Os marketplaces já atingem escala global, sendo locais repletos de oportunidades, amplo alcance e uma grande variedade de produtos.
Para quem almeja impulsionar as vendas, ou começar seu negócio do zero, atuar em marketplaces é uma ótima opção, possibilitando a diversificação de plataformas que dão suporte ao seu negócio.
Além de auxiliar os vendedores com o poder da marca, os marketplaces não exigem investimentos iniciais significativos, sendo uma alternativa perfeita para quem ainda não tem um capital inicial relevante para começar o negócio próprio.
Oportunidades de crescimento, diversidade, amplo alcance… Enfim, está interessado em saber mais?
Se a resposta for positiva, confira sete dicas infalíveis sobre como vender em marketplaces da forma correta e com sucesso.
O que você verá no artigo:
1. Escolha os produtos certos
Na hora da escolha do produto, você deve considerar ao menos três aspectos:
- Nível de competitividade do produto
- Demanda pelo produto
- Nível de dificuldade para adquiri-lo
Com esses fatores em mente, você consegue escolher os melhores produtos para vender, lembrando sempre de prezar que, em um cenário ideal, o melhor produto seria aquele com baixa concorrência, alta demanda e fácil de adquirir.
2. Defina os melhores canais
Para definir os canais, você deve encontrar aqueles que mais se encaixam com seus produtos, ou seja, que façam sentido com sua proposta.
Há diversos marketplaces, cada um com uma grande variedade de produtos, porém sempre com destaque em algumas categorias específicas.
Confira uma lista com os principais marketplaces:
- Mercado Livre
- Amazon
- Magazine Luiza
- Carrefour
- Via Varejo
- Dafiti
- B2W
- Netshoes
3. Faça publicações atrativas
Após a escolha dos canais, é importante se atentar às publicações que fará dos produtos.
Apesar de marketplaces possuírem modelos predefinidos que você deve seguir nas publicações, há alguns campos editáveis, como descrição, e você deve deixá-los o mais atrativo possível.
4. Integre as diferentes plataformas
Pense em uma estratégia integrada entre as diferentes plataformas, criando um negócio unificado que trabalha com diferentes frentes e tem mais oportunidades para diversificação.
Isso colabora bastante tanto para a organização do negócio como um todo quanto para seu crescimento no meio digital, abrindo espaço para explorar diferentes oportunidades e novas visões.
5. Tenha processos organizados para o gerenciamento do negócio
Controle de estoque, vendas e outras operações são essenciais para manter o negócio ativo e funcionando da melhor forma.
Portanto, é importante ter um sistema que permita o melhor gerenciamento de seu negócio, com registro de dados e outras otimizações nos processos operacionais.
6. Contrate um ERP
O ERP (Enterprise Resourse Planning) nada mais é do que um sistema de gestão empresarial.
Por meio dele, você pode criar fluxos operacionais automatizados, gerenciar estoque, vendas e integrar seu e-commerce a todas as frentes de atuação.
Ele é uma ótima opção para quem deseja ter sucesso nas vendas no meio digital, com todos os serviços relacionados a procedimentos legais e operacionais à disposição.
O Bling! é um exemplo de ERP que mantém seu nível de excelência, oferecendo os melhores serviços que você precisa para gerenciar seu negócio online.