Pode parecer um detalhe bobo para muitas pessoas, mas caprichar na bio para loja virtual no Instagram faz toda a diferença na apresentação de sua marca.

Trata-se da primeira impressão da empresa em uma das principais redes sociais do mundo. Aliás, dados internos do próprio Instagram revelam que 70% dos consumidores procuram a plataforma para a próxima compra.

Portanto, criar uma bio atrativa para sua loja virtual é uma valiosa oportunidade de estabelecer sua proposta de venda e ajudar seu público-alvo a entender o diferencial da marca. É uma etapa básica para começar a vender pelo Instagram.

Pensando nisso, separamos algumas dicas do que colocar e ideias de frases para a bio do Instagram de lojas e e-commerces! Continue a leitura e se inspire para criar uma biografia única e envolvente.

O que é bio para loja virtual no Instagram?

A bio do Instagram é uma descrição que fica no topo da página do perfil, ao lado da foto. Para lojas virtuais, é uma forma rápida de mostrar aos consumidores o que você faz e vende. É possível escrever até 150 caracteres, então deve ser apenas uma breve biografia com informações objetivas, concisas e fáceis de ler.

Uma boa bio para e-commerce no Instagram precisa motivar os usuários a interagir de alguma forma com o perfil

Ou seja, ela deve ser interessante o suficiente para que sigam a conta, rolem a página para curtir e comentar posts, assistam aos stories e destaques, ou compartilhem os conteúdos com amigos. No caso de lojas virtuais, os usuários também podem clicar no link da bio para visitar o site.

As melhores biografias do Instagram vão direto ao ponto e transmitem a personalidade da marca. Até colocar emojis e piadas é válido, caso façam sentido com a proposta de comunicação da empresa.

O que colocar na bio do Instagram da loja?

Escolher o que colocar na bio do Instagram requer uma atenção especial, pois depende de diversos fatores relacionados à marca. Por exemplo, o nicho de atuação de sua loja virtual, o tom de voz da sua estratégia de comunicação e o objetivo específico da sua empresa na rede social.

Para auxiliar na criação de sua bio, considere responder às seguintes perguntas sobre sua empresa!

  • Qual é a promessa da sua marca?
  • Quais são os principais benefícios de seus produtos?
  • Qual a personalidade da sua marca? Leve e engraçada? Ou mais séria e informativa?
  • Quais são os seus diferenciais no mercado e o que torna sua empresa única?
  • É um negócio local ou nacional? Qual o tempo de atuação?
  • Que tipo de mensagem deseja transmitir? Informações sobre seus produtos, missão da empresa ou promoções e ofertas especiais?
  • Qual é a primeira coisa que deseja que as pessoas façam ao visitar seu perfil?

Essa última questão considera a prática de marketing de colocar uma Call to Action (CTA), ou seja, uma chamada para ação. Ou seja, convide os usuários visitantes do seu perfil a tomar uma ação clara e direta se você quiser que eles cliquem no link em sua bio, sigam sua conta ou façam algo específico.

Como mencionamos antes, você pode adicionar o seu site na bio para as pessoas acessarem e comprarem seus produtos. Lembrando que agora é possível adicionar até 5 links. 

Porém, se quiser adicionar mais, você pode optar por criar uma conta em ferramentas como o Linktree, uma plataforma digital onde consegue reunir diversos links do seu interesse em um só lugar.

Dicas para criar bio para loja virtual no Instagram

Tendo em mente tudo que abordamos até aqui, separamos mais algumas dicas para você criar uma bio para sua loja virtual que seja chamativa, única e criativa!

Mantenha-se fiel à identidade da marca

Você pode colocar uma bio para loja virtual original, mas não deixe de se manter fiel à personalidade de sua marca, combinando o estilo e tom de voz com seu site e outras plataformas sociais.

A bio precisa atrair a atenção do usuário e transmitir a essência de sua empresa o mais rápido possível, ajudando os seus consumidores a compreender o valor de sua marca para eles.

Use emojis

Voltando para o espaço da bio, você já deve ter percebido que muitos perfis utilizam emojis para diferenciar e personalizar suas descrições. Portanto, caso a ideia não vá totalmente contra o tom de voz de sua empresa, não deixe de usá-los (com moderação) para destacar a sua bio.

Você pode aproveitar dos inúmeros emojis disponíveis que combinam com o seu setor e também outros mais neutros, como setas, indicando os consumidores a clicar no seu link.

Utilize o ChatGPT para ter ideias

Não podíamos deixar de mencionar o ChatGPT como dica para criar uma bio de loja virtual no Instagram. A ferramenta é capaz de ajudar em diversas tarefas para otimizar o seu negócio, inclusive as que exigem criatividade.

Tente ser específico ao pedir para a inteligência artificial gerar ideias para você. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, dê detalhes sobre seus produtos, público-alvo e personalidade da marca.

