O sucesso em montar uma empresa está relacionado ao conhecimento do empresário sobre os processos necessários, à administração e um bom plano de negócio.

Porém, sabemos que muitas vezes empreender não é uma tarefa simples, mas com muitos desafios a serem enfrentados. Pensando nisso, preparamos um material completo para que os empreendedores de primeira viagem tenham conhecimento de como abrir um CNPJ, quais são os tipos de sociedade e empresas que existem, quais são os impostos para os diferentes tipos de empresa e até como começar a vender online. Confira!

Qual o significado de empreender?

Empreender é o conceito para quem aceita o desafio de colocar as suas competências, estudo e experiência em um negócio, assumindo riscos e aceitando os desafios que vão se apresentando. Empreender do zero é um grande desafio, pois envolve criar um produto, serviço, comércio ou negócio que atenda uma demanda específica e para fazer funcionar é preciso persistência e confiança. 

O conceito de empreendedorismo é cada vez mais difundido, pois despertam as habilidades do indivíduo e o seu potencial com todas as suas características.

Afinal, qual é a função de um empreendedor?

De modo geral, o empreendedor escolhe um entre os diferentes tipos de empresa e traça planos para que o negócio funcione a curto, médio e longo prazo. No dia a dia, o empreendedor precisa estar pronta para tomar muitas decisões e também para lidar com os problemas que serão administrados durante o processo. 

É importante ser uma pessoa que se relacione bem com outras pessoas e estar pronto para lidar com situações com objetividade e apontando soluções.

Empreender no Brasil: um panorama geral

No ano de 2020, com a pandemia de Covid-19, o Brasil chegou a 20 milhões de CNPJs ativos, sendo que desses cerca de 90% são microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Isso prova que empreender na crise é possível. As empresas se dividem entre serviços (46%) e comércio (35%), com forte aumento do empreendedorismo online (e-commerce) durante os meses de isolamento, onde muitas pessoas ficaram desempregadas e encontraram no varejo virtual uma oportunidade de continuar trabalhando e empreender.

É difícil empreender no Brasil?

Com a democratização do empreendedorismo, ficou mais fácil empreender no Brasil. Com a redução de burocracia e menores custos para se abrir um negócio, o tempo médio para se abrir uma empresa caiu de 5 anos para 5 dias. 

  • Os desafios de empreender no Brasil: Com tantos brasileiros empreendedores, acaba tendo mais concorrência para os negócios. 
  • As vantagens de empreender no Brasil: O e-commerce veio pra facilitar bastante o acesso a produtos de grandes centros para qualquer lugar do Brasil, com agilidade. O brasileiro também é um povo que consome bastante, seja no comércio físico ou online.

O que é necessário para começar a empreender?

Para começar uma jornada empreendedora é preciso ter em mente qual o tipo de negócio que gostaria de trabalhar, estudar o nicho de mercado e se informar sobre os concorrentes. Após isso, basta colocar o passo a passo no papel: 

  • Escreva qual o negócio e qual o público que ele atingirá;
  • Delimite qual o nicho de mercado para se inserir no momento adequado;
  • Formalize o seu CNPJ;
  • Escolha os canais de venda ou atuação se for prestar serviços;
  • Trace metas e estratégias;
  • Crie relacionamento com o cliente e invista em marketing para que o negócio comece já impactando os clientes;
  • Mantenha o foco e seja persistente: empreender não é uma tarefa fácil.

Como empreender com pouco dinheiro?

Esta é uma dúvida recorrente daqueles que desejam empreender. Em um primeiro momento, a maioria das pessoas não conta com um grande valor disponível para investimento, ou possibilidade de crédito em instituições financeiras. Por isso se perguntam se é possível empreender com pouco dinheiro.

O segredo é planejamento.

Antes mesmo de abrir uma empresa, se faça as seguintes perguntas:

  • Existe mercado para o meu produto?
  • Quem são meus clientes?
  • Quem são meus principais concorrentes?
  • Onde será o local da minha empresa?

Também, confira essa lista de pontos importantes que separamos para você refletir.

