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Catálogo facebook: o que é e como criar um catálogo

Empreendedora com expressão de dúvida, tentando entender como funciona o catálogo do Facebook

Entre as tantas estratégias de venda online, as redes sociais certamente vieram para ficar no ramo do consumo e shop, já que, além de criar o desejo nos consumidores, elas também passam a contar com ferramentas para a venda direta ao consumidor.

Neste artigo, vamos falar em específico sobre o catálogo do Facebook e como criar suas estratégias de venda a partir dele.

Primeiramente, precisamos falar do Gerenciador de Comércio

Para gerenciar o catálogo e as vendas no Facebook e no Instagram se utiliza o Gerenciador de Comércio. Com ele, se pode criar e gerenciar um catálogo de vendas.

É importante destacar que não é necessário ter uma loja para o usar o Gerenciador de Comércio, mas com a loja, você ganha uma conta de comércio e o acesso a ferramentas adicionais no Gerenciador de Comércio.

Ao configurar uma loja você define onde o cliente finaliza a compra:

Se a sua empresa tiver ativado a finalização da compra no Facebook ou no Instagram, o Gerenciador de Comércio também será necessário para visualizar pagamentos, gerenciar finanças, atender a pedidos e processar devoluções e oferecer a Proteção de Compra para os clientes, além de analisar o desempenho da entrega de produtos.

Agora sim, o que é o Catálogo do Facebook?

Um catálogo nada mais é do que onde estão catalogados os produtos disponíveis para a venda. É possível criar catálogos de diferentes tipos e gerenciar os produtos sempre através do Gerenciador de Comércio.

Quando um catálogo é criado é possível adicionar e gerenciar informações de cada item, criar coleções especiais e até atribuir permissões para que outras empresas possam trabalhar o seu catálogo.

Para anunciar os itens do seu catálogo é possível pensar em anúncios dinâmicos, anúncios de coleção, anúncios em carrossel ou anúncios com etiquetas de produtos.

Como criar uma catálogo no Facebook: passo a passo

O Primeiro passo para criar um catálogo no Facebook é criar uma Página na rede social, e criar uma conta do Gerenciador de Negócios para que possa atribuir o catálogo à empresa. Confira o passo a passo para criar o seu catálogo no Facebook:

  1. Crie o catálogo: Através do Gerenciador de Comércio, inicie criando o primeiro catálogo no botão Começar e caso já possuir um catálogo selecione o sinal de mais (+) para adicionar um novo.
  2. Selecione clicando em avançar conforme o tipo de inventário que você anuncia. Escolha também como deseja adicionar itens ao catálogo:
    • Carregar informações do produto se você planeja adicionar itens no Gerenciador de Comércio;
    • Conectar uma plataforma de parceiro se pretende organizar itens em uma plataforma de parceiro que tem uma integração com o Facebook. Após isso, basta selecione uma plataforma e clique no link para o site dela. Conclua a configuração e importe os itens para o Facebook.
    • Selecione a conta do Gerenciador de Negócios à qual o catálogo pertence. Para selecionar uma conta do Gerenciador de Negócios, você deve ser um administrador da empresa.
    • Digite um nome para o catálogo e clique em Criar.

Pronto! Agora você já está com seu catálogo no ar para cadastrar os produtos.

Após criar o catálogo no Facebook, o que pode ser feito?

Com o catálogo criado, é preciso mais algumas etapas:

Quais são as formas de anunciar itens do seu Catálogo do Facebook?

Existem diferentes formas de anunciar os itens do seu catálogo do Facebook, confira:

Quais as vantagens de criar um catálogo no Facebook?

Com um catálogo no Facebook o seu negócio tem mais chances de ser visto e melhor avaliado pelo cliente que busca negócios com presença digital ampla. Com um catálogo bem feito é possível conectar o catálogo a diferentes tipos de anúncios e canais de venda para promover os seus produtos.

Dicas para vender mais com catálogo de produtos no Facebook?

Algumas dicas são importantes para quem deseja vender mais a partir do catálogo do facebook, pensando sempre em estratégias mais assertivas para o cliente converter a pesquisa em compra:

  1. Utilize o mesmo catálogo para anúncios e para vendas: Isso facilita a unificação da gestão e cria um público ideal para os anúncios. Outro detalhe é que se configurar as Lojas do Facebook, você deverá selecionar apenas um catálogo para ser conectado.
  2. Preços e disponibilidade sempre atualizados: As informações do catálogo devem estar sempre atualizadas para que o cliente tenha uma melhor experiência de compra.
  3. Capriche nos títulos e descrições: Assim como nos marketplaces, os títulos e descrições devem ser completos, sem erros de ortografia para não complicar a busca pelo consumidor. Além disso também inclua informações sobre a categoria do produto.
  4. Imagens de qualidade são fundamentais: para exibir os seus itens, use imagens de alta resolução com pelo menos 500 x 500 pixels e mostre os itens de forma precisa.
  5. Confira se os links: Importante que os links apontem sempre para o caminho correto para o cliente ver mais informações sobre ele ou comprá-lo sem problemas. Também ajuste as variantes de cada item (cor, tamanhos, quando tiver).
  6. Crie conjuntos de anúncios: Os conjuntos de anúncios dentro do catálogo serão como coleções de destaques para os clientes da sua loja no Facebook.
  7. Revise as informações finais: Antes de colocar no ar, verifique se os itens seguem as Políticas de Publicidade ou as Políticas Comerciais aparecem como rejeitados no seu catálogo e não são exibidos nos seus anúncios e na sua loja. Também analise se possui as permissões corretas para realizar ações em um catálogo, como adicionar itens ou criar conjuntos. Há dois níveis de permissão para catálogos: Gerenciar catálogo ou Criar anúncios.

Por que diversificar suas vendas em canais como Facebook catálogo?

Ampliar a capilaridade do negócio é sempre o objetivo para quem vende online. Seja através de marketplaces diversos ou redes sociais como é o caso dos catálogos do Facebook e Instagram, a venda está disponível e com um canal funcionando é sempre um encontro a mais com o consumidor.

Atualmente, cada vez mais, o cliente busca por opções de compra em canais diversos.

Estar engessado em um único meio de venda não é uma estratégia inteligente para quem vende no e-commerce. Com canais variados, também é possível fazer comparativos de onde o público do seu negócio prefere comprar e quais as métricas de venda de cada canal.

O e-commerce rompe a barreira do comércio físico com relação ao acesso. É possível fazer compras 24h por dia, todos os dias da semana, e com uma logística de entrega, acaba sendo possível fazer entregas além das fronteiras regionais e se abre um novo universo de novos clientes.

Resumo: Catálogo Facebook

O catálogo do Facebook é mais uma ferramenta que auxilia o empreendedor de e-commerce a vender mais e melhor. Com ele é possível:

Esperamos que o artigo tenha sido útil para entender como criar um catálogo no Facebook e quais os benefícios que o seu negócio tem ao fazer uma ação dessas.

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