Os processos que envolvem a criação e a gestão de um comércio eletrônico parecem fáceis à primeira vista, mas sem um estudo detalhado e um planejamento eficaz, dificilmente a loja online conseguirá se destacar entre os concorrentes — que, acredite, são muitos.
Entre os desafios de tornar a sua loja virtual mais eficiente estão a melhora da logística, a reorganização do layout do site, a otimização dos sistemas de pagamento e de frete, dentre outros. Quer saber quais os pontos que você deve atacar para melhorar o seu negócio? Confira 10 dicas para tornar o seu comércio eletrônico mais eficiente!
O que você verá no artigo:
1. Torne o design do seu e-commerce responsivo
Você já notou quanto tempo as pessoas passam com os seus smartphones? Nossos telefones celulares se transformaram em terminais por onde produzimos e consumimos conteúdo, inclusive realizamos compras on-line. Com um design responsivo, o seu site passa a ser 100% acessível por meio de smartphones e tablets, sem que as informações e imagens fiquem desconfiguradas.
2. Realize testes A/B
Se você considera que algo pode melhorar no seu e-commerce, realize testes A/B para se certificar que está optando pelas soluções mais eficazes. No teste A/B, você pega um problema e testa duas soluções — por isso o nome A/B. Esse teste dura um período de tempo e, ao final, você avalia o resultado, optando pelo que funcionou.
3. Diversifique as formas de pagamento
As poucas formas de pagamento podem fazer com que o consumidor desista da compra durante o check-out. Quando o seu e-commerce possui diversidade nas formas de pagamento, o consumidor se sente mais confiante em adotar a solução que, para ele, é a mais adequada no momento. Invista em cartões de crédito, débito, boleto bancário e outras formas para que ele conclua a compra com sucesso.
4. Melhore o conteúdo explicativo dos produtos
O conteúdo explicativo dos produtos deve ser um dos diferenciais da sua loja virtual, pois é naquele espaço que o consumidor deverá esclarecer todas as suas dúvidas sobre o funcionamento e os benefícios do que ele deseja adquirir.
5. Avalie se a sua logística está sendo eficaz
Os consumidores desejam que o prazo de entrega seja cumprido, assim como querem que o produto chegue em bom estado à sua residência. Avalie o tipo de logística que você adota e se uma outra forma otimizaria a entrega dos seus produtos.
6. Ofereça mais de uma opção de frete
Assim como na forma de pagamento, o frete precisa ter mais de uma opção (correio, transportadora, etc.). Dependendo do município onde o consumidor mora e o que ele está comprando, o frete pode sair mais caro que o produto — o que não compensa para ele e vai levá-lo a desistir da compra.
7. Tenha um sistema anti-fraude
A segurança dos dados dos seus consumidores é sua responsabilidade, portanto, instale um sistema anti-fraude e garanta que essas informações sejam tratadas com absoluto sigilo. O sistema anti-fraude também evita que hackers e outros criminosos virtuais apliquem golpes e roubem dados.
8. Segmente a sua base de clientes
A comunicação com o seu público deve ser dirigida, portanto, existe a necessidade de segmentar a sua base de clientes. Falar de uma única forma com todos pode não ser a solução mais eficaz. Estabeleça uma comunicação mais próxima com cada tipo de consumidor da sua loja.
9. Faça uma estratégia de marketing para seu comércio eletrônico
Sem uma estratégia de marketing dificilmente o seu e-commerce vai alcançar o resultado que você deseja. Na estratégia de marketing, contemple a sua atuação nas redes sociais, as campanhas da loja online, as promoções e até mesmo a maneira como você vai se comunicar com os clientes por e-mail.
10. Integre todos os sistemas da sua loja on-line
Com um bom sistema de gestão empresarial (ERP), você consegue integrar todos os processos da sua loja virtual. Isso vai diminuir o tempo que se leva para fazer determinados trabalhos, possibilitando que uma parte do seu time execute outras tarefas e você economize tempo e dinheiro.
Gostou das dicas para tornar o seu comércio eletrônico mais eficiente? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e grupos de discussão para que elas possam ajudar outros gestores de e-commerce!