Quem está no universo online, já comprovou que os marketplaces são uma maneira de conquistar novos clientes e possibilidades no e-commerce. Para quem está começando, utilizar o Bling integrado a grandes canais de venda é fundamental para aumentar o número de pedidos, ter a possibilidade de criar boas experiências de compra e consequentemente garantir a reputação online do negócio.
Em um cenário de crescimento do e-commerce nos últimos anos, muitos lojistas começaram a vender pela internet no momento da pandemia do Covid-19, como opção para conseguir manter os seus negócios. Atualmente, eles já colhem os frutos da venda online, depois de criar a sua loja virtual própria ou apostar em marketplaces para escalar vendas e ganhar mais destaque.
Quando falamos de marketplace, é importante destacar que ele pode trazer mais simplicidade para algumas operações, uma vez que com um sistema de gestão como o Bling, o empreendedor facilita a logística, emissão de notas fiscais, controle de estoque e muito mais.
O que você verá no artigo:
Marketplace: o que é e quais as vantagens?
O marketplace é um site voltado ao comércio eletrônico destinado a vender produtos de diferentes lojas. É um shopping virtual onde é possível encontrar opções de produtos e serviços oferecidos por estabelecimentos parceiros. Ele funciona como um e-commerce tradicional, com a diferença de que reúne vários lojistas. O conceito de marketplace, portanto, é de um site de vendas colaborativo.
Para vender no marketplace, primeiramente é necessário que o lojista:
- Se cadastre nas plataformas;
- Se adeque às regras e taxas de pagamento de cada marketplace.
Para quem está começando no e-commerce, vender através de marketplaces é uma boa alternativa, pois oferece maior visibilidade. Já para negócios consolidados, ele auxilia na ampliação da presença digital.
É válido pensar em oferecer diversas condições para que os consumidores adquiram seus produtos online, por isso, confira algumas vantagens em estar presente em marketplaces:
1. Sua loja em um shopping virtual
Vender em marketplace também permite que o empreendedor tenha mais ofertas, com a possibilidade de oferecer diferentes produtos, mesmo que não os tenha em seu estoque físico. Todas essas possibilidades oferecem mais chances de um crescimento exponencial em um período de tempo menor do que um e-commerce.
2. Menor investimento com publicidade
Ao vender em marketplace, o lojista pode gastar menos com marketing – afinal, o próprio sistema inteligente da plataforma ajudará a divulgar para os clientes que têm o perfil dos seus produtos. Além disso, a plataforma já deverá fazer os investimentos em segurança, mantendo a proteção dos dados dos seus consumidores por um custo menor para o lojista.
3. Maior alcance para sua loja
Estar integrado a marketplaces, significa poder alcançar uma grande variedade de públicos, permitindo às lojas forte presença digital. Também é importante estar em diversos marketplaces para que esse alcance seja ainda maior, indo ao encontro da procura do consumidor.
4. Praticidade para quem compra e para quem vende
Imagine uma loja física em uma rua. Agora imagine esta mesma loja física em um shopping. As chances de as pessoas com desejo de compra passarem pelo seu estabelecimento se amplia devido ao local onde está localizada: num espaço onde as pessoas vão para comprar produtos variados. O marketplace é isso: um shopping virtual onde as lojas podem vender seus produtos ao público que já procura o site de compras. Por isso é vantajoso para quem compra (que encontra produtos variados em um mesmo site) e também para quem vende (que tem a oportunidade de mostrar seu produto a um público variado).
5. Aumento de chances de vendas
Um outro ponto muito benéfico dos marketplaces é que eles proporcionam maior retenção dos consumidores. Isso porque eles ficam mais tempo na página, o que normalmente oferece a chance de maior navegação entre seus produtos.
Dicas para iniciar as vendas em marketplaces
O comportamento do consumidor é um fator que está em constante mudança e tem apresentado maior interesse nas compras pela internet. Cada vez mais as empresas percebem que depender somente de vendas no ponto de venda físico pode ser um limitador, e vender em outros canais, como loja virtual e marketplace é uma forma viável de manter a operação viva e saudável financeiramente.
