Você tem um restaurante ou vende alimentos e refeições, mesmo que caseiros? Então, você precisa saber como vender no iFood para alavancar suas vendas e faturar muito mais.
Criado em 2011, o iFood já se tornou a maior empresa de delivery do Brasil. Segundo levantamento da Statista, em 2023, 86% dos entrevistados utilizam o app para pedir comida.
E não é para menos. A empresa atua em mais de 1700 cidades por todo o território nacional, com mais de 330 mil restaurantes parceiros, 200 mil entregadores e 40 milhões de usuários. O resultado desses números? Cerca de 60 milhões de pedidos por mês.
Em outras palavras, se você vende comida, precisa estar no iFood. E para te ajudar nesse processo, preparamos este conteúdo fresquinho com tudo o que você precisa saber para lucrar mais com seu restaurante.
Vem com a gente!
O que você verá no artigo:
Como funciona vender pelo iFood?
O iFood é uma plataforma que conecta estabelecimentos que vendem alimentos — restaurantes, lanchonetes, cafeterias etc — ao consumidor, facilitando o processo de gerenciamento de pedidos e entregas.
Funciona assim: pelo app do iFood, o cliente faz um pedido para sua loja. O sistema notifica a loja e você pode começar a preparar o pedido. Depois de pronto, você o encaminha para a entrega, seja por um serviço próprio ou por um entregador cadastrado no iFood.
Na sequência, o cliente paga na entrega ou opta por pagar no ato do pedido, direto pelo app.
Quais as vantagens de vender no iFood?
Entenda por que tantos negócios decidem, ano após ano, expandir suas operações para o iFood:
- experiência de mercado: bagagem de uma empresa que atua há mais de 10 anos no segmento;
- visibilidade: com o alto número de acessos diários, sua loja/restaurante tem grandes chances de ser encontrado por quem procura o que você vende;
- crescimento de receita: o delivery de comidas pode ter uma grande participação no seu faturamento mensal;
- atuação em outros nichos: iFood Mercado, que inclui opções de delivery para supermercados, farmácias, lojas de bebidas e produtos para pets.
Também existem possíveis desvantagens de ser um parceiro iFood, como a grande concorrência das lojas cadastradas e o custo mais elevado devido às taxas de comissão.
No entanto, essas dificuldades podem ser contornadas com planejamento e estratégias de vendas.
O que precisa para vender no iFood?
Para vender no iFood, você precisa de:
- CNPJ ativo com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) específico para o segmento alimentício;
- conta bancária vinculada ao CNPJ da empresa ou à pessoa física identificada como responsável legal pelo MEI;
- smartphone (Android ou iOS) com o app para parceiros instalado.
Se você não tem um CNPJ, é possível vender no iFood com o seu CPF. Porém, essa opção de cadastro não é disponível para todas as cidades onde o app atua. Ainda assim, a empresa permite essa modalidade de vendas em mais de 300 cidades brasileiras.
Mas, atenção: vender no iFood com CPF é uma situação provisória. Depois de se cadastrar como pessoa física, você precisa abrir um CNPJ no prazo de 1 ano para que sua loja continue ativa na plataforma.
Portanto, de qualquer maneira, você precisa de CNPJ para vender no iFood.
Quais os planos do iFood?
O iFood oferece duas opções de planos para o vendedor parceiro:
- iFood Básico;
- iFood Entrega.
Conheça o que está incluído em cada um deles.
1. iFood Básico
O plano iFood Básico é uma opção destinada a estabelecimentos que desejam anunciar na plataforma de delivery, contando com a flexibilidade de realizar as entregas por conta própria.
Esta modalidade inclui gerenciador de pedidos, acesso a ferramentas de marketing e cobra uma taxa de comissão de 12% sobre os pedidos de delivery. Há também uma taxa de 3,2% aplicada a pedidos que são pagos por meio do iFood.
