A facilidade para entrar em contato com uma empresa é crucial para o perfil de cliente atual, acostumado com a agilidade do mundo digital. Por isso, aprender como colocar o link do WhatsApp no Instagram é o toque profissional que o seu negócio precisa.

Caso você ainda não saiba, o WhatsApp e o Instagram pertencem à Meta, grupo que também é dono do Facebook. A compra possibilitou a integração dessas plataformas e facilitou bastante a navegação entre elas.

As empresas podem usar a versão profissional das redes sociais e a versão Business do aplicativo de mensagens para ter acesso a recursos exclusivos, como o botão ‘Clique para o WhatsApp’, que pode ser ativado no Instagram.

Um estudo encomendado pela Yalo com informações da International Data Corporation (IDC), concluiu que 95% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp como o principal canal de comunicação com os clientes.

Os consumidores também preferem o aplicativo de mensagem (88%) e as redes sociais (77%). Portanto, incluir os WhatApp no Instagram mostra que a sua empresa está atenta às necessidades dos clientes.

Continue no artigo e conheça as formas de colocar o link do Whatsapp na Bio do Instagram, gerar a URL e como reunir mais de um link.

Boa leitura!

4 maneiras de colocar link do Whatsapp na Bio do Instagram

Dificilmente, hoje, alguém seguiria este passo a passo: abrir o Instagram, anotar o número de telefone da empresa em um papel, digitar e salvar no celular, abrir o WhatsApp, selecionar o contato, iniciar uma conversa e enviar uma mensagem.

Por outro lado, um usuário clicaria facilmente em um link ou no botão na Bio do Instagram da sua empresa, justamente porque sabe que é o meio mais fácil de ser redirecionado para o app de mensagens. 

Não tem ideia de como fazer isso? Vamos explicar a seguir!

1. Gere um link do WhatsApp para adicionar na Bio

A primeira opção é gerar um link do WhatsApp para Instagram e incluir no espaço destinado para links na Bio. 

O jeito mais simples é usar a URL padrão https://wa.me/. Após a barra, adicione o número de contato da empresa no padrão internacional, com o código do Brasil e DDD local, sem incluir espaços, zeros e outros símbolos. 

O código internacional brasileiro é o +55. Dessa forma, o link do WhatsApp de uma loja localizada em São Paulo (capital), por exemplo, ficaria da seguinte forma: https://wa.me/5511999999999

Agora, copie o link, abra o perfil do Instagram, clique em ‘Editar perfil’ > ‘Adicionar link’ e clique no símbolo de ‘+’ para adicionar a URL criada e o título e salve.

📣Importante: O Instagram permite colocar até cinco links no perfil. O primeiro fica em destaque, e os demais agrupados. Ao clicar em ‘outros links’, uma aba aparece com os demais, como na imagem a seguir:

como colocar link do WhatsApp no Instagram

Imagem: Divulgação/Instagram.

2. Adicione um botão do WhatsApp ao perfil

Essa opção para colocar o link do WhatsApp no Instagram está disponível apenas para empresas com contas profissionais que utilizam o WhatsApp Business.

Com o botão ‘Clique para o WhatsApp’ ativado no perfil, os clientes entram em contato em apenas um clique, o que aumenta o engajamento. Para conectar as duas plataformas, siga o passo a passo:

  • Abra a página do seu perfil no Instagram;
  • Clique em Editar perfil > Opções de contato.
  • Clique na opção número de telefone comercial do WhatsApp Business.
  • Digite seu número de telefone.
  • Clique em Enviar código.
  • Abra o WhatsApp Business e copie o código recebido.
  • Volte ao Instagram e digite os números para conectar as plataformas e ativar o botão no perfil.

O resultado fica parecido com a imagem a seguir:

como colocar link do WhatsApp no Instagram

Imagem: Divulgação/Instagram.

3. Reúna vários links em um

A terceira opção para colocar link do WhatsApp no Instagram é utilizar um agregador para reunir várias URL relacionadas ao negócio em apenas um link.

Por exemplo, além do número de contato, você pode incluir o link do seu e-commerce, da página de promoções em destaque e dos mais vendidos. Algumas opções de sites agregadores são:

Você pode incluir quantos links quiser, especificando ao que cada um se refere. Ao clicar na URL, o usuário visualiza as opções separadas e acessa a que precisar no momento.

A URL gerada pelo agregador pode ser personalizada. Após organizar a lista no site, acesse o Instagram e edite o perfil para incluir o link. Lembre-se de destacar o link no texto da Bio para chamar a atenção do usuário.

Leia também >>> Como vender pelo Instagram? Guia completo com 10 estratégias.

4. Inclua o link do WhatsApp em um Story e salve nos destaques

O último método para colocar o link do WhatsApp no Instagram é criar um Story para divulgar o contato da loja com o link para o app (que você gerou no passo 1).

Como os Stories desaparecem em 24 horas, salve-o nos Destaques para fixá-lo no perfil. Você pode adicionar um título e uma capa ao destaque para que os usuários encontrem o link rapidamente.

Pronto! Agora você sabe quatro maneiras de facilitar o contato dos clientes com a sua loja e respondê-los com agilidade.

Aproveite o potencial de vendas do Instagram

Configurar corretamente o perfil da sua empresa no Instagram garante que os clientes encontrem facilmente os seus meios de contato.

Já pensou em automatizar as vendas do seu negócio para WhatsApp, Instagram e Messenger? Com o chatbot do Bling essa ideia pode virar realidade.

Após a ativação, o chatbot utiliza as informações do negócio configuradas no sistema do Bling, como catálogo de produtos, estoque, logística (formas de entrega e frete) e mais. 

Confira no vídeo abaixo, como o recurso funciona:

As principais vantagens do recurso são: ganhar tempo na rotina de vendas, funcionamento 24 horas por dia, todos os dias, inclusive feriados, integração com o estoque e catálogo de produtos e recebimento direto na Bling Conta.

Ative já o chatbot de vendas e tenha a praticidade de realizar vendas 100% automatizadas e sem custo adicional no seu plano do Bling. Aproveite!