O faturamento total de um pedido acontece quando a empresa realiza a venda e entrega de um produto ou serviço e recebe por ele. Já o faturamento parcial, nada mais é do que o processamento de parte de um pedido de venda, que pode acontecer por falta do item no estoque ou antecipação de entrega de parte do pedido, por exemplo.

Para tornar o conceito mais claro, trouxemos um exemplo prático e simples: 
Quando um cliente faz uma compra com a empresa, é feito um pedido de venda. Vamos supor que este pedido é de 10 camisetas e 3 chinelos, totalizando 13 itens. No momento de retirar do estoque e gerar a nota fiscal, você percebeu que possui apenas 7 camisetas e 3 chinelos, ou seja, para enviar o pedido completo, você precisa de mais 3 camisetas. É aí que entra o faturamento parcial.

Vamos conhecer mais?

Como fazer o Faturamento Parcial de uma venda

O faturamento parcial de um pedido de venda é feito quando emitimos mais de uma nota fiscal, em momentos diferentes, vinculado ao mesmo pedido de venda.

Como no exemplo acima, após enviar as 7 camisetas e os 3 chinelos com uma nota fiscal parcial, dias depois, quando o estoque estiver normalizado, podemos fazer o envio das 3 camisetas faltantes, emitindo mais uma nota fiscal de faturamento parcial, atrelada ao pedido original.

E é possível fazer o Faturamento Parcial com o Bling?

Sim! O Bling acaba de liberar para todos os seus clientes a funcionalidade de Faturamento Parcial. 

Porém, é importante observar que a função é disponibilizada apenas quando não é feita a gestão do estoque utilizando Reserva de Estoque. Mas, não se preocupe, se você quiser utilizar o faturamento parcial, poderá desabilitar a reserva de estoque no Bling.

Faturar um pedido parcialmente no Bling

Para faturar um pedido de venda e gerar uma nota fiscal parcial, você pode entrar no menu Vendas > Pedidos de Venda, clicar no menu de 3 pontinhos localizado na linha do pedido que deseja faturar e selecionar “Gerar nota fiscal parcial”.

Sistema de gestão Bling – faturamento parcial
  1. Zere a quantidade de produtos do pedido.
  2. Adicione a quantidade de cada produto que deseja faturar no primeiro momento.
  3. Clique no botão para gerar a NF-e parcial.

Após a emissão da nota fiscal, você perceberá que o ícone (N) aparecerá logo ao lado da situação do pedido. Clicando nele será possível ver os detalhes dos itens parcelados na venda.

Sistema de gestão Bling – faturamento parcial

Quer entender o passo a passo deste tipo de faturamento no Bling? Clique aqui.

Ordem de produção e faturamento parcial

Já pensou em atrelar a sua ordem de produção a um faturamento parcial? Agora será possível! Para você que possui uma pequena indústria e realiza vendas sob demanda, além de gerar a ordem de produção no Bling, conseguirá faturá-la parcialmente.

O módulo ordem de produção permite que você planeje o que será produzido pela empresa, com um calendário que estima as datas de início e fim da produção. Desta forma será possível visualizar a programação e ter um controle completo sobre tudo que está sendo produzido, podendo entender melhor quais as datas de entrega para o seu cliente. 

O faturamento parcial é bom para a empresa?

Indústrias, atacados ou lojas que têm a possibilidade de fechar uma venda de forma parcial, se beneficiam muito quando possuem um sistema de gestão empresarial que traz essa funcionalidade. 

O faturamento parcial pode ser necessário em caso de falta de estoque, mas também é utilizado de forma estratégica por algumas empresas, uma vez que podem planejar melhor a compra de mercadorias ou matéria prima, considerando os pedidos de venda em aberto.

Com essa estratégia, a empresa garante a venda total para o cliente com uma programação de entregas em diferentes datas. Basta saber se essa prática faz sentido para o seu negócio. Se fizer, conte com o Bling!