Transformar sua paixão por jardinagem em um negócio exige mais do que conhecimento em cultivo e manutenção. Saber como vender plantas envolve adotar estratégias para se destacar no mercado, identificar tendências, apostar em marketing digital e ter uma boa gestão de loja.

Para ajudá-lo nessa jornada, você encontrará neste artigo dicas inovadoras e táticas essenciais para alavancar suas vendas e transformar seu sonho em realidade.

Vamos lá?

Vender plantas dá dinheiro?

Vender plantas pode ser altamente lucrativo. Dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) mostram que o setor movimentou 19,9 bilhões em 2023 e que há expectativa de crescimento para os anos seguintes. Esse panorama destaca o potencial de um mercado em expansão, impulsionado pelas tendências de sustentabilidade e bem-estar.

Nas áreas urbanas, por exemplo, o interesse por plantas decorativas, ornamentais e funcionais é mais evidente. 

A mesma pesquisa, feita em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), indica que o Estado de São Paulo concentra a maior fatia da produção nacional (75%) e responde por 55% do consumo.

Ou seja, o segmento apresenta alta demanda e grandes oportunidades para empreendedores, que podem explorá-lo como uma fonte de lucro sustentável.

12 ideias para vender plantas

Destacar-se no mercado de vendas de plantas exige criatividade e estratégia. A possibilidade de escolher produtos variados permite desenvolver abordagens personalizadas que atraem diferentes perfis de clientes.

Considere ideias para o seu negócio, como:

  1. criar kits para iniciantes com plantas fáceis de cuidar;
  2. montar arranjos ou vasos sob medida;
  3. vender em feiras de rua;
  4. oferecer assinaturas mensais ou trimestrais;
  5. disponibilizar terrários personalizados com suculentas e cactos;
  6. comercializar plantas com propósito, como as que trazem benefícios à saúde ou atraem boas energias;
  7. ter serviços de aluguel de plantas grandes para eventos;
  8. criar combos sazonais, como plantas floridas para a primavera ou decorativas para o Natal;
  9. montar mini jardins temáticos;
  10. apostar em uma linha de acessórios, como suportes, adubos e ferramentas para jardinagem;
  11. focar em um nicho de plantas para escritórios;
  12. ter um catálogo de plantas raras e exóticas para colecionadores.

Essas ideias para vender plantas ajudam a diversificar sua loja e providenciam experiências únicas aos clientes. Lembre-se de se atentar às tendências e ao que o público busca na sua região.

Por outro lado, se você tem um e-commerce, é importante adotar outras estratégias para ter um comércio atrativo. Entenda a seguir!

Como vender plantas pela internet? 5 estratégias!

Para saber como vender plantas pela internet, é importante pensar no cuidado com o envio dos pedidos, prezar pela atração visual e adotar abordagens que engajem e fidelizem os clientes.

Aqui estão algumas táticas que podem impulsionar sua loja virtual!

1. Utilize fotos de alta qualidade

Fotos em e-commerces são essenciais porque ajudam a criar uma boa primeira impressão dos produtos. Quando os consumidores não têm como vê-los fisicamente, essa se torna a principal forma de avaliar a qualidade e o apelo do item.

Portanto, inclua imagens diferentes da mesma planta para proporcionar uma visão mais completa. Considere:

  • uma perspectiva geral para ter ideia do tamanho;
  • um close na textura das folhas;
  • diferentes cenários de fundo, como ambientes internos e jardins, para ajudar o cliente a visualizar como ficaria no seu próprio espaço;
  • em arranjos ou vasos adequados (se for o caso).

As fotografias precisam de boa nitidez e iluminação, para que a saúde da planta e suas cores vibrantes sejam evidentes. A alta resolução também transmite profissionalismo e gera confiança nos clientes quanto ao valor do produto.

2. Ofereça descrições sobre cuidados

Descrições detalhadas sobre o manejo das plantas desempenham um papel fundamental na decisão de compra. Essas informações são essenciais para iniciantes em jardinagem, além de reduzir a incerteza e ajudar após a aquisição.

