O mundo do e-commerce tem se expandido cada vez mais. No começo, eram as lojas virtuais que ditavam as vendas, depois surgiram alguns marketplaces e as lojas passaram a integrar suas vendas e amplificar seus negócios.

Entre as diversas possibilidades de vendas online, o marketplace vem se destacando como uma excelente maneira de ampliar as possibilidades e conquistar novos clientes.

No entanto, apesar de estar bastante associado ao comércio eletrônico, o marketplace oferece diversas possibilidades a diferentes tipos de negócios. 

Entre suas grandes vantagens, está o custo menor de operação, além de uma assistência de especialistas para quem ainda está começando no segmento.

Entenda o que é o marketplace, quais são as vantagens desse tipo de comércio e descubra qual é a melhor opção para você escolher!

  • O que é Marketplace?
  • Quais são as vantagens de um Marketplace
  • Como o Marketplace funciona?
  • Dicas para vender em marketplaces
  • Plataformas de Marketplaces
  • As integrações do Bling! e os principais marketplaces

O que é Marketplace? 

O marketplace é um site voltado ao comércio eletrônico destinado a vender produtos de diferentes lojas. 

Ou seja, em um único grande endereço, é possível encontrar várias opções de itens, produtos e serviços oferecidos por estabelecimentos parceiros. Ele funciona como um e-commerce tradicional, com a diferença de que reúne vários lojistas.

Ao pensar em um paralelo com o comércio offline, o marketplace funciona como um grande shopping center: ao entrar em um shopping, você poderá encontrar diversos produtos sendo vendidos por diferentes lojas. Em alguns casos, lojas diferentes podem vender os mesmos produtos, sob preços e condições diferentes, aumentando a possibilidade de se manter competitivo ao seu público.

O conceito de marketplace, portanto, é de um site de vendas colaborativo. Em uma única plataforma, várias lojas – ou pessoas – podem expor os seus produtos e serviços.

Quais são as vantagens de um Marketplace

Essa modalidade é bastante utilizada por lojistas que estão começando suas operações digitais ou até mesmo para grandes empresas que desejam ampliar sua presença digital, oferecendo diversas condições para que os consumidores adquiram seus produtos online.

Além disso, o marketplace pode trazer mais simplicidade para algumas operações, uma vez que possui um sistema integrado para padronizar seu atendimento, o que pode facilitar a logística para e-commerce e a emissão de nota fiscal, a partir do ERP no varejo.

Veja abaixo os 5 principais motivos.

1. Seja visto: tenha a sua loja em um grande shopping virtual

Vender em marketplace também permite que o vendedor tenha mais ofertas, com a possibilidade de oferecer diferentes produtos, mesmo que não os tenha em seu estoque físico. Todas essas possibilidades oferecem mais chances de um crescimento exponencial em um período de tempo menor do que um e-commerce.  

2. Reduza custos com publicidade

Ao vender em marketplace, o lojista pode gastar menos com marketing – afinal, o próprio sistema inteligente da plataforma ajudará a divulgar para os clientes que têm o perfil dos seus produtos. Além disso, a plataforma já deverá fazer os investimentos em segurança, mantendo a proteção dos dados dos seus consumidores por um custo menor para o lojista.

3. Adquira maior alcance para sua loja 

Fale sobre a amplitude que os marketplaces possuem, podendo alcançar uma grande variedade de públicos, permitindo às lojas forte presença digital. 

Para exemplificar, é a mesma situação de ter uma loja física no centro comercial da cidade ou a mesma loja escondida em algum bairro longe do movimento. Você vai fazer vendas pontuais, mas o movimento que terá no centro comercial é muito maior pelo simples fato de ser um local onde as pessoas procuram o comércio de forma natural.

4. Gerencie sua loja com mais praticidade

Fale sobre como é mais fácil ter uma plataforma certeira para anunciar seus produtos e gerenciar a loja no geral. 

A própria plataforma já oferece diversos recursos, fazendo com que sejam desnecessários investimentos em layout e programação para quem quer criar um site do zero, por exemplo.

5. Venda mais!

Um outro ponto muito benéfico dos marketplaces é que eles proporcionam maior retenção dos consumidores. Isso porque eles ficam mais tempo na página, o que normalmente oferece a chance de maior navegação entre seus produtos. 

Afinal, quem realiza a compra em um site poderá comprar mais itens para aproveitar condições especiais de pagamento ou frete, por exemplo.

Como o Marketplace funciona?

Para vender no marketplace, primeiramente, é necessário que o lojista se cadastre na plataforma. 

Por ser um domínio que deve manter uma certa homogeneidade no atendimento ao cliente, o varejista poderá ter de se adaptar aos modelos estabelecidos por essa plataforma, seja na questão visual ou em condições de pagamento e entrega do produto.

Por conta de normalmente ser uma empresa de grande porte, o marketplace também auxilia no relacionamento entre varejista e cliente, oferecendo uma segurança maior para as duas partes. 