A mensalidade do plano é de R$ 100,00 e o primeiro mês é gratuito. Além do mais, a mensalidade é cobrada apenas para lojas que faturam acima de R$ 1.800,00 por mês, o que possibilita aos pequenos negócios uma maior facilidade para entrar no mercado.
2. iFood Entrega
O iFood Entrega é um plano que inclui todas as características do plano Básico, com a adição de serviços voltados para a entrega.
Neste plano, as entregas são realizadas por parceiros do iFood, permitindo aos estabelecimentos rastrear as entregas em tempo real.
Além disso, oferece tecnologia para a gestão eficiente do tempo (preparo e entrega dos pedidos) e suporte do atendimento iFood até a conclusão do pedido. Para maior segurança, o plano inclui um seguro contra fraudes na entrega.
A taxa de comissão é de 23% sobre os pedidos de delivery, mais a taxa de 3,2% para pedidos pagos por meio do iFood.
A mensalidade do plano é de R$ 130,00 e, assim como no plano Básico, o primeiro mês é grátis. Lembrando que você só paga a mensalidade se o seu faturamento mensal for superior a R$ 1.800,00.
Os dois planos são isentos de fidelidade, o que permite que os vendedores parceiros usufruam dos benefícios pelo tempo que quiserem, sem a necessidade de comprometimento em longo prazo.
Porém, o iFood Entrega não está disponível para todo o Brasil. Na hora do cadastro, lembre-se de verificar se sua cidade está na área de cobertura do plano antes de optar por ele.
Como funcionam os repasses do iFood ao vendedor?
Quando o pagamento pelo pedido é realizado direto para a loja, o dinheiro fica disponível na hora para o vendedor.
O cliente também pode pagar via app do iFood. Nesse caso, a plataforma de delivery é a responsável por receber o pagamento e realizar o repasse para o vendedor, já descontando as devidas taxas.
As vendas são contabilizadas por períodos de 7 dias e os repasses são feitos em até 4 semanas, sempre às quartas-feiras, para a conta bancária cadastrada.
O app dá a opção de criar uma Conta Digital iFood, que além de servir para receber seus repasses de pagamentos, oferece diversos benefícios, como:
- pagamento de contas com o saldo dos seus repasses;
- transferências gratuitas para sua conta ou para a conta de terceiros gratuitamente;
- antecipação de recebíveis programados para os próximos trinta dias;
- linhas de crédito com taxas e prazos de pagamento exclusivos;
- cartão para compras — on-line ou presenciais — utilizando o saldo da sua Conta Digital iFood.
O que mais vende no iFood?
Segundo levantamento do próprio iFood, os 10 alimentos que mais venderam em 2022 e costumam estar presentes em todos os rankings são:
- hambúrguer;
- refrigerante;
- sanduíche tipo wrap;
- pratos com carne bovina;
- pratos com carne de frango;
- marmitas e PFs;
- açaí;
- pizza;
- pratos de massas;
- sobremesas.
A comida japonesa não apareceu nos top 10, mas também está entre as mais pedidas no app.
Porém, você não precisa se restringir a esses alimentos. Se o seu nicho é outro, saiba que o iFood permite o cadastro de estabelecimentos das seguintes categorias:
- cozinha africana;
- cozinha alemã;
- cozinha árabe;
- cozinha argentina;
- cozinha asiática;
- açaí;
- cozinha baiana;
- bebidas;
- cozinha brasileira;
- cafeteria;
- casa de carnes;
- casa de sucos;
- cozinha chinesa;
- cozinha colombiana;
- comidas congeladas fit;
- comidas congeladas;
- cozinha contemporânea;
- itens de conveniência;
- cozinha coreana;
- cozinha rápida;
- casa de crepes;
- doces e bolos;
- cozinha espanhola;
- cozinha francesa;
- casa de frangos;
- casa de frutos-do-mar;
- cozinha gaúcha;
- cozinha grega;
- hamburgueria;
- cozinha indiana;
- cozinha italiana;
- cozinha japonesa;
- casa de lanches;
- marmitaria;
- cozinha marroquina;
- cozinha mediterrânea;
- itens de mercado;
- cozinha mexicana;
- cozinha mineira;
- cozinha nordestina;
- padaria;
- casa de panqueca;
- cozinha paraense;
- pastelaria;
- casa de peixes;
- cozinha peruana;
- pizzaria;
- cozinha portuguesa;
- itens para presentes;
- casa de salgados;
- cozinha saudável;
- sopas e caldos;
- sorveteria;
- cozinha tailandesa;
- casa de tapioca;
- cozinha típica do Norte;
- cozinha vegana e vegetariana;
- casa de yakisoba.