Para iniciar o trabalho no e-commerce é importante estudar o mercado e as plataformas onde quer vender para poder ter em mãos boas ferramentas para auxiliar no trabalho, e integrar seus canais de venda e gestão. Por isso, a primeira dica é sempre dispor de um sistema ERP, pois ele faz integrações com os maiores marketplaces do mercado e passa a se tornar um aliado no trabalho do dia a dia. Um exemplo de sistema é o Bling, integrado aos marketplaces.
Outro ponto importante a ser considerado é a publicação dos seus produtos no marketplace. Veja algumas dicas que fazem toda a diferença:
- Faça descrições completas dos produtos
Quanto mais informações – e apresentadas de forma clara – a descrição do seu produto tiver, maiores as chances de conversão!
- Use fotos que se destaquem em meio à concorrência
Boas fotos do produto, além de chamar a atenção do consumidor, ajudam a eliminar dúvidas sobre os produtos e passam mais confiança.
- Escolha a plataforma mais adequada para seu negócio
Saiba o diferencial de cada plataforma, para entender qual é a melhor opção para o seu negócio.
- Cadastre e venda seus produtos
Com os produtos devidamente cadastrados na plataforma, você poderá vendê-los com muita praticidade.
- Não se esqueça de ter presença de marca
Um dos pontos apresentados como negativos do marketplace é a predominância da plataforma sobre o visual da marca. No entanto, é possível colocar a marca da sua loja em seus produtos, criando um vínculo entre sua empresa e o consumidor.
- Cuide da logística e fique de olho nos prazos de entrega
A logística é um fator determinante para quem deseja oferecer um bom serviço. Afinal, é necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação.
- Fique atento ao gerenciamento de contas do negócio
Apesar do marketplace trazer diversas funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, isso não significa que você não precisa ter um pouco de atenção. Também fique de olho na taxa de comissionamento para não ter surpresas após começar as vendas.
Com uma plataforma de gestão todos os canais da loja ficam integrados. O Bling permite que empresários possam organizar a gestão do negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência. São diversos serviços que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, gestão de estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores entre outros. Além disso, é integrado com os Correios e com as maiores plataformas de e-commerce e marketplace do país. Confira as integrações Bling.
Para vender mais e melhor em Marketplaces
Algumas estratégias são interessantes para efetivar ainda mais vendas através de marketplaces.
Frete grátis:
Essa é uma dica importante, mas é preciso analisar os números da operação para ver se será viável para o seu negócio. Benefícios como frete grátis deixam o consumidor mais propenso para a compra e torna seu produto mais competitivo perante o mesmo produto de uma loja que tem custo de entrega.
Outra opção interessante pode ser comprar no site e retirar na loja. Os motivos que levam o consumidor a preferir este formato é justamente o fato de não precisar pagar valor de frete, e também a instantaneidade em poder ter o produto de forma mais rápida.
Organize os processos da sua loja:
Gerenciar um negócio no e-commerce também envolve muito processo de gestão interna. Manter tudo organizado é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados.
O Bling, que é pensado para negócios de e-commerce, mantém seu sistema financeiro integrado às vendas e a entrega, fazendo com que o registro de tudo o que acontece na sua empresa tenha uma única central de informações. Ou seja, o ERP é um aliado para operacionalizar os serviços relacionados ao e-commerce de forma integrada com todas as frentes de atuação.
Marketplaces e Bling, a dupla do seu negócio!
No Brasil, diversos marketplaces ganharam força nos últimos anos – e com a pandemia ainda mais relevância. Entre os principais podemos citar os seguintes:
O Bling possui integração com todos Marketplaces citados e ainda: Shoptime, Submarino, Carrefour, Netshoes, Dafiti e muito mais! São mais de 200 opções de integrações para o seu negócio decolar. Confira como podemos te ajudar:
O universo do e-commerce é cheio de oportunidades mas também de muitos concorrentes. Por isso, fazer um serviço de excelência é importante para quem quer vender mais e atender bem às expectativas dos seus clientes.Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.