  1. Defina a área de atuação da empresa
  2. Monte o seu plano de negócios
  3. Escolha o tipo de sociedade e o regime tributário adequado
  4. Defina os canais de venda

Todos estes pontos podem ser planejados sem investir nenhum valor, mas já trarão uma visão mais concreta de quais serão as necessidades de investimento de tempo e dinheiro.

Não pule essa etapa, ela é muito importante para que você tenha mais previsibilidade do sucesso do seu negócio.

Como abrir uma empresa?

Para abrir uma empresa você vai precisar de um Contrato Social, que é basicamente um resumo de tudo que a empresa representa. Nele constarão os seguintes dados:

  • Dados pessoais dos sócios
  • Capital social da empresa
  • Classificação das atividades da empresa conforme CNAE
  • Definição do tipo de sociedade
  • Regime tributário da empresa

Este documento normalmente é criado com a ajuda de um contador.

Após criar o contrato social, será necessário registrar a empresa na Junta Comercial e aí sim ela passará a existir legalmente. Para o registro será necessário ter em mãos a Ficha de Cadastro Nacional (FCN), Quadro de Sócios e Administradores (QSA), Nome da Empresa e claro, o Contrato Social pronto.

Como abrir um CNPJ?

O CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica que é emitido pela Receita Federal. Para abrir um CNPJ é necessário fazer uma solicitação online ou por meio de um profissional que presta esse serviço, como um escritório de contabilidade ou contador independente.

Atualmente não há prazo para ter o CNPJ em mãos, existe uma variação conforme o município de origem. Porém, o tempo médio é de 5 dias.

Como abrir uma empresa MEI?

O MEI, também chamado de Microempreendedor Individual, é uma ótima opção para quem está iniciando no mundo dos negócios. Além de a taxa de abertura ser gratuita, assim como o registro da empresa, o MEI é isento de alguns impostos.

Para abrir uma empresa MEI é rápido e fácil pois pode ser feita online, diretamente pelo site do governo, o Portal do Empreendedor MEI.

Todavia, apesar da facilidade, o MEI possui limitação de faturamento bruto anual e o empresário não pode ter participação em outra empresa, seja titular ou não.

Ainda existem outras particularidades voltadas para o MEI, acesse o GUIA MEI para ter todas as informações sobre a categoria.

Devo empreender? Perfil de um empreendedor de sucesso

O empreendedor não tem exatamente um perfil ideal, mas ele deve se encaixar dentro de algumas habilidades e se cercar de pessoas competentes para formar um time de pessoas que trabalharão em prol do negócio. Existem alguns perfis diferentes, mas que o empreendedor deve se encaixar em algum deles: 

  • Executor: aqueles que delimitam a empresa a partir da sua própria habilidade e colocam a mão na massa no dia a dia. Ele controla e executa as atividades e mesmo quando dispõe de uma equipe, continua nessa posição, pois é seu melhor skill. 
  • Gestor: é o perfil de empreendedor que pensa no negócio de uma forma mais ampla e faz o planejamento estratégico de cada etapa. Está mais focado nos resultados, nos números e no fechamento de caixa do que em executar o processo em si. Este perfil também costuma ser um bom líder de equipes. 
  • Criativo: o empreendedor criativo é o mais sonhador, o que arrisca mais e que muitas vezes acerta fortemente e faz um negócio crescer rapidamente. Ele está sempre de olho em novidades, oportunidades e pensa no negócio de maneira criativa e dinâmica.

Quero mais informações sobre como abrir uma empresa!

Para abrir uma empresa não basta só saber como criar um cnpj e registrá-lo na Junta Comercial, também será preciso providenciar documentos como Alvará de Localização e Funcionamento.

Todas as informações e documentos necessários estão detalhadamente descritos no Guia completo para empreendedores de primeira viagem, por isso, acesse o material e saiba o que avaliar e providenciar antes de abrir uma empresa.

Boa leitura!

Conclusão

Abrir uma empresa é uma tarefa que merece um tempo de estudo, acompanhamento dos processos e entendimento do contexto. Atualmente, o processo burocrático está mais ágil e desta forma, é possível abrir uma empresa de maneira simples, mas isso não quer dizer que manter uma empresa também será simples. É uma decisão que merece reflexão e boas ferramentas de tecnologia para auxiliar em uma gestão integrada e descomplicada.