Inclua:

  • frequência de rega;
  • necessidade de luz;
  • tipo de solo ideal;
  • dicas de adubação;
  • adaptabilidade em diferentes ambientes;
  • características específicas, como resistência a pragas.

Uma ideia de como vender plantas na internet é classificá-las com níveis de manutenção baixos, médios e altos. Esse pode ser um diferencial importante para quem busca um item fácil de cuidar.

3. Explore as redes sociais

Utilize as redes sociais, como Facebook e Instagram, para divulgar sua loja virtual. Publique fotos de ambientes decorados com suas plantas, compartilhe vídeos de cuidados e crie stories com dicas de jardinagem.

Esse também pode ser um excelente canal para interagir diretamente com seus clientes e tirar suas dúvidas.

4. Marketing de conteúdo e SEO

O marketing digital é crucial para qualquer negócio. Aposte em artigos, blogs e vídeos educativos sobre cuidados com plantas, decoração e jardinagem, e otimize-os para SEO (Search Engine Optimization).

Essas estratégias aumentam a visibilidade do seu conteúdo nos mecanismos de busca e ajudam a atrair mais visitantes.

Saiba mais: Marketing de conteúdo para e-commerce: quais as vantagens e como fazer?

5. Atendimento ao cliente de qualidade

A atenção no atendimento ao cliente deve ser redobrada na internet. Ofereça suporte ágil e eficiente, busque responder dúvidas o mais rápido possível e mande e-mail pós-compra para reforçar os cuidados com as plantas.

Essas cinco dicas ajudam a ampliar sua visibilidade digital, conquistar uma base de clientes fiéis e construir um negócio sólido no setor.

No entanto, identificar as plantas mais populares e com grande saída pode ser uma estratégia tanto para lojas físicas, quanto virtuais. Conheça-as a seguir!

Plantas mais vendidas

As plantas mais vendidas no Brasil são:

  • orquídeas;
  • zamioculcas;
  • suculentas e cactos;
  • samambaias;
  • costela-de-adão.

Orquídeas

como vender plantas​

As orquídeas estão entre as espécies de flores em vasos mais vendidas no Brasil, segundo o estudo da Ibraflor com Cepea-Esalq/USP. Trata-se de um clássico que nunca sai de moda, que combina com ambientes internos e eventos requintados.

Zamioculcas

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As zamioculcas são muito práticas, pois não dependem de iluminação solar direta e conseguem sobreviver até mesmo com o ar-condicionado. Ou seja, são ideais para apartamentos de áreas urbanas que não têm quintal.

Suculentas e cactos

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Suculentas e cactos continuam populares devido à variedade de formas e cores, além da facilidade de cuidado.

De acordo com a revista Casa & Jardim, a suculenta zebra foi uma das favoritas de 2023. Com folhas triangulares e listras brancas ou cinzas, podem gerar pequenas flores brancas ou rosas durante a primavera ou o verão.

Samambaias

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Com folhagem exuberante, as samambaias se adaptam bem dentro de casa e requerem cuidados básicos: pouca água e luz indireta. Já que não podem receber muito vento, ficam ótimas próximas a uma janela.

Costela-de-adão

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Grande tendência de 2023, a costela-de-adão permanece forte. Trata-se de uma planta com grandes folhas, que combina com ambientes internos e externos. De baixa manutenção, exibe características que adicionam oxigênio e ajudam a purificar os espaços.

Quer vender outra espécie, mas não sabe se está na moda? Use o Google Trends para pesquisar!

Como ter uma boa gestão da loja de plantas?

Para ter uma boa gestão da sua loja, você pode contar com o sistema ERP do Bling!

Com a nossa plataforma, é possível controlar os processos de ponta a ponta de forma organizada e eficiente.

Além de se conectar com diferentes transportadoras, a plataforma permite a integração do seu e-commerce com diversos marketplaces. Assim, fica muito mais fácil vender plantas e providenciar uma experiência marcante aos seus clientes.

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