Desta forma, ao contrário do e-commerce, que está focado na venda do produto, o marketplace está baseado normalmente na intermediação das vendas.

Mesmo com a praticidade que os marketplaces oferecem, gerenciar um negócio envolve muito processo de gestão interna, ou seja, manter os processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados. 

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para o sucesso nas vendas:

  • Cuide da logística e fique de olho nos prazos de entrega. A logística é um fator determinante para quem deseja oferecer um bom serviço. Afinal, é necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação.
  • Fique atento ao gerenciamento de contas do negócio. Apesar do marketplace trazer diversas funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, isso não significa que você não precisa ter um pouco de atenção.
  • Fique de olho na taxa de comissionamento. Saiba bem qual é a taxa de comissionamento que deve ser paga ao marketplace, para que você consiga, inclusive, precificar adequadamente os seus produtos.

É fundamental para o empreendedor a utilização de um sistema de gestão pensado para negócios de e-commerce e com sistema financeiro integrado às vendas e a entrega. O ERP do Bling! proporciona todas essas soluções e faz com que o registro de tudo o que acontece no seu negócio tenha uma única central de informações, mesmo que a sua loja venda em inúmeros marketplaces o gerenciamento será unificado.

Esse processo, além de otimizar tempo, faz com que a gestão seja mais eficiente e simplificada. O ERP é um aliado para operacionalizar os serviços relacionados ao e-commerce de forma integrada com todas as frentes de atuações.

Dicas fundamentais para vender em Marketplaces

Quer ter mais sucesso ao vender seus produtos em um marketplace? Separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a alavancar as vendas.

  1. Faça descrições completas dos produtos 

Quanto mais informações – e apresentadas de forma clara – a descrição do seu produto tiver, maiores as chances de conversão!

  1. Use fotos que se destaquem em meio à concorrência

Boas fotos do produto, além de chamar a atenção do consumidor, ajudam a eliminar dúvidas sobre os produtos e passam mais confiança. 

  1. Faça seu cadastro como um parceiro no Marketplace

Ao fazer o seu cadastro em um marketplace, não deixe de selecionar a opção de parceiro para começar a vender os seus produtos.

  1. Cadastre e venda seus produtos

Com os produtos devidamente cadastrados na plataforma, você poderá vendê-los com muita praticidade.

  1. Não se esqueça de ter presença de marca

Um dos pontos apresentados como negativos do marketplace é a predominância da plataforma sobre o visual da marca. No entanto, é possível colocar a marca da sua loja em seus produtos, criando um vínculo entre sua empresa e o consumidor.

  1. Escolha a plataforma mais adequada para seu negócio

Saiba o diferencial de cada plataforma, para entender qual é a melhor opção para o seu negócio.

Plataformas de Marketplace

Um dos principais fatores para o sucesso nas vendas em marketplaces é a escolha mais adequada para o seu negócio. 

No mercado existem diversas plataformas com propostas distintas e outros marketplaces focados em categorias específicas, os marketplaces de nicho.

Você já deve ter ouvido e visto propostas de diversos marketplaces mais famosos como Magalu, Mercado Livre e B2W que conta com a americanas.com, Submarino e Shoptime. Porém, existem diversas opções que podem se adequar ao seu negócio:

  • Amazon
  • Netshoes
  • Dafiti
  • Carrefour
  • Via Varejo (Casas Bahia.com, PontoFrio.com, Extra.com e Loja HP)
  • MadeiraMadeira
  • ShopFácil

Por isso, o indicado é optar pela integração de marketplace com um ERP especializado. Assim, é possível realizar a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente. Isso amplia as possibilidades do vendedor converter ao mesmo tempo que marca a presença da marca e seus produtos, ampliando a vitrine a diferentes consumidores.

Integração Marketplace: conheça os principais integrados ao Bling!

A integração de marketplace é uma importante ferramenta para quem deseja aumentar suas vendas e atingir novos mercados. Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.

O Bling! possui integração com Shoptime, Submarino, Mercado Livre, Amazon, Carrefour, Magazine Luiza, Netshoes, Dafiti, Via Varejo e muito mais.

A gestão da sua loja em marketplace também fica simplificada, uma vez que boa parte do processo é feita diretamente pela plataforma. Sendo assim, o lojista pode se focar em oferecer o melhor serviço e os melhores preços, tornando-se mais competitivo.

A tendência é os marketplaces crescerem cada vez mais, já que os consumidores procuram confiança para efetuar suas compras com recorrência. Além do mais, os marketplaces são vantajosos, tanto para quem compra, quanto para quem vende, facilitando a procura e a oferta de produtos.

Escolha o Bling! para vender os seus produtos em diversos marketplaces, com mais segurança e praticidade. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio!

Bônus: Como ter alta performance nas vendas em marketplace com Igor Castanho, Coordenador de Marketing do Olist.