Administrar uma empresa é tarefa difícil. E a situação pode se agravar no caso do trabalho remoto, já que não há local físico para fiscalizar a jornada de trabalho dos colaboradores ou fazer pedidos pessoalmente.
Entretanto, a facilitação dos processos e a ausência de necessidade de locomoção podem tornar o trabalho remoto uma excelente opção para aqueles que tomam as devidas cautelas na condução do negócio. Quer saber como? Confira nossas 5 dicas para administrar sua empresa com sucesso!
Trabalho remoto sem segredos
A tecnologia fez com que o trabalho remoto se tornasse uma opção viável e econômica para empreendedores de todos os segmentos: não há gasto de dinheiro com espaços físicos, transportes e afins.
Para os que optarem pelo trabalho remoto, entretanto, é preciso contar com disciplina e pleno controle de gestão, inclusive para administrar as atividades de colaboradores. Empresas devem estar alertas para esta modalidade de contratação e atentas a alguns fatores, confira:
1. Acompanhe todos os processos
No trabalho remoto, de forma mais acentuada que no presencial, há a necessidade de controle de procedimentos relativos às atividades desempenhadas. O chefe deve ser o funcionário que mais trabalha, acompanhando diariamente as funções dos demais empregados.
Acompanhe de perto o fluxo de caixa, crie tarefas que precisam ser cumpridas até o final do dia e não hesite em comunicar-se com colaboradores a qualquer momento durante a jornada de trabalho.
A importância dos softwares de gestão
Acompanhe os processos de perto e conte com um software de gestão ERP — de preferência que tenha um sistema na nuvem — para ter mais segurança e controlar as atividades dos usuários mesmo a distância.
Plataformas de qualidade como a do Bling fornecem controle de acessos e registro de atividades dos usuários e usuários online. Além de restrição de horário de acesso, auxiliando no acompanhamento de todos os processos.
2. Deixe claras as funções de cada um
Além de deixar claro que o trabalho em casa não deve ser diferente daquele desempenhado em um espaço físico, é preciso orientar o seu time e definir precisamente as tarefas de cada um.
Um bom desempenho depende que as atitudes de cada funcionário da equipe se complementem, jamais se confundindo, o que significa perda de dinheiro e tempo. Planeje com antecipação o que cada empregado fará e sempre fiscalize suas atividades.
3. Entenda que nem todos se adaptarão
O home office é relativamente novo: flexível e exigente ao mesmo tempo. E é necessário entender que nem todo modelo de empresa pode se adaptar de pronto às suas exigências.
Para saber se a implantação dará certo, avalie se as funções a serem realizadas podem se ajustar ao esquema do trabalho remoto. Realize um estudo junto aos departamentos da empresa e funcionários.
4. Dê treinamento
Como no trabalho remoto todos os colaboradores estão interligados e trabalham em conjunto para alcançar um objetivo em comum, é necessário dar treinamentos e explicar exatamente o que se deseja de cada um. A fim de poder fazer exigências.
Embora o artigo 6º da CLT tenha regulado o teletrabalho e o home office, nenhuma legislação dispõe ainda sobre o fornecimento de equipamento, telefones e afins. Permanecendo o rol de obrigações do empregador o mesmo descrito naquela norma.
5. Aposte na presença física como complementar
Ainda que o trabalho seja remoto, é inadequado apostar apenas na presença virtual como necessária para o sucesso do negócio. Promova a integração dos funcionários, marque happy hours e mantenha sempre o canal de comunicação em aberto.
Nunca se ausente por completo. Marque reuniões periódicas, discuta ideias e solicite sugestões. O olho no olho pode ser importante para que o empregado fale tudo aquilo que não se sente confortável para dizer a distância.
E agora, entendeu como administrar o trabalho remoto e garantir o sucesso da sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião e dúvidas!