Vale lembrar que o ChatGPT é um excelente assistente para conceber ideias, mas você talvez precise personalizar os resultados para adequar a sua empresa. Faça vários testes até encontrar a melhor bio possível!

Aposte em frases famosas e inspiradoras

Às vezes, uma frase inspiradora é tudo que você precisa para criar uma bio no Instagram chamativa. Claro que a escolha deve fazer sentido para a sua marca e objetivo, mas existem diversas opções para todos os gostos e segmentos.

A frase “a maneira como você se veste é uma expressão da sua personalidade”, por exemplo, pertence ao estilista italiano Alessandro Michele e encaixa bem em uma bio para loja virtual de roupas.

Empregue frases comerciais

Se a sua loja virtual possui descontos e cupons especiais para a primeira compra, por exemplo, utilize-os de tempos em tempos na bio para conquistar mais clientes. O mesmo vale para promoções de datas sazonais, como Natal e Black Friday.

Complete o seu perfil

Embora possamos considerar a bio do Instagram como somente aquele espaço para descrever a marca, você também precisa completar os outros dados do seu perfil.

Ou seja, não se esqueça de adicionar informações referentes à empresa, como:

  • nome do perfil (nome da loja);
  • nome de usuário;
  • foto de perfil (o logotipo);
  • segmento de atuação;
  • informações de contato (telefone, e-mail, WhatsApp, etc.);
  • endereço físico (caso tenha).

Não deixe de ler: saiba por que incluir o Instagram Stories em sua estratégia

Exemplos de frases para bio do Instagram

Para ajudar você a se inspirar a criar uma bio para sua loja virtual, separamos alguns exemplos de empresas reais em grandes setores do e-commerce, como roupas, calçados e maquiagem!

Bio para loja de roupas

Neste exemplo de bio para lojas de roupas, a Aragäna deixa bem claro a personalidade da marca e no que ela acredita. A loja aposta em uma descrição conceitual para que o seu público-alvo se identifique com sua missão.

A bio do Instagram da loja de roupas masculinas Oriba não deixa nenhuma dúvida sobre seus propósitos: comercializar peças essenciais para o dia a dia e a de ser uma marca sustentável.

A loja de roupas femininas Tentqtê conta com uma bio chamativa com uma frase que traz a ideia de roupas bonitas e baratas. A marca também mostra que entrega para todo o Brasil e já deixa um cupom de desconto para a primeira compra!

Bio para o Instagram de lojas de maquiagem

Apesar de não conter nada sobre a origem ou conceito da própria marca, o exemplo acima de bio do Instagram faz sentido com a proposta da empresa de ser um atacado. O perfil ressalta a entrega para todo o Brasil, disponibiliza WhatsApp para contato e utiliza de uma chamada para ação bem direta.

A AmoKarité destaca seus diferenciais na bio do perfil do Instagram (pioneira em maquiagem natural, sólida e sustentável). Além disso, apresenta provas sociais para chamar atenção dos consumidores, como o número de vendas no último ano e a fabricação artesanal com a ANVISA.

Neste último exemplo de bio para o Instagram de lojas de maquiagem, a gigante do setor MAC Cosmetics abraça a diversidade. A frase “Para todas as idades, todas as raças, todos os gêneros” garante de imediato que os consumidores podem achar o que procuram na loja e, ao mesmo tempo, reforça a mensagem de inclusão.

Frases para bio de lojas de acessórios

A Gaia Acessórios optou por uma frase simples, mas que se mantém fiel à proposta da marca. É um ótimo exemplo de que não é preciso criar aquela bio pioneira e genial para ser eficiente.

Neste exemplo de frases para bio de lojas de acessórios, a Amaré destaca suas semijoias para logo em seguida adotar uma abordagem bem comercial: frete para todo o Brasil, desconto na primeira compra, frete grátis e CTA para a compra.

Bio para lojas de calçados

A Laroche é um exemplo de bio para loja de calçados que aborda algumas das dicas que citamos ao longo do conteúdo. A empresa conversa direto com seu público-alvo (homem contemporâneo, adultos e crianças), menciona o ano de fundação e usam um Call to Action para entrarem no site da loja.

Já a loja de sapatos femininos Amavie utiliza de um cupom para chamar a atenção dos visitantes do perfil, além de mostrar que possui uma loja física além da online.

Como fazer uma bio chamativa?

Desenvolver uma bio chamativa é parte essencial da estratégia de usar o Instagram a favor do seu e-commerce. Como vimos ao longo deste conteúdo com dicas e exemplos, não existe segredo, mas sim práticas recomendadas que vão deixar seu perfil no Instagram mais atrativo para novos seguidores.

Ao ganhar maior relevância na rede social, você também terá de lidar com um maior fluxo de mensagens e pedidos em sua loja virtual. Então, como lidar com esse potencial crescimento no Instagram?

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Outra opção é fazer a integração da Bling com a Munddi, plataforma online para receber pedidos por WhatsApp e Instagram, e deixar o balcão cuidar de pagamentos e entregas para você.

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