Antigamente, quando o cliente precisava (ou desejava) comprar determinado produto, visitava algumas lojas do setor e escolhia aquela que tinha o menor preço ou as melhores condições de pagamento e fechava a compra. E hoje? Como se dá o processo de compra de um produto uma peça de roupa ou um artigo eletrônico, por exemplo Para efetuar uma compra nos dias de hoje, o cliente geralmente começa com uma pesquisa pela internet. Depois, decide por um ponto de contato ou ponto de venda. Ponto de venda todo mundo sabe o que é, mas você sabe o que é ponto de contato?
O que você verá no artigo:
Ponto de contato ou ponto de venda?
Se antes as pessoas faziam suas compras em lojas físicas, hoje as vendas de varejo ocorrem em uma grande variedade de canais: lojas físicas, lojas online, aplicativos, vendas por telefone, entre outros. Cada um desses canais representa um ponto de contato com o cliente e oferece diferentes experiências de compra. O desafio do varejo é oferecer a melhor experiência ao seu cliente e, assim, se diferenciar da concorrência.
Ponto de contato é, portanto, um conceito mais amplo. Trata-se do canal e do momento de contato entre a empresa e o cliente e envolve bem mais do que uma operação de compra e venda.
Nenhum setor da economia sofreu tantas mudanças quanto o setor de varejo, que vive uma verdadeira revolução e tornou-se sinônimo de experiência de compra. Os atuais consumidores buscam bem mais do que preço baixo. Eles querem agregar conhecimento, sensações, reconhecimento.
Como proporcionar a melhor experiência de compra?
Primeiro é preciso deixar claro o conceito de experiência de compra. Ao interagir com sua empresa durante uma operação de pesquisa e/ou de compra, o cliente constrói um conjunto de percepções. A esse conjunto damos o nome de experiência de compra.
Um dos segredos para se proporcionar a melhor experiência de compra é oferecer um atendimento personalizado. Como conseguir isso? Reunindo o maior número possível de informações sobre o cliente. Assim é possível conhecer seus hábitos, suas preferências e até antecipar seus desejos, permitindo o alinhamento do discurso e a escolha do melhor canal para fazer as ofertas mais adequadas.
O varejo atual deve fazer muito mais que reunir uma série de mercadorias em um ponto de vendas e ficar aguardando a visita do cliente. Deve se esforçar, sim, para encontrar todas as formas possíveis para ir ao encontro do cliente onde e como for mais conveniente para ele. Deve estar apto a entregar qualidade e valor. Deve ocupar uma posição favorável na mente do consumidor de modo a se tornar o primeiro a ser lembrado toda vez que ele tiver que efetuar uma compra.
Como se posicionar estrategicamente na mente do consumidor?
O varejo não pode mais ser um simples espaço para venda de mercadorias. Deve se posicionar como uma marca. Para construir uma marca que promete e entrega valor no mercado, o varejo deve desenvolver ações estratégias de marketing que evidenciem sua diferenciação. O posicionamento estratégico define a imagem que a empresa de varejo quer passar, ou seja, como ela quer ser percebida pelo mercado.
A cultura organizacional, a escolha do nome do estabelecimento, a identidade visual construída, a estética da loja e/ou do site e o modo como a empresa se comunica com os clientes, fornecedores e com o mercado de modo geral, são elementos utilizados para construir o posicionamento estratégico da empresa.
Com essas informações mostramos como o varejo vem assumindo uma nova face. Queremos perguntar a você: seu varejo é um ponto de contato ou um ponto de venda? Essa reflexão é fundamental para orientar suas decisões quanto ao posicionamento que deseja para seu negócio.
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