Com tanta diversidade, dificilmente seu restaurante não se encaixa em uma das categorias, concorda?
Além de saber o que vender no iFood, você pode aproveitar os horários mais movimentados — almoço e jantar — para oferecer os mais pedidos e faturar mais. Veja só!
O que vender no iFood durante o dia?
No horário de almoço, entre as 11h e 14h, aproveite para vender refeições completas e mais reforçadas, comuns no dia a dia das cozinhas brasileiras. Aposte em:
- marmitas e PFs;
- massas;
- sobremesas;
- refrigerantes e sucos.
O que vender no iFood durante a noite?
À noite, nem todas as pessoas têm o hábito de jantar, e outras ainda preferem uma refeição mais descontraída para relaxar ao final do dia. Aproveite o período entre 18h e 21h para vender:
- hambúrgueres;
- wraps;
- pizza;
- refrigerantes, sucos e cervejas.
Agora que você já sabe o que vender no iFood, aprenda a se cadastrar para começar a faturar com a sua comida.
Como cadastrar um restaurante no iFood? Passo a passo
Veja como é fácil se cadastrar no iFood:
1. Informe seus dados de contato
É necessário fornecer seu nome, endereço de e-mail e número de telefone, que serão utilizados pelo iFood para se comunicar com você.
2. Preencha sua documentação
Insira o número do seu CNPJ (ME ou MEI). Lembre-se de que o registro apenas com CPF depende da sua localização — e é temporário.
3. Selecione um plano
Decida entre os planos iFood Básico e iFood Entrega, escolhendo aquele que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.
4. Informe sua conta bancária
Informe seus dados bancários para receber os pagamentos das vendas realizadas por meio da plataforma.
5. Assine o contrato
Após a verificação do seu cadastro — o que leva apenas alguns minutos —, você já pode assinar o contrato e configurar a sua loja na plataforma.
Com o contrato assinado, você é encaminhado para o Portal do Parceiro iFood, onde basta seguir as orientações para configurar sua loja e agendar a data de início das vendas.
Você pode começar a vender no iFood depois de 2 dias da assinatura do contrato, até o prazo máximo de 30 dias.
Pronto para começar? Confira como vender no iFood.
Novidade: integração Bling + iFood Mercado
O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) que oferece uma solução completa para pequenas e médias empresas, permitindo o controle de estoque, emissão de notas fiscais, gestão financeira e muito mais.
Recentemente, o Bling anunciou a integração com o iFood Mercado, uma novidade que promete otimizar ainda mais as operações de empresas que vendem pela plataforma. Essa integração oferece vários benefícios:
Presença na maior plataforma de delivery do Brasil – iFood
Como vimos, o iFood é a maior plataforma de delivery do Brasil, com mais de 40 milhões de usuários ativos por mês.
Integrar sua empresa ao iFood Mercado, portanto, significa que seus produtos estarão acessíveis a uma enorme base de clientes que já confiam e utilizam a plataforma regularmente.
Essa exposição adicional pode atrair novos clientes que talvez nunca tivessem descoberto sua loja de outra forma.
