja mais preparado para iniciar o seu e-commerce:

1. Crie um bom plano de negócios

Um plano de negócios pode ajudar a identificar detalhes de diferentes aspectos de sua loja: plataforma de vendas, foco de atuação, potenciais clientes, posicionamento de mercado, fornecedores, custos vs. receita e etc. 

Quanto mais completo for seu plano de negócios, mais fácil fica você entender as falhas que existem em sua concepção do que será o e-commerce e pode ajustar tudo antes de vivenciar contratempos. 

Para criar o seu, algumas dicas:

  • Estruture as informações iniciais
  • Faça uma análise completa do mercado
  • Pense em sua estratégia comercial
  • Defina todo o plano operacional
  • Tenha um plano financeiro detalhado
  • Simule situações que sua empresa pode enfrentar

2. Defina o seu público-alvo

O público-alvo de uma loja pode ser definido como os possíveis compradores dos produtos da empresa, os usuários atuais, que decidem ou influenciam as decisões do negócio. 

Essa decisão é parte fundamental na construção de um bom plano de negócios e além de deixar a sua comunicação mais direcionada, deixa mais claro quem quer e precisa do seu produto. 

Com um público-alvo, o seu negócio tem uma comunicação mais assertiva, seja nas redes sociais, nas ações de marketing etc.

3. Estabeleça quais redes sociais a sua loja estará

Estar presente onde o seu público está é essencial. Não basta esperar que ele chegue até você, que ele encontre o seu produto via Google ou anúncios. É preciso criar relacionamento para aumentar as chances de conversão dos novos clientes e para cativar a sua base, fidelizando-a. E as redes sociais são um excelente canal para isso.

Nelas, você também trabalha campanhas de marketing, reconhecimento da sua marca, divulga promoções, pode mostrar os bastidores, divulgar conteúdos relacionados ao seus produtos. Usá-las para levar tráfego para o blog da sua marca, caso você tenha, ou canal no YouTube. 

Mas estar nas redes sociais não significa que você precisa estar em todas elas. Fazer um perfil em cada, replicando o mesmo conteúdo, nem de longe é uma estratégia inteligente e que traz resultados. Pelo contrário, o cliente, ao não ver relevância no seu conteúdo, tende a rejeitá-lo em todas as frentes.

Analise as redes existentes e entenda quais têm mais sinergia com o seu negócio, em quais o seu público está presente e faça sua escolha. Aí, então, crie uma estratégia de comunicação voltada para essas frentes, definindo tom de voz, frequência de postagem, quais assuntos levar para cada rede, os formatos etc. 

4. Conheça bem os canais para vender on-line antes de fazer sua escolha

Loja própria, marketplace, redes sociais… Vender na internet significa ter uma vasta opção de atuação. Você pode, sim, estar presente em todos os diferentes canais, ou pode optar por um para começar e assim, entender o negócio, o seu nicho e o mercado. Para, num futuro, expandir sua operação para os demais canais. 

Não existe certo ou errado. Mas é importante que você conheça os principais pontos de cada um deles. Veja a seguir:

Marketplace:

  • Sem custo inicial, sendo cobrado apenas uma comissão por venda
  • Alto tráfego e alcance, uma vez que as lojas já são conhecidas no mercado
  • A chance de ter um público diversificado
  • Toda infraestrutura necessária para operar é oferecida pelo marketplace, se você precisar pagar a mais por isso
  • Alguns marketplaces oferecem uma gama de serviços e soluções complementares, que ajudam a sua loja a operar melhor, como publicidade e logística
  • As maiores decisões do negócio, como onde hospedar o site, qual solução de pagamento usar dentre outras, não estão na sua mão 

Loja on-line própria:

  • Poder de decisão em todos os aspectos do negócio
  • Não tem concorrência interna, uma vez que só os seus produtos estão no site
  • As chances das pessoas reconhecerem e criarem uma conexão com a sua marca são maiores, porém leva tempo para construir uma reputação
  • É preciso fazer um certo investimento, uma vez que você precisa estruturar o e-commerce do zero, contratando serviços, soluções e equipe
  • O alcance e tráfego vai crescendo aos poucos, mediante investimento, estratégia e tempo
  • Dificuldade em fazer contratos melhores com transportadoras e Correios, uma vez que a demanda de pedidos é menor do que os grandes e-commerces

Redes sociais:

  • É fácil de utilizar
  • Não tem custo inicial
  • Você não precisar ser ME ou MEI
  • Não há nenhuma instituição intermediando a venda, garantindo a segurança da transação
  • Pode transparecer a sensação de amadorismo, caso você trabalhe apenas com as redes sociais e não tenha um site

5. Ofereça o melhor atendimento ao cliente que você puder 

Atender bem é pré-requisito para quem trabalha com o público. Cada vez mais, é preciso ir além e suprir as expectativas. Por isso, tenha um atendimento eficiente e humano, que demonstre interesse em ajudar e solucionar a questão. 

Evite um diálogo robótico, ou com palavras difíceis. Aposte em uma comunicação fluida, que utilize os vocabulários que o seu público está acostumado.

E acima de tudo, seja ágil! As pessoas já não querem ficar horas no telefone para serem atendidas ou em uma fila de espera sem fim nos chats dos sites. Para isso, uma opção é realizar o atendimento também via redes sociais e WhatsApp. 

O aplicativo de mensagens já tem, inclusive, uma versão voltada para negócios, chamada WhatsApp Business. Ela é gratuita e possui algumas funcionalidades exclusivas para o perfil comercial, que ajuda no atendimento e na comunicação com o público.

Com essas dicas, você estará mais atento e saberá bem ao que precisa dedicar atenção em seu novo empreendimento. Elas podem parecer simples, mas fazem toda diferença no sucesso da sua loja. Vender on-line não é um bicho de sete cabeças e fica mais fácil ainda quando você sabe por onde começar.