Inovar no seu negócio tradicional ou mesmo expandi-lo e aumentar o faturamento atendendo clientes do Brasil todo: esse é o sonho de todo empreendedor que deseja levar seu negócio físico para o meio digital.
Mas nesse caminho existem várias dúvidas. E é para esclarecê-las que criamos este artigo, um Passo a Passo Prático contendo as principais informações que você deve saber para levar o seu negócio tradicional para o meio online e alcançar o tão merecido sucesso!
Para facilitar a sua leitura, organizamos o conteúdo em tópicos:
- Maneiras de Expandir seu Negócio Físico
- Será que a internet é mesmo a melhor estratégia?
- Como fazer isso na prática?
- Passo 1: Sua Oferta Matadora
- Passo 2: Seu Nicho de Clientes
- Passo 3: Seu Modelo de Negócio
- Passo 4: Marketing Digital
- Passo 5: Gestão
- Erros fatais que você não pode cometer.
O que você verá no artigo:
Então você quer expandir…
Seja por estar passando por uma maré positiva no seu negócio, por estar de olho em uma nova oportunidade no mercado ou por estar sentindo a necessidade de mudar e não ficar para trás, existem inúmeras maneiras de expandir a sua empresa física.
Abrir uma filial, transformar seu negócio em uma franquia, formar parcerias com outras empresas, aumentar o portfólio de produtos e serviços, ou mesmo procurar outros mercados além da sua região para atender. Essas são só algumas das opções de expansão disponíveis. Mas, com tantas possibilidades, por que investir em levar a sua empresa para a internet?
Será que a internet é mesmo a melhor estratégia?
Poderia listar aqui uma infinidade de aspectos vantajosos sobre empreender no meio online. Entretanto, irei apontar somente 3 deles – e provavelmente desbancarão todas as opções acima.
Menos Custos e Mais Lucros
“Empreender na internet é barato” pode ser uma afirmação perigosa. Como em qualquer empreendimento, haverão custos com ferramentas, divulgação, infraestrutura, etc. Mas, ainda assim, os custos para ter um negócio de sucesso no meio digital são infinitamente menores do que para criar uma filial, alugar um novo espaço, investir em estoque ou contratar mais equipe. Menos custos significa mais lucro e mais dinheiro para você investir em escalar o seu negócio.
Seu negócio sem fronteiras!
Falando em escala, a internet permite uma escalabilidade praticamente ilimitada para o seu negócio. Seu mercado alvo deixa de ser as pessoas da sua cidade ou aquelas que moram perto do seu estabelecimento, e passa a ser o Brasil todo – quem sabe, o mundo.
Você (e seus clientes) já estão lá!
Talvez a ficha ainda não tenha caído, mas neste exato momento você está utilizando a internet para ler um artigo de uma outra empresa. Não importa se você costuma comprar ou contratar serviços online, dados mostram que já existem mais brasileiros comprando na internet do que em estabelecimentos físicos – segundo levantamento do PwC. Não estar presente nesse mercado é sinônimo de ficar para trás.
Beleza! Mas como fazer isso na prática?
Talvez os argumentos acima tenham te convencido do potencial dessa ferramenta, ou talvez você já tivesse percebido a oportunidade há muito tempo. De qualquer forma, decidir levar o seu negócio para a internet é somente o primeiro passo – ou melhor, o passo zero.
A partir de agora você entenderá o Passo a Passo, em ordem, para ter sucesso com seu negócio digital:
Passo 1: A Sua Oferta Matadora
Neste processo você terá que tomar muitas decisões, elas definirão o caminho e a melhor estratégia para o seu negócio específico. Por isso, separamos algumas perguntas chave para guiá-lo neste caminho:
A primeira delas é: você venderá Produtos ou Serviços?
Antes que você responda e pule para o próximo passo, perceba que sua resposta não precisa necessariamente ser a mesma oferta que você já possui no seu negócio físico.
Por exemplo, uma loja que vende acessórios para motocicleta pode oferecer pela internet somente o serviço de personalização de capacetes.
“Mas por que ela faria isso?” Por um grande motivo: menos concorrência.
É muito provável que já existam grandes lojas de acessórios para motocicletas na internet e que elas ofereçam as mesmas opções de produtos, por um preço mais baixo.
Isso é comum devido à forte concorrência no meio online e ao domínio de grandes redes varejistas: Magazine Luiza, Netshoes, Dafiti, entre outras.
