Fique tranquilo, porque você não é a única pessoa que não sabe qual a diferença entre DANFE e Nota Fiscal. Na verdade, essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores que estão começando a lidar com documentos fiscais.
Então, para tirar todas as dúvidas relacionadas a esse tema, criamos um guia que responde a questões, como:
- Qual a diferença entre DANFE e Nota Fiscal?
- O que é DANFE e para que serve?
- O que é Nota Fiscal Eletrônica?
- O que fazer quando o cliente quer a Nota Fiscal e não DANFE?
Gostou? Então continue lendo e entenda, de uma vez por todas, se DANFE e nota fiscal eletrônica são a mesma coisa, ou não.
O que você verá no artigo:
O que é e para que serve DANFE?
O nome DANFE é uma sigla que representa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, e, como o seu próprio nome sugere, serve como suporte à nota original. Isto é, o objetivo do DANFE é oferecer uma maneira simplificada de leitura das informações contidas na NF-e.
Por esse motivo, ele é tão útil no transporte de mercadorias comercializadas por canais virtuais, como e-commerces e marketplaces.
Isso porque o DANFE facilita a conferência da mercadoria transportada, contribuindo para a fiscalização realizada pelas autoridades responsáveis.
Essa é a razão da necessidade do DANFE ser impresso e anexado ao produto transportado.
Ao preencher o documento, é importante preencher todas as informações obrigatórias, que são:
- dados completos do emitente;
- dados do destinatário;
- tipo de operação: entrada ou saída;
- número de série da NF-e;
- detalhes dos produtos;
- dados da transportadora;
- valor das mercadorias, entre outros.
Além disso, todo DANFE precisa ter uma chave numérica única de 44 dígitos que a identifique durante uma fiscalização.
Contudo, mesmo com todas essas informações, diferentemente da NF-e, o DANFE não possui validade fiscal e legal, mesmo que seja obrigatória a sua presença no transporte da mercadoria.
Portanto, se alguém te perguntar: “DANFE e Nota Fiscal Eletrônica são a mesma coisa”, você já sabe o que responder: elas não são.
Para solucionar qualquer dúvida que tenha ficado sobre para que serve o DANFE, leia o artigo, “Danfe: tudo que você precisa saber sobre esse documento”.
O que é Nota Fiscal Eletrônica?
Uma Nota Fiscal Eletrônica, ou NF-e, é a versão digital das notas fiscais físicas.
É um documento fiscal emitido e armazenado eletronicamente, utilizado para registrar operações comerciais, comprovando o processo de compra e venda de mercadorias, sendo aceito pelos órgãos fiscais como comprovante e para o cálculo de tributos e impostos.
O objetivo da versão virtual é substituir os documentos em papel e colaborar com o seu manuseio, reduzir os custos com emissão, aumentar o controle sobre movimentação financeira e fiscal das empresas e facilitar o trabalho da Receita Federal, do gestor e do contador.
Elas são facilmente emitidas e enviadas rapidamente para o controle do fisco e aos envolvidos na transação das mercadorias.
A Nota Fiscal Eletrônica gera um arquivo XML, que possui validade jurídica, e deve ser guardada pelo prazo mínimo de 5 anos exigido pela Receita Federal.
Para emitir a sua NF-e, você deve possuir um certificado digital para a autenticar a identidade de sua empresa e garantir segurança no lançamento dos documentos.
Leia também: Para que serve a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?
Qual a diferença entre DANFE e nota fiscal?
Agora sim, podemos avançar e compreender qual a diferença entre DANFE e nota fiscal:
- Armazenamento: toda NF-e precisa ser guardada por pelo menos cinco anos, já que esse é o prazo exigido pela Receita Federal. Ao contrário, o DANFE não precisa ser arquivado;
- Impressão: como um documento de representação e verificação, o DANFE precisa ser impresso para que, dessa forma, as mercadorias sejam fiscalizadas com mais facilidade. Já a NF-e pode ser enviada ao cliente apenas por e-mail, por exemplo;
- Validade jurídica: um DANFE não possui validade jurídica, ao contrário da NF-e. Portanto, mesmo com todas as informações úteis constando no DANFE, ele apenas serve como um documento auxiliar.
O que fazer quando o cliente quer a Nota Fiscal e não DANFE?
Agora que já vimos que DANFE e Nota Fiscal Eletrônica não são a mesma coisa, você pode se perguntar, mas e se o cliente quiser a Nota Fiscal em vez do DANFE?!
Nesse caso, basta enviar para ele o arquivo XML gerado ao emitir sua nota fiscal.
Você pode enviá-lo conforme for a preferência de seu cliente ou o que for cômodo para você. O método mais comum é por e-mail, já que estamos falando de um arquivo digital. Também é possível imprimi-lo e enviá-lo junto com a mercadoria.
Como emitir NF-e e DANFE?
Agora quando alguém falar: “DANFE e Nota Fiscal Eletrônica são a mesma coisa” você não só vai saber o que responder, mas também dará uma aula sobre a diferença entre as duas.
E para facilitar a emissão desses documentos, você vai precisar usar recursos digitais, como a ferramenta de emissão de NF-e do Bling! tem a te oferecer!
Observe no vídeo abaixo como emitir nota fiscal eletrônica é fácil usando o nosso sistema.
Além disso, o Bling! é um ERP para gestão de negócios que inclui, em uma única ferramenta, uma série de funcionalidades, como:
- Emissão de Notas Fiscais: não precisa informar os dados mais do que uma vez já que os impostos são calculados automaticamente;
- Sincronização de estoque e vendas: facilita o cadastro de seus fornecedores, a emissão dos relatórios de estoque, o controle das suas compras e o gerenciamento de múltiplos depósito;
- Integração online: integrar o seu negócio com plataformas de e-commerce e marketplaces de forma fácil e rápida e muito mais!
Utilizar o sistema de gestão do Bling! para as suas operações diárias é importante para descomplicar o seu trabalho.
Isso porque, ao automatizar os processos burocráticos e repetitivos de seu negócio, você o deixa sempre organizado, unifica os seus processos e se mantém em dia com a Receita Federal.
Para começar a usar o Bling! hoje mesmo você não paga nada, oferecemos a você um teste grátis de 30 dias para o uso do ERP. Veja como o Bling! pode tornar os processos de sua empresa mais eficientes!