Controle de estoque, emissão de notas fiscais e gestão financeira em um só lugar
A integração do iFood Mercado com o Bling permite que você gerencie seu estoque em tempo real.
Toda vez que um pedido é feito na plataforma de delivery, o estoque é automaticamente atualizado no Bling, evitando problemas de falta ou excesso de produtos.
Além disso, o Bling facilita a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFC-e). Isso garante que todas as transações estejam em conformidade com a legislação fiscal, além de economizar tempo e reduzir a burocracia.
E como se já não bastassem todas essas vantagens, como Bling você também pode gerenciar suas finanças de maneira centralizada.
O sistema oferece funcionalidades como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e conciliação bancária. Ambos permitem uma visão clara e abrangente da saúde financeira do seu negócio.
Integração com diversos canais de venda, incluindo lojas virtuais e marketplaces
Além do iFood Mercado, o Bling se integra com diversos outros marketplaces e plataformas de e-commerce. Isso significa que você pode gerenciar todas as suas vendas online de maneira centralizada, sem precisar acessar múltiplos sistemas.
Isso facilita a gestão e garante que todas as informações estejam sempre atualizadas. Além disso, permite que você expanda sua presença online e alcance novos mercados, o que pode resultar em um aumento significativo nas vendas e no crescimento do seu negócio.
Aumento da eficiência operacional
A integração entre o Bling e o iFood Mercado automatiza muitos processos operacionais, reduzindo a necessidade de intervenção manual e minimiza o risco de erros.
Com a automação e a centralização das operações, você e sua equipe economizam tempo que pode ser direcionado para outras atividades importantes, como atendimento ao cliente e estratégias de marketing.
Cabe ressaltar que toda essa eficiência operacional proporcionada pela integração pode levar a uma redução de custos operacionais.
Afinal, menos erros, menos tempo gasto em tarefas manuais e um controle financeiro mais rigoroso contribuem para a diminuição de despesas.
Como vender no iFood? 5 dicas para vender mais e melhor
Depois de se cadastrar e assinar o contrato, aproveite as 5 dicas a seguir.
1. Configure sua loja
Após a aprovação do cadastro, personalize sua loja no iFood. Defina horários de funcionamento, área de entrega, formas de pagamento e taxas de entrega (se for o caso).
2. Organize o cardápio
Elabore um cardápio atrativo com descrições claras e fotos de qualidade dos pratos vendidos no seu restaurante. Lembre-se de atualizá-lo regularmente com novos itens e promoções.
3. Divulgue seus produtos
Utilize as ferramentas de marketing digital da plataforma — iFood Anúncios, Feed iFood, promoções etc — para promover sua loja, mas não abra mão de expor na maior vitrine do mundo: as redes sociais.
4. Capriche no atendimento
Crie ofertas especiais, descontos e cupons para atrair e fidelizar clientes. E procure manter um bom relacionamento com o cliente, incentivando que ele avalie seu negócio e dê feedbacks sobre a qualidade da comida e do atendimento.
5. Conte com um sistema de gestão
Invista em um sistema de gestão eficiente para gerenciar pedidos, estoques e finanças. Esse tipo de ferramenta ajuda a construir uma operação mais simples para seu negócio. O Bling é uma boa pedida. Quer ver só?
O Bling é um prato cheio para o sucesso da sua loja iFood
Agora você já sabe tudo o que precisa sobre como vender no iFood, mas talvez ainda não saiba que o Bling pode ajudar a movimentar ainda mais o seu delivery.
Com as diversas funcionalidades do Bling, você faz:
- cadastro de clientes;
- controle de estoque;
- gerenciamento de vendas;
- gestão das finanças;
- emissão de notas fiscais.
Se você tem uma loja física do seu restaurante, lanchonete ou qualquer outro negócio do ramo, o ERP conta com frente de caixa e controle de mesas e atendimento.
E o melhor: o vendedor iFood tem condições exclusivas no Bling.
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