A solução para combater esse problema é simples: focar em setores lucrativos, porém menos concorridos. O setor de Serviços, por exemplo, costuma possuir menor concorrência online.
Entretanto, caso você decida oferecer Produtos, nós recomendamos estes dois melhores caminhos:
- Focar em um nicho bastante específico de produtos, como por exemplo: acessórios de moto para Harley Davidsons antigas. Assim você conseguirá se especializar e dominar essa fatia do mercado – sem ter que lidar com concorrentes gigantes.
ou
- Oferecer seus produtos dentro de grandes Marketplaces. Existem diversos integradores que facilitam esse processo. Assim você conseguirá aproveitar a popularidade desses portais para gerar vendas no seu negócio. Leve em conta que, em troca disso, você oferecerá um percentual das transações para a plataforma e abrirá mão de parte do controle que teria em uma loja própria.
Não sabe o que é um Marketplace? Entenda clicando aqui.
Passo 2: Seu Nicho de Clientes
Agora que você já decidiu se vai oferecer Serviços ou Produtos na sua loja online, responda à próxima pergunta:
Em qual nicho de clientes você irá focar?
Voltando ao exemplo da loja de acessórios para moto, o empreendedor poderia oferecer o serviço de customização de capacetes para todos os tipos de motociclistas: casuais, esportistas ou trilheiros. Em outras palavras, qualquer um que quisesse contratá-lo.
Uma outra – e melhor – opção seria: oferecer um serviço impecável de customização somente para pilotos que participem de corridas profissionais. Ou seja, para um nicho específico de clientes.
Da mesma forma que fizemos com a oferta de produtos, é necessário nichar nosso público-alvo.
“Mas fazendo isso eu não vou estar perdendo clientes?” Essa é uma contradição muito comum. Entretanto, o que diversos casos de sucesso nos mostram é que não. Fazendo isso você conseguirá vender muito mais pela internet.
Pode parecer contra-intuitivo, afinal, uma loja física que atenda só a um tipo de cliente dificilmente seria bem-sucedida.
Porém, o ambiente online nos permite ter acesso a um número infinitamente maior de compradores. Assim, conseguimos encontrar e atender clientes espalhados pelo Brasil todo e ainda colhemos os benefícios de não precisar lidar com grandes concorrentes.
Ou seja, focando em um nicho específico, atendemos com excelência uma fatia do mercado e nos tornamos a maior referência dentro dela.
Confira alguns exemplos de Nichos de Mercado para se inspirar:
- Aulas de Inglês para Maiores de 50 Anos
- Sapatos Femininos com Numeração menor que 35
- Produtos Veganos para Gestantes e Bebês
- Cursos EAD de Pós Graduação para Advogados
- Serviço de Pequenas Mudança dentro de Curitiba
Passo 3: Seu Modelo de Negócio
Já avançamos muito até aqui. Você decidiu o que irá oferecer na internet, se serão produtos ou serviços, e também escolheu um nicho de clientes para focar. Agora iremos descobrir a melhor maneira para monetizar tudo isso.
Entendendo o seu público e o que ele deseja, você possui duas principais maneiras de monetizar o seu negócio. Irei explicar cada uma delas e ajudá-lo a descobrir qual se encaixa melhor ao seu perfil de empreendedor.
- Opção 1: E-commerce Tradicional
Nessa opção, você irá organizar a sua oferta em um site próprio, ou mesmo dentro de grandes Marketplaces e a expansão do seu negócio resultará no maior investimento em estoque (caso tenha escolhido oferecer produto) ou na contratação de mais funcionários.
Você ganhará uma margem de lucro em cima dos produtos ou serviços oferecidos.
Seu dia a dia será mais ou menos: checar se houveram novas vendas, fazer marketing para atrair clientes, gerenciar e manter atualizado estoque, treinar equipe, levar encomendas aos Correios (caso faça a venda de produtos), entre outras tarefas operacionais.
O perfil de empreendedor que se encaixa melhor a esse modelo de negócio é aquele que gosta de estar na operação, de olho no seu negócio, organizando e gerindo. Podemos chamá-lo de: Empreendedor Gestor.
- Opção 2: Marketplace de Nicho
Nessa opção, você criará uma rede de profissionais (ou fornecedores) de um nicho escolhido e irá agrupá-los em um site. Os clientes poderão escolher o prestador de serviço (ou produto) preferido e realizar um pedido diretamente para eles. O seu papel será de intermediador: atraindo clientes e organizando a rede.
As maneiras mais comuns de monetizar esse modelo de negócio é cobrar um percentual em cima de cada transação ou uma mensalidade para o prestador de serviço (ou fornecedor) cadastrado.
Seu dia a dia será, mais ou menos: entrar em contato com novos prestadores de serviço (ou fornecedores), cadastrá-los na plataforma, atrair clientes através de marketing digital e garantir que o atendimento prestado está sendo de qualidade.
O perfil de empreendedor que se encaixa melhor a esse modelo é aquele que gosta de conectar pessoas, possui uma grande rede de contatos e tem boas habilidades sociais. O chamamos de: Empreendedor Vendedor.
E então, você é um Empreendedor Gestor ou Vendedor?
Passo 4: Marketing Digital
Com a sua oferta, público-alvo e modelo de negócio claros é hora de começar a colocar a mão na massa e gerar vendas. Para isso, é essencial que você entenda o básico de Marketing Digital.
Não importa se você irá fazer marketing para a sua própria loja virtual ou para o seu próprio Marketplace de Nicho, 2 fundamentos não se alteram:
1.Coloque a oferta certa na frente da pessoa certa.
Essa é a essência do Marketing Digital, mostrar aquilo que você está oferecendo (Passo 1) para aquelas pessoas com mais chance de se interessar (Passo 2).
Isso pode acontecer através das redes sociais, por exemplo: Facebook, Instagram, Pinterest, Linkedin – tudo depende de quem são seus potenciais clientes e onde eles costumam navegar.
Por exemplo, o Pinterest está cheio de potenciais clientes de artigos de decoração ou moda. Já o Linkedin, está lotado de empresários e pessoas do meio corporativo.
Estudando Marketing Digital você encontrará um mar de possibilidades, então leve esse fundamento com a sua bússola: “Coloque a oferta certa na frente da pessoa certa”.
- Marketing de Conteúdo
Ninguém gosta de estar no Instagram olhando fotos de amigos e ser interrompido por ofertas de sapatos ou serviços que não precisa.
Aprendemos a prestar atenção somente naquilo que nos interessa. Por isso, para atrair potenciais clientes é preciso cada vez mais inovar e criar conteúdos que gerem valor para sua audiência.
Me responda: qual dessas publicações de uma Escola de Inglês você acredita que chamaria mais atenção no Instagram?
- Uma foto de Londres com um letreiro: Aulas Particulares de Inglês, telefone 3333-3333.
ou
- Um vídeo de 1 minuto com um professor de inglês dando dica práticas para quem irá viajar para fora do país nas férias.
Obviamente a segunda! Isso é o chamado Marketing de Conteúdo. Você oferecer conteúdo relevante para o seu público alvo e atrair a sua atenção dessa maneira.
“Mas como fazer isso tudo vai me ajudar a vender mais?”
Por um caminho muito simples, tente enxergá-lo: o seu potencial cliente, navegando pelo Instagram, encontra um de seus vídeos com dicas de inglês; ele o assiste e percebe que no final do vídeo existe um site com mais informações sobre aulas particulares; ele – que irá viajar no final do ano e gostaria de algumas aulas – acessa o site e entra em contato com você; daí para frente basta fechar a venda.
Ou seja, o Marketing Digital serve para trazer as pessoas certas para a sua oferta – atraindo sua atenção e posicionando o seu negócio como autoridade na área.
Passo 5: Gestão
Então para chegar até aqui você descobriu o que irá vender, para quem, como irá ganhar dinheiro e, finalmente, como gerar vendas com Marketing Digital. Agora é a hora de garantir que essa engrenagem continue funcionando sem nenhum problema.
De acordo com o seu Modelo de Negócio (Passo 3), a sua gestão precisará focar mais em alguns aspectos. Em um e-commerce tradicional, por exemplo, você precisará constantemente se preocupar com estoque; já em um Marketplace, não.
Com isso, é importante prestar atenção em alguns pontos da sua gestão para garantir que tudo esteja ocorrendo como deveria:
- Os pedidos estão sendo rapidamente atendidos?
- Os clientes estão avaliando positivamente o negócio?
- Existe algum motivo de perda de vendas se repetindo muitas vezes?
- Os deveres burocráticos (emissão de nota, etc) estão todos sendo cumpridos?
- Existe alguma maneira de otimizar esses processos?
Quando se trata de gestão, um ERP como o Bling pode acabar com boa parte das suas dores de cabeça. Entenda o que a Bling pode fazer por você aqui.
Esse foi o último passo, seguindo o processo descrito nesse artigo você conseguirá entrar no meio digital de forma gradual e eficiente, sempre focando em gerar resultado.
Mas não vá embora e cometa estes erros!
Acompanhando empreendedores nesse processo, percebemos alguns erros fatais se repetindo várias e várias vezes. Irei rapidamente listá-los aqui para que você não os cometa também:
1.Não fazer ou delegar completamente Marketing Digital;
Não basta criar um site, tirar foto dos seus produtos, cadastrá-los e acreditar que as vendas começarão a aparecer. Fazer isso é o mesmo que montar uma vitrine no meio de uma floresta e esperar que as pessoas venham comprar. É preciso chamá-las, ir até onde o seu público está e atraí-lo para o seu negócio. É preciso fazer Marketing Digital.
Entendo que esse provavelmente seja um mundo novo para você e que muitos termos possam parecer confusos e complicados. Entretanto, o Marketing Digital será o combustível do seu negócio online.
Por isso, é essencial que você entenda o mínimo – como funcionam as redes sociais; o que é marketing de conteúdo; como fazer anúncios – antes de pensar em delegar esse serviço para um agência, por exemplo. Assim você não correrá o risco de investir seu valioso dinheiro em algo que não consegue dizer se está sendo bem feito ou não.
Lembre-se: todos os fundamentos para vender no seu negócio físico se aplicam ao meio online. Coloque a oferta certa na frente da pessoa certa, tenha um atendimento de qualidade e terá clientes para a vida toda.
- Variedade x Nicho
É verdade que já falei muito sobre nicho de mercado neste artigo, mas isso só mostra a importância desse conceito.
Por favor! Contenha o seu impulso de atender todos os públicos ao mesmo tempo e oferecer uma variedade enorme de produtos ou serviços.
Comece pequeno, faça testes até descobrir o que traz os melhores resultados. E, somente quando estiver vendendo uma oferta específica de forma constante, invista em adicionar mais opções ao catálogo e expandir seu nicho de mercado.
- Pensar que é muito fácil
A internet abriga inúmeras promessas milagrosas: “ganhe dinheiro fácil, rápido e sem precisar trabalhar”.
Mas se você já possui um negócio físico, conhece bem a quantidade de desafios que enfrenta todos os dias. Empreender na internet não é diferente.
Há sim benefícios! A flexibilidade, os custos menores, a possibilidade de ter clientes no Brasil todo, etc. Mas ainda existirão custos, será preciso investir, será preciso dedicar horas de trabalho todos os dias e existirão grandes desafios como em qualquer outro negócio.
- Querer fazer tudo ao mesmo tempo
Esse é um erro muito comum de empreendedores que já estão rodando seus negócios digitais. Foi tentando evitá-lo que construímos esse passo a passo de forma gradual e organizada. Então preste atenção, esse descuido já foi fatal para vários bons empreendedores.
Assim que você começar a estudar sobre Marketing Digital e utilizar as ferramentas disponíveis na internet, você irá se deparar com um mar de possibilidades. Mais do que isso, você verá pessoas dizendo que você precisa estar ativo no Facebook, Instagram, Pinterest, Linkedin, Youtube, Twitter e Snapchat – tudo ao mesmo tempo. Elas mostrarão resultados exuberantes de como a estratégia X revolucionou seus negócios.
Te digo desde já, você sentirá a necessidade de fazer tudo isso, e talvez chegará a tentar. Até quando se sentir esgotado e seus resultados se diluírem.
A solução para isso é simples, tão simples que chega a parecer boba: foque!
É importante sim testar, inovar e experimentar. Mas gaste 20% do seu tempo com isso, o outro 80% invista no que já sabe que produz resultado. Na maioria das vezes, isso significará focar em estratégias simples, como um disparo de e-mails bem feito.
Portanto, tome cuidado com sugestões e opiniões sobre o que você deveria fazer com o seu negócio – inclusive com o que eu mesmo lhe apresentei neste artigo. Teste por você mesmo, coloque a mão na massa e conquiste o merecido sucesso no seu negócio online.
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Este artigo foi produzido pelo Ideia no Ar em parceria com